Contra almirante Carlos Roberto, CMG Enes, vice-Almirante Edgar e capitão de fragata Albernaz

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Troca de comando no CIABA

Após dez meses no comando do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), o capitão de mar e guerra (CMG) João Orlando Enes deixa o comando da “Universidade do Mar”. Enes registrou no comando do 4º Distrito Naval a transferência para a reserva para cuidar da família, especialmente dos pais, já idosos, que moram no Rio de Janeiro.
Por conta disso, amanhã (14) às 9h30, na sede do comando do 4º Distrito Naval, estará acontecendo a cerimônia de transferência de comando para o atual imediato, o capitão de fragata Albernaz, que responderá interinamente como comandante até a posse do novo comandante, prevista para ocorrer em dezembro.

Senado prevê votação de indicados para diretoria da Antaq em novembro

Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho poderá compor diretoria da Antaq

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou que o Senado deve promover esforço concentrado na primeira semana de novembro para votar as indicações do governo Bolsonaro para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com isso, a pasta planeja enviar, até o início do próximo mês, os dois nomes que serão escolhidos para compor as vagas criadas para a agência. O aumento da diretoria de três para cinco cadeiras foi efetivado por Medida Provisória e aprovada no último dia 5 pela Câmara dos Deputados.
Segundo Sampaio, a previsão do esforço concentrado para as sabatinas foi assunto de conversa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Falei na segunda-feira com o presidente. Há expectativa de ter esforço concentrado na primeira semana de novembro. Serão mais dois nomes que serão encaminhados até o início do mês”, disse Sampaio.
Já está à espera de aprovação do Senado desde abril o nome do vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho (foto) para compor a diretoria da Antaq. Com a vaga em aberto, atualmente a cadeira é ocupada por um diretor-substituto.

Mares & Rios

A balança comercial por via marítima (free on board, quando o exportador é responsável pela mercadoria até ela estar dentro do navio, para transporte, no porto indicado pelo comprador) fechou o terceiro trimestre com superávit de 18,9 bilhões de dólares, o que elevou o saldo positivo acumulado deste ano para 65,3 bilhões. Os dados foram levantados pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) a partir de informações do sistema de estatísticas da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), disponibilizadas pelo banco de dados da ATP (DATaPort).

No terceiro trimestre deste ano, as exportações por via marítima chegaram a 79,1 bilhões de dólares, com um crescimento de 15,1% em relação ao mesmo período de 2021. Já as importações somaram 60,2 bilhões, crescendo 41,7%. Por isso, a chamada corrente de comércio, a soma das exportações com as importações, alcançou 139,3 bilhões, o que mostra salto de 25,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O Ibama emitiu licença prévia para obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, aqui Pará. Documento foi emitido na terça-feira (11) pela diretoria do orgão, o que libera a obra que pode ampliar a capacidade de navegação pela hidrovia do rio Tocantins e transformá-la em opção para o escoamento de grãos de áreas no Mato Grosso e Tocantins pelo Norte do país. A licença prevê 35 condicionantes, sendo que várias delas com outras dezenas de sub- condicionantes. Obra já foi contratada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

O prefeito de Breves, no Marajó, Xarão Leão, e esposa Andreia Xarão, eleita deputada estadual, vieram pedir graças durante a procissão Círio de Nazaré. Estavam acompanhados da educadora Maria do Socorro Farias, também de Breves.

O jornalista Douglas Dinelly foi um dos convidados do 4º Distrito Naval para acompanhar o Círio Fluvial de 2022. Dinelly esteve a bordo do Navio Assistente “Pará”, que presta relevantes serviços de saúde e assessoria jurídica a ribeirinhos do Marajó e região, em parceria com o Governo do Pará.

A Esperança Pescados, do amigo Apoliano Nascimento, realizou um café da manhã para acompanhar a passagem do Círio Fluvial. Os diretores da empresa receberam convidados em uma manhã agradável e abençoada por Nossa Senhora de Nazaré.