O CMG Enes transmitiu o Comando do CIABA ao CF Albernaz.

CONVÉS PRINCIPAL – Passagem de Comando do CIABA.

O CMG Enes se despede da Universidade do Mar com o dever cumprido.
O CF Albernaz assumiu interinamente o Comando do CIABA.

Na manhã do dia 14 de Outubro, o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudêncio transmitiu o Comando do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do mar”, ao Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes.
A Cerimônia foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e contou com a presença de um público numeroso, entres autoridades civis e militares, membros da Soamar, Comunidade Marítima e sociedade paraense, que participaram da despedida do Comandante Enes, cumprindo seu Comando com dedicação e liderança.
Assumiu o timão interinamente o Imediato do CIABA, Capitão de Fragata Albernaz, que deverá passar o Comando no mês de Dezembro. Ele que é conhecido no meio marítimo, sendo uma pessoa de fino trato e educação diferenciada.
O colunista não pôde comparecer ao evento, porém enviou e recebeu mensagem do Comandante Enes, agradecendo o companheirismo, apoio, amizade e contribuição para o cumprimento das tarefas do CIABA durante o período de seu Comando.
Ao novo Comandante do CIABA, o desejo de sucesso na função que ora assume, podendo contar com este CLC. (Fotos: Luís Celso).

Rede TV de Belém do Pará prestigiou o evento de Passagem de Comando do CIABA.

Diretor Márcio Oliveira e jornalista Cattete ao lado do CMG Enes.
Diretor Márcio Oliveira e jornalista Cattete ao lado do CF Albernaz.

Na passagem de Comando do CIABA, dois ilustres amigos do Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudêncio e do Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Abernaz Gomes se fizeram presentes: Trata-se do Diretor de Jornalismo da Rede TV de Belém do Para, Sr. Márcio Rodrigues de Oliveira, e o Jornalista Antônio de Castro Cattete Fonseca.
Recentemente a Rede TV fez documentário sobre a vida do Aluno da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) que ainda terá seu lançamento oficial na mídia. O feito só pôde ser concluído graças ao empenho do CMG Enes e do CF Albernaz, que em pouco tempo já fizeram muita evolução na nossa “Universidade do Mar”.
Parabéns a Rede TV por sempre manter bom relacionamento e aproximação do jornalismo com as Forças Armadas. (Fotos: Luís Celso).

Círio de Nazaré em 2022 contagiou o Brasil após dois anos ausentes.

A Berlinda na Presidente Vargas durante a Procissão do Círio de Nazaré.
A Berlinda recebe luzes especiais na Trasladação da noite de sábado (08).

Ainda estamos nos 15 dias da Festa de Nazaré. Após dois anos ausentes, em virtude da pandemia, o Círio de Nazaré voltou com força total, tendo suas romarias realizadas conforme o planejamento da Diretoria da Arquidiocese de Nazaré.
Durante o segundo final de semana de Outubro, na sexta-feira (07) aconteceu a maior romaria, que é o Traslado para Ananindeua, encerrando com Vigília na Igreja Matriz.
No sábado (08), às 04:30h, com a Missa na Igreja de Nossa Senhora das Graças onde, ao seu final, a Imagem Peregrina foi conduzida para o início da Romaria Rodoviária de Ananindeua até Icoaraci.
No trapiche de Icoaraci, Nossa Senhora de Nazaré embarcou no Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, da Marinha do Brasil, iniciando a Romaria Fluvial, após a Missa celebrada pelo Arcebispo de Belém. Chegando na escadinha da “Estação das Docas”, milhares de motociclistas aguardavam para Motoromaria, que se encerrou no Colégio Gentil.
Ainda pela noite de sábado, ocorreu a Trasladação, que é o caminho inverso do Círio, quando a Berlinda tem um tom especial de iluminação, o que destaca sua passagem pelas ruas de Belém.
No domingo (09), como sempre vinha acontecendo, o Círio de Nazaré tomou conta da cidade e do país, quando mais de 2,5 milhões de pessoas estiveram nas ruas para saudar nossa Senhora.
A Festa do Círio se encerrará na segunda-feira (24) com a Procissão do Recírio.

RUMO CERTO.

  • Nosso amigo Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio já deixou a capital paraense, após a passagem de Comando do CIABA. Com sua transferência para reserva da Marinha do Brasil, irá se dedicar à família. Homem de bom coração e alma.
  • Vários Alunos do CIAGA participarão da Conferência do 50º Aniversário do Instituo Náutico, entre eles os amigos Pedro Henrique Oliveira Nolasco, Letícia Cesca de Mattos, Isabella Rezende da Silva e Matheus João de Brito Andrade.
  • Outro grande amigo que também participará, inclusive com grande destaque, é o “the best” Marcus Vinicius Lisbôa Brandão. Para lembrar: foi segurança do ator Arnold Schwarzenneger.
  • O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa está acompanhando a viagem do colunista, na íntegra. Sempre enviando mensagens motivadoras.
  • O Oficial Superior de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana foi escolhido o tripulante padrão do navio em que está chefiando. Já deveria fazer jus a medalha de Mérito marítimo.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho relembrou bem sua rota para o Japão, passando pelo Estreito Bali & Lombok, que fica mais a leste do Estreito de Sunda, por onde o colunista passou no último sábado.
  • O Contra-Almirante Alexander Reis Leite será promovido a Vice-Almirante, com previsão para 25 de Novembro. Quando ainda era Capitão-Tenente foi Comandante do Corpo de Alunos do CIABA.
  • Outro também que teve grande destaque na EFOMM e será promovido a Contra-Almirante é o Capitão de Mar e Guerra (FN) Marcelo da Costa Reis. Ele foi Imediato do Corpo de Alunos do CIAGA.
  • As promoções provam o nível de formação do Corpo de Alunos da EFOMM, tanto do CIAGA quanto do CIABA, com profissionais de elevado nível, onde alguns chegam aos postos de Oficiais Generais.
  • Nosso amigo jornalista Cattete realizou a estreia com sucesso do Programa “Papo de Rede” no último dia 15 de Outubro na Rede TV de Belém do Pará. Quem sabe um dia não acontece a bordo. Imaginem a repercussão que dará.

NAVEGANDO.

Projeto de Lei (PL) prevê a equiparação da compra de combustível marítimo à operação de exportação. O texto é uma proposta legislativa. Em caso de aprovação, valerá para transações envolvendo embarcações pré-registradas ou que estejam no REB (Registro Especial Brasileiro), inclusive na cabotagem.

Tem empresas no nosso setor que assinam os famosos ACT’s (Acordos Coletivos de Trabalhos) junto aos Sindicatos, para depois não cumprirem, alegando vários motivos, dentre elas a falta de gente. Os Acordos Coletivos não preveem falta de pessoal no mercado. É o típico caso do “João sem braço”: assinam e depois veem no que vai dá. Quem perde nessa história é sempre o aquaviário.

Na última terça-feira (11), o Senado aprovou a PLV prevendo um Diretor-Geral, quatro Diretores e seis assessores na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), ampliando assim os cargos. Atualmente, a autarquia conta com uma cadeira de Diretor-Geral e duas de Diretores. O Projeto agora vai para sanção presidencial.

A ONG “Greenpeace” no momento monitora a rebocagem do ex-NAe “São Paulo”, pois considera a atividade de desmantelamento como arriscada, não apenas do ponto de vista ambiental, mas por representar também riscos à segurança do trabalho.

Os noves Distrito Navais da Marinha do Brasil divulgarão no próximo dia 20 de Outubro os Avisos de Convocação do Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários (SMV-OF), com vagas para o nível superior em todo o Brasil. Candidatos com idade entre 18 e 41 (até a data da incorporação) poderão concorrer. Para mais informações, consulte o site da Marinha.

A Marinha do Brasil sempre interagindo com a sociedade em geral, onde quer que seja. Um grande exemplo disso foi na Base Naval de Aratu (BNA), onde no mês de setembro recebeu vários alunos de escolas, entre elas o Centro Educativo João Paulo II e Creche Escola Pingo de Gente. Os estudantes conheceram diversas atividades dessa Organização Militar, considerada de relevante importância no país.

A Amazul, que tem como Diretor-Presidente o Vice-Almirante (RM1) Newton de Almeida Costa Neto, participou da 66ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), realizada em Viena, na Áustria, entre os dias 26 e 30 de Setembro. O Vice-Almirante Newton foi Comandante do 4º Distrito Naval, antes de se transferir para a reserva e assumir esse importante cargo.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) foi criada pela “Organização das Nações Unidas” (ONU) e é um centro de cooperação internacional no setor nuclear que busca promover o uso pacífico e seguro das tecnologias desse tipo de energia. Torçamos para que seja sempre usado para o bem.

O Colégio Militar de Belém, que funciona em frente ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), onde era o antigo Asilo “Dom Macedo Costa”, conta com um seleto Corpo de Professores militares e civis, além dos Alunos que aprendem lições que levarão para a vida: disciplina e respeito.

Finalmente o colunista e sua tripulação concluíram a travessia do Oceano Índico, bem como chegarão, nesta data, no porto de Singapura, em sua primeira missão no exterior. Agradecemos a todos que nos acompanharam, enviando mensagens e conselhos. Ainda não terminamos. Vamos agora para a China. Venham conosco. (RM).