CMG Enes e esposa Lúcia, colunista Luiz Omar, capitão de fragata Albernaz e esposa Bianca.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo diretor do CIABA

Capitães de mar e guerra Costeira, Imamura, André Vieira e Souza de Assis.

Em solenidade presidida pelo comandante do 4° Distrito Naval, vice-almirante Edgar, tomou posse, em caráter interino, o capitão de fragata Diego Albernaz, substituto do capitão de mar e guerra (CMG) João Orlando Enes que, após 31 anos, deixou o serviço ativo da Marinha. A cerimônia aconteceu no Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), sexta-feira (14).
“Oficial dotado de grande capacidade de trabalho, simplicidade e objetividade, soube desempenhar suas funções com destacado comprometimento, apresentando o correto assessoramento ao comandante do Distrito, em diversas áreas. O momento é significativo e permeado de emoções, pois marca o encerramento de um ciclo intensamente vivido, traduzido nesta Ordem de Serviço, em breves palavras, que procuram sintetizar a vida de um marinheiro, que dedicou grande parte de sua vida à Marinha do Brasil” – discursou o vice-almirante Edgar.
O CMG Enes foi designado para o comando do CIABA em fevereiro deste ano. Durante seu comando, destaca-se a conclusão de 51 cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo, totalizando 1.084 alunos formados; a implementação do Acordo de Cooperação Técnica com a empresa Hidrovias do Brasil, proporcionando a modernização das instalações, assim como a melhoria dos simuladores de passadiço e do laboratório virtual de máquinas.
Ao longo da carreira, o comandante Enes obteve as expressivas marcas de 938 dias de mar e 5.081 dias de embarque, sendo condecorado com as seguintes medalhas: Mérito Tamandaré; Mérito Marinheiro – três âncoras; e Mérito Militar (Passador Ouro).

Arcebispo Militar do Brasil visita capital paraense

Padre Érico, coronel Marcelo, general Costa Neves, Dom Marcony, general Wellington e major Freitas.

Em visita à Guarnição de Belém, o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, celebrou, na sexta-feira (14), uma missa na capela Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada na Vila Militar “Duque de Caxias”. Na ocasião, ocorreu a solenidade de consagração do altar.
Em seguida, Dom Marcony visitou o Quartel General Integrado (QGI) do Comando Militar do Norte (CMN). O Arcebispo teve a oportunidade de conhecer a Exposição ‘Mão Amiga e a Fé’, organizada pela Assessoria Cultural do CMN e instalada no prédio da 8º Região Militar.
A passagem de Dom Marcony pela capital paraense contemplou ainda uma missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, realizada na sexta-feira. A vinda do Arcebispo Militar do Brasil no CMN reforça nos militares o espírito de religiosidade e devoção, emanados pelo Círio de Nossa Senhora de Nazaré – tradicional manifestação de fé realizada em Belém, durante o mês de outubro.

Os novos almirantes de esquadra da Marinha do Brasil

Em reunião do almirantado realizada em Brasília, no Comando da Marinha, foram promovidos ao posto de almirante de esquadra dois novos militares. Do corpo da armada, o vice-almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, natural da cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, declarado guarda-marinha em dezembro de 1986; e do Corpo de Fuzileiros Navais o vice-almirante Carlos Chagas Vianna Braga, que é natural do Rio de Janeiro, sendo declarado guarda-marinha em dezembro de 1985.
Na mesma reunião, ainda foram promovidos três contra-almirantes ao posto de vice-almirante; seis capitães de mar e guerra ao posto de contra-almirante do corpo da armada; um contra-almirante a vice-almirante fuzileiro; dois capitães de mar e guerra promovidos a contra-almirante.
A lista com os nomes dos novos almirantes e comandantes de mar e guerra será apresentada ao ministro de Estado de Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, e ao presidente da república, Jair Bolsonaro. As promoções estão previstas para 25 de novembro de 2022.

Mares & Rios

O comportamento do oceano influencia diretamente a vida humana. As cidades costeiras, em especial, são ainda mais impactadas. Em Santos, litoral de São Paulo, por exemplo, a influência é constante. Fenômenos como ressacas, em que a água chega até o nível das avenidas, assolam frequentemente a população. Os efeitos das mudanças climáticas, somados ao comportamento do mar, afetam o porto da cidade, considerado o principal do Brasil e uma importante porta de entrada para o comércio internacional no País.

Por essa razão, prever o comportamento do oceano é fundamental para otimizar a operação do porto. Saber, por exemplo, quais navios poderão entrar ou sair de acordo com as condições de maré, neblina e vento adequadas para as manobras são fatores imprescindíveis para o bom funcionamento do local. Diante desse contexto, cientistas do Centro de Inteligência Artificial (Center for Artificial Intelligence – C4AI) da USP desenvolveram novos algoritmos – códigos de computador que executam determinada tarefa – capazes de prever condições meteorológicas e oceânicas com uma precisão 20% maior em comparação aos métodos convencionais.

Um navio que sairia de Belém rumo ao município de Portel, na ilha do Marajó, foi notificado e apreendido pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. O caso ocorreu na última segunda-feira (10). A embarcação não pode seguir viagem por conta de irregularidades, como cargas acomodadas em local inapropriado e equipamentos de salvatagem em mau estado de conservação. Não há informações de quantos passageiros estavam no navio na hora da apreensão.

Em virtude da severa seca do rio Solimões, os navios de gás não estão podendo chegar na cidade de Coari, no Amazonas. Por esta razão, estão fundeados em Codajás, aguardando os primeiros repiquetes para seguirem viagem. A Petrobrás já está fazendo a experiência em operações ship to ship para dar continuidade ao embarque de gás. A Navegação em Foco volta com mais detalhes na próxima terça.

Na semana passada, o desembargador Mairton Carneiro, ouvidor agrário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, juntamente com o chefe de gabinete, Rubens Paixão, recebeu o juiz José Torquato e o jornalista Beto Messias.