A Seção de Máquinas esteve reunida para homenagens.

CONVÉS PRINCIPAL – Dia do Maquinista e Dia do Eletricista comemorado a bordo.

Chefe de Máquinas Ubirajara entregou os Certificados a sua Seção no CCM.

No dia 17 de Outubro foi comemorado o Dia do Maquinista e Dia do Eletricista, data esta que homenageia os profissionais responsáveis pelas operações e manutenções das máquinas e sistemas elétricos, em suas várias áreas.
A bordo, não poderíamos deixar de homenagear a Seção de Máquinas, responsável pela condução e todos os equipamentos dotados no navio.
Em Cerimônia realizada no próprio local de trabalho, ou seja, na Praça de Máquinas, o Chefe da Seção, Oficial Superior de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana realizou a entrega dos Certificados de Homenagens, contando com a presença do colunista, no Comando do navio.
As fotos mostram a equipe de máquinas em frente ao MCP (Motor de Combustão Principal) e no Centro de Controle de Máquinas (CCM).

Escola Naval realiza maior Regata da América Latina.

Vários competidores participaram da Regata.
A Regata ocorreu na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

No dia 09 de Outubro, um dos maiores eventos náuticos, além de tradicionais da América Latina, foi realizada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), organizada pela Escola Naval, que é o estabelecimento de ensino superior mais antigo do Brasil.
Diversas classes de veleiros e cerca de quatrocentas embarcações participaram da competição, na mesma data em que se comemora o Dia do Velejador, com presenças de atletas nacionais e internacionais de várias modalidades do iatismo.
Essa foi a 77ª Edição da Regata da Escola Naval, considerada de grande sucesso!

NVe “Cisne Branco” encerra comissões alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil.

A Base Naval do Rio de Janeiro recebeu o Navio Veleiro “Cisne Branco”.

Finalmente o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” concluiu suas comissões alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil, quando no dia 09 de Outubro atracou na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).
Durante o tempo aproximado de oito meses, o navio esteve em portos do exterior e de outros estados do país, vindo a participar do “Velas Latinoamerica 2022”, que ocorre a cada 4 anos. Essa edição foi organizada pela Marinha do Brasil.
Sendo um dos navios operacionais da Marinha, esteve nos portos do Uruguai, Argentina, Peru, Equador, Colômbia, República Dominicana, Curaçao, México, Estados Unidos e Porto Rico, tendo também cruzado o Canal do Panamá.
Já no Brasil, visitou os portos de Belém, Natal, Salvador, Rio de Janeiro, Itajaí, Rio grande, Porto Alegre e Paranaguá. Destaque importante para sua participação na Parada Naval do dia 07 de Setembro que aconteceu no Rio de Janeiro.
Antes do regresso a BNRJ, o veleiro teve uma última parada no porto de Santos (SP), cidade natal do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. (Fonte e Fotos: Marinha do Brasil).

Círio das Crianças: mais uma Romaria da Festa de Nazaré em 2022.

O Carro dos Anjos no Círio das Crianças.

No último domingo (16) foi realizado o Círio das Crianças fazendo parte dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.
Tal qual o Círio, não ocorria desde 2019, em virtude da pandemia nos últimos dois anos. A Procissão é um das principais organizadas pela Arquidiocese e pela Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
É um momento onde os pequeninos demonstram seu amor, fé e esperança no menino Jesus e sua Mãe, no sentimento de que um mundo melhor estará por vim.

RUMO CERTO

  • Contra-Almirante, foi Imediato do CIAGA e não do Corpo de Alunos, como escrevemos anteriormente. Parabéns e sucesso na sua belíssima carreira.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar ganhou importante prêmio na arte da literatura. Contaremos essa posteriormente.
  • O Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da AIEB-Brasil, agradeceu a todos os colaboradores para que o Dia das Crinas fosse um sucesso. O sorriso delas já diziam tudo.
  • O nosso amigo Oficial de Náutica Santos, quando a bordo do VLCC “Barão de Mauá”, entre os anos de 1998 e 1999, também ajudou o colunista na arte da navegação astronômica.
  • O Mestre Capitão de Longo Curso Garcia destacou a Aluna Luciana, de modo que leu em voz alta a edição anterior. Ela tem destaque exemplar na disciplina de navegação astronômica.
  • Também destaques para os Alunos Passos e Rocha, além da Aluna Alessa. A navegação astronômica precisa ser incentivada, pois é uma ciência maravilhosa de se navegar. Poucos sabem.
  • O grande Altair Souza é agora o Gerente de Segurança Saúde da Vale, no projeto da Nova Ponte Tocantins, que está sendo implantada em Marabá (PA). Quem sabe uma visita futura do colunista.
  • O Capitão de Longo Curso e Comodoro da Marinha Mercante Renato Ramos Diniz chegou na China, atravessando mau tempo e congestionamentos de embarcações. Experiência de sobra nas grandes navegações.

NAVEGANDO.

Muitos Praticantes formados em anos anteriores continuam ociosos, aguardando embarques para finalizar o Período Escolar e poderem receber as Cartas de Segundo Oficial, seja de Náutica ou de Máquinas. Muitas empresas colaboram, porém algumas deixam a ver navios.

Sobre as indicações dos Diretores da Antaq, muitas Entidades do Setor Portuário e Aquaviário apoiam a iniciativa e avaliam que a ampliação do colegiado pode fortalecer a regulação, desde que sem ingerências políticas na direção. Aguardaremos para ver o fechamento dessa notícia.

Finalmente o Ibama concedeu Licença Prévia (LP) para a derrocagem do Pedral do Lourenço, bem como prevê dragagem na região para implantação da capacidade de navegação no Rio Tocantins. A validade do documento é de anos. O nosso grande mestre Alyrio Sabbá torcia para que isso ocorresse. Agora poderá se tornar realidade, desde que as autoridades tenham interesse.

Financiamento com os recurso do FMM (Fundo de Marinha Mercante) será destinado a reparos e conversões de embarcações da frota da empresa de apoio marítimo no Navship, em Santa Catarina. Desse fundo, o BNDES aprovou o valor de R$$ 83 milhões para a “Bram Offshore”.

Para a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré foram inscritas mais de 250 embarcações, sendo coordenado pelo Comando do 4º Distrito Naval, O trajeto foi de aproximadamente 16 quilômetros, realizada na Baía do Guajará, em Belém (PA). Dezesseis embarcações foram disponibilizadas, que atuaram em conjunto com outras pertencentes a Segurança Pública do Estado.

O 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, cuja sede fica em Manaus (AM), realizou no dia 09 de Outubro o evento “Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, contando com as presenças de jovens e adultos, oferecendo a oportunidade de experimentar, na prática, um pouco da rotina de um marinheiro e de um fuzileiro naval.

Uma empresa de navegação no nosso setor vive o clima de “Alice no País das Maravilhas”. O pior é que sabe disso. Com as ofertas de empregos crescendo no mercado aquaviário, pouco se importa com seus funcionários. A sensação é de que está querendo fechar as portas para o brasileiro e entregar para o gringo. Lamentável.

Os sonhos de vários garotos, em tratamento contra o câncer, foram viabilizados quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) os escoltou até a praia de Boa Viagem, com a finalidade de conhecerem o mar. Isso aconteceu na manhã de segunda-feira (10), quando dois motociclistas abriam passagem para condução. Para lembrar, no dia 12 de Outubro foi comemorado o Dia do Mar.

Outra jovem a ser beneficiada, desta vez pelo Exército Brasileiro, foi a Melina, em Macapá (AP). A criança autista teve a grata satisfação de visitar o Comando de Fronteira do Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva. Ela, juntamente com seus pais, assistiu a apresentação da banda de música da corporação.

O navio sob o Comando do colunista realizou sua primeira missão no exterior, com o abastecimento de combustível para consumo dos motores próprios da embarcação. No momento, a tripulação se destina a China para sua segunda missão. “Os heróis também estão no mar”. (RM).