CLC Menezes, CLC Gondar, CMT Robson (MB) e Consultor Lisbôa.

CONVÉS PRINCIPAL – Grandes expressões da Marinha estiveram reunidas em evento.

Poucas vezes temos o privilégio de presenciar grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira e da Marinha do Brasil reunidas em um único evento. Foi o que aconteceu na 50ª Regata à Vela do CIAGA realizado neste mês de Outubro.
Na foto, cedida gentilmente para a coluna, temos o CLC Menezes, CLC Gondar, CMT Robson (MB) e Consultor Lisbôa.
O Capitão de Longo Curso Menezes navegou por longos mares na vida e hoje é muito querido pelos Alunos das EFOMMs do CIAGA e do CIABA, além dos Aspirantes da Escola Naval e Cadetes da AMAM e AFA.
O Capitão de Longo Curso Gondar foi Embaixador da IMO no Brasil, tendo na carreira diversas Medalhas de Méritos e reconhecimentos a nível nacional e internacional.
O Comandante Robson esteve na Marinha do Brasil, sendo um grande veterano de 86 anos, conhecido como Tio “Bill” no meio de várias gerações de velejadores campeões do mundo, onde se incluem a família Grael e Scheidt.
Por fim, nosso querido Lisbôa, que também é Oficial de Náutica e atua como Consultor no Combate a Grande Derramamentos de Óleo e Prevenção da Poluição, além de ser campeão de vela.

Navio-Escola “Brasil” em visita aos Estados Unidos durante Viagem de Instrução.

Guardas-Marinha a bordo do “USS Lassen”, na Estação Naval de Mayport.

No dia 19 de Outubro, o Navio-Escola “Brasil” atracou na Estação Naval Mayport, em Jacksonville, nos Estados Unidos, como parte do roteiro da XXXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha.
A embarcação recebeu a visita do Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, e do Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa, Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria, em recepção realizada no dia 21 de Outubro.
Os Guardas-Marinha que participam dessa Viagem de Instrução fazem parte da Turma “Capitão de Fragata Luís Barroso Pereira”. Também está a bordo o nosso amigo 2º Oficial de Náutico Danilo Soares Rozeira, que foi Comandante-Aluno da Turma “Atlante” formada em 2020. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Resgate de tripulante de Navio Mercante é realizado na costa do Rio Grande do Sul.

Helicóptero da Marinha sobrevoando o NT “Delfin”.

O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar-Sul), subordinado ao Comando do 5º Distrito Naval, realizou “Evacuação Aeromédica” (EVAM) de um tripulante grego no navio mercante de bandeira das Ilhas Marshall, denominado NM “Delfin”, nas águas marítimas do Rio Grande do Sul.
Em 25 de Outubro, a Aeronave de serviço Distrital (Helicóptero Esquilo UH-12), foi acionada, indo em direção ao navio, que no momento se encontrava a 30 milhas (55 quilômetros) da costa.
O tripulante foi resgatado com sucesso e depois conduzido para o Hospital “Santa Casa do Rio Grande do Sul”. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Colunista foi agraciado com a Medalha “Marechal Cândido Rondon” da AIEB-Brasil.

No dia 05 de Outubro, o colunista teve a grata felicidade de ser comunicado do recebimento da Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon” da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil), por ocasião do 14º Encontro de Autoridades.
O padrinho foi o próprio Presidente da instituição, Comendador Rodrigo Agostini, que vem realizando um ótimo trabalho em prol da ajuda humanitária.
Agradecimento ao Padrinho, por essa indicação.

RUMO CERTO.

  • A Srta. Kezia agradece aos Comandantes e Oficiais da Marinha Mercante que contribuíram para a aquisição de seu notebook. Ela é uma pessoa batalhadora, de família carente. Ganhou bolsa de estudo no exterior e a doação irá lhe ajudar bastante. Parabéns e sucesso.
  • Nossa grande amiga Capitã de Cabotagem Roberta Cardoso curtindo repouso ao lado da família. Gente de finíssima educação se destacando como grande Imediata a bordo dos navios por onde passa.
  • O Capitão de Longo Curso Alvaro Jose de Almeida Júnior estará assumindo cargo de honra no “Centro dos Capitães da Marinha Mercante”. Ele que tem grande história à frente dessa instituição.
  • O Chefe de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana recebeu elogio por escrito da tripulação, por seu profissionalismo, dedicação e honra à sua função no navio sob sua responsabilidade, tendo o colunista como representante.
  • O Coronel da Reserva do Exército Brasileiro Moura Júnior com certeza sente saudades dos saltos livres quando estava na Brigada de Infantaria Paraquedista. Como diz o lema: “Ele não é Ex-Paraquedista. Ele é Paraquedista”.
  • Abraços ao amigo maquinista Ronaldo Schimtz. Amigo desde a época do CIABA. O colunista teve a honra de ser recebido em sua residência em São Gonçalo (RJ).
  • O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Vieira Martini e sua equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental estão de parabéns pela qualidade dos serviços prestados a Comunidade Marítima e a Sociedade.
  • O Chefe de Maquinas Edson Magalhães enviando os parabéns ao Capitão de Cabotagem Allan Moreira pela sua promoção a Comandante ocorrida recentemente.
  • Para lembrar, o Magalhães e o Allan Moreira compôs a trinca com o colunista na viagem ao exterior, precisamente para Singapura, a bordo do NT “João Cândido”.
  • O Coronel Regis Lermen, Presidente da Abrammil, já em preparativos para a 42ª Cerimônia, que ocorrerá no dia 25 de Novembro no Forte de Copacabana.

NAVEGANDO

Ainda repercute positivamente as visitas dos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA) a bordo do navio do colunista quando na última estadia no Rio de Janeiro (RJ). Com certeza será uma lembrança que levarão nas suas carreiras.

O maior navio porta-contêineres a atracar no porto de Santos (SP) e na costa leste da América do Sul foi o CMA CGM “Vela”. A chegada do navio ocorreu no dia 24 de Outubro, que tem capacidade de 11.040 TEU. Seu comprimento é de 347 metros de comprimento e 45 metros de largura.

O Porto de Natal comemorou seus 90 anos com a retomada dos navios de cruzeiros no dia 23 de Outubro, o “Silver Cloud”, operado pela Silversea Cruises. São esperados ainda mais oito navios até abril de 2023. Aos poucos a pandemia vai ficando para trás, mas sabemos que deixou marcas na história da humanidade.

O Setor Naval Brasileiro passa por fase de transição e ajustes em que precisa buscar novos modelos de negócios para deixar de viver ciclos de alta e baixa, ou seja, a retomada terá que ocorrer em bases diferentes. Até o momento não sabemos as propostas dos dois candidatos a Presidente da República em relação ao assunto. Será esquecido ou engavetado novamente?

Pesquisa da Wista revelou que 60% das mulheres a bordo sofrem discriminação de gênero, sendo o pior deles o assédio sexual. As mulheres têm correspondido às expectativas na profissão que antes era de predominância masculina. Para se ter uma ideia, as melhores tripulantes que o colunista já teve eram mulheres, com destaque para a Imediata Ludmilla, a bordo do NT “Guaporé”.

A escola comunitária “Centro de Giro Santo Antônio de Pádua” (CGSAP), localizada no bairro de Paripe, em Salvador (BA), recebeu a entrega de aproximadamente 120 brinquedos da Base Naval de Aratu (BNA), em homenagem ao Dia das Crianças, promovendo o bem-estar social.

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) coordenou no dia 18 de Outubro grande ação beneficente com a participação de 150 crianças, acompanhadas de seus respectivos responsáveis, tendo acesso gratuito ao Beach Park, localizado no município de Aquiraz. Com certeza foi um dia que não esquecerão em suas vidas.

O colunista, em suas longas viagens ao exterior, sempre apoia a tripulação nas práticas físicas e esportivas. Não é a toa que competições como futebol, tênis de mesa, basquete, dentre outras, são realizadas a bordo. Também destaca a excelente Academia existente para o bem estar e saúde de todos.

No próximo dia 30 de Novembro, a AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz) estará lançando sua terceira condecoração. Denominada como Medalha de Mérito “Valor Policial”, irá homenagear policiais militares, judiciários e agentes de segurança merecedores da distinção, da abnegação, dedicação e capacidade profissional, destacando-se entre seus pares por serviços meritórios.

O NT “André Rebouças”, que tem o colunista no Comando, juntamente com a tripulação chegaram na cidade de Dalian (China) nesta tarde, considerando o fuso horário local, quando ainda era madrugada no Brasil. Agora acontecerá mais uma missão no exterior, bastante importante na trajetória da embarcação. (RM).