O prefeito de Soure, Guto Gouvêa, a esposa Clara e o filho Guto Jr vão prestigiar o evento.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Soure promove 6º edição da Corrida do Cavalo Marajoara

O enduro de cavalo marajoara terá percurso de 170 km e será disputado em dois dias.

A prefeitura de Soure vai promover, nos dias 5 e 6 de novembro, a 6º edição da Corrida do Cavalo Marajoara e Jogos de Identidade Cultural do Marajó. Ao todo, 60 mil reais em premiações serão distribuídos entre os vencedores.
O prefeito Guto Gouvêa optou por um trajeto menos acidentado, evitando as tradicionais terruadas (o vai-e-vem de cavalos e búfalos durante o inverno no solo seco formam buracos no solo), para prevenir acidentes com os animais. O percurso do enduro, que vai atestar a resistência do cavalo marajoara, terá 170 km e será disputado em dois dias. Os cavalos terão acompanhamento médico-veterinário.
Além do enduro, outras modalidades vão animar o público nos dois dias de programação: corrida de búfalo, luta marajoara, sela rápida, prova da argolinha e basquete a cavalo.
Em setembro deste ano, a centenária corrida do cavalo se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, por meio da Lei nº 9.706/22, e foi sancionada pelo governador Helder Barbalho.

Nível do Rio Solimões volta a subir

Navio “Forte de Copacabana” (afretado da Elcano) durante operação de transbordo de gás (barge-to-ship) em frente ao município de Codajás.

A seca que vem castigando as comunidades que vivem no rio Solimões parece estar chegando ao fim. Em Tefé, a 523 km de distância de Manaus (AM), por exemplo, bancos de areia tomaram conta do espaço onde, antes, corria água e foi possível atravessar a pé. Três municípios decretaram situação de emergência por conta da seca, segundo o relatório de estiagem de 2022, divulgado pela Defesa Civil do Amazonas.
Diante deste cenário, as operações com navios de gás que operam no Terminal de Coari, estão sendo realizadas através da operação Codajás, ou seja, ship-to-ship e barge-to-ship, em frente ao município de Codajás. Como o nível do rio Solimões voltou à marca de 2 metros, a Petrobras estima que, em 15 dias, volte a operar dentro da normalidade.
Mesmo com a operação Codajás, onde o carregamento dos navios ficou um pouco mais lento, a empresa manteve a freqüência dos navios e, com isso, evitou qualquer tipo de problema na distribuição nas cidades que são abastecidas com o gás oriundo da Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de óleo equivalente (petróleo e gás natural) do país.

Mares & Rios

O novo rebocador da Wilson Sons, “WS Orion”, foi entregue para operação e junta-se ao “WS Centaurus”, no apoio às operações de atracação e desatracação de navios, em São Luís (MA). As embarcações vão atender os terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar. A primeira operação ocorreu na segunda-feira (24/10), no terminal de Ponta da Madeira, na manobra de atracação de um navio de grande porte usado para exportação de minério de ferro.

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Força Foz do Amazonas”, comandado pelo general de brigada Albim Gobert, realizou, na manhã de 26 de outubro, o deslocamento de uma parte do efetivo de militares e materiais da guarnição de Macapá, que serão empregados na Operação Eleições 2022. O Tribunal Superior Eleitoral solicitou apoio para diversas localidades dos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

Parabéns aos servidores públicos! O Dia do Servidor Público, no Brasil, é comemorado em 28 de outubro. A data não é feriado nacional, mas estados e municípios costumam dar ponto facultativo para funcionários e suspender o atendimento nas repartições públicas. Em Belém, por conta das eleições, a folga será concedida em 14 de novembro.

Foi complicado viajar no voo São Paulo-Belém pela Latam. Além dos passageiros embarcarem pelo portão remoto, onde é preciso ir de ônibus até a aeronave, pasmem: na última quarta, não havia tripulação no avião e os passageiros, muitos idosos, ficam esperando mais de meia hora dentro do ônibus lotado. Um absurdo!

No dia 26 de outubro, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) puderam assistir e participar do Festival Interno da Canção (FIC), realizado no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). O concurso musical é realizado anualmente e contou com a participação do comandante do CIABA, oficiais do Corpo de Alunos da EFOMM, alunos do 1º, 2º e 3º anos, além de uma representação de professores.

Na última sexta-feira, dia 28, o nosso querido amigo Edson Lima , o “sabonete”, completou 71 anos de vida. Referência na navegação do rio Amazonas, fez parte da primeira e única turma de pilotos fluviais formada na extinta Escola de Marinha Mercante do Pará. Atualmente, é presidente do Sindicato dos Oficiais de Náutica e Práticos. Vida longa, meu amigo!

Na noite da última quinta-feira, estive presente no lançamento do livro “Direito Eleitoral – O Pensamento das Cortes”, de autoria do meu amigo e irmão de ordem, desembargador Leonam Gondim da Cruz Junior, e das advogadas Rosimeire Nascimento, Eula Fonseca e Fernanda Souza. O evento foi prestigiado pela classe jurídica, familiares e amigos.