Viva a Esquadra!

CONVÉS PRINCIPAL – Esquadra Brasileira comemora 200 anos.

Há 200 anos, no dia 10 de Novembro de 1822, a bordo da Nau Martim de Freitas, acontecia o hasteamento da Bandeira Nacional, posteriormente rebatizada “Pedro I”, sendo esse o primeiro navio “capitânia”, surgindo a Invicta Esquadra Brasileira.
Foi peça fundamental na consolidação da Independência do nosso país, na Batalha Naval do Riachuelo e durante as duas Guerras Mundiais. É a Esquadra guardiã dos nossos mares, rios e fronteiras.
A criação representou um marco importante, contribuindo decisivamente para a manutenção da unidade territorial do Brasil, com um futuro prenunciado de glórias em importantes momentos da nossa história, que se estende até os dias atuais.
Homenagens são prestadas àqueles que nos antecederam, pelo legado de patriotismo e bravura, heroísmo e honra, além dos inabaláveis homens e mulheres que integram nossa Marinha de hoje, renovando o compromisso pela defesa da Pátria.
Viva a Esquadra! Viva a Marinha do Brasil!

Marinha lança nota sobre acidente de navio na ponte Rio-Niterói.

Navio “São Luiz” sendo retirado por rebocadores após batida na ponte Rio-Niterói.

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, lançou Nota Oficial sobre o acidente na ponte Rio-Niterói ocorrido no dia 14 de Novembro de 2022:

A Marinha do Brasil (MB) informa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) tomou conhecimento, na noite desta segunda-feira (14), da ocorrência envolvendo a embarcação de nome “SÃO LUIZ” que, devido às condições climáticas extremas neste final de tarde, teve sua amarra partida e se deslocou do local em que se encontrava fundeada.
A CPRJ enviou equipe de Busca e Salvamento (SAR) para o local, a fim de prestar o apoio e realizar a coordenação necessária, com a Praticagem e os rebocadores da empresa Camorim. A embarcação será conduzida para atracação no porto do Rio de Janeiro.
A destinação da embarcação “SÃO LUIZ” é objeto de processo judicial. Enquanto aguarda a decisão judicial, a embarcação permanecia fundeada em local predefinido pela Autoridade Marítima, na Baía da Guanabara, desde Fevereiro de 2016, sem oferecer riscos à navegação.
Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas circunstâncias e responsabilidades do acidente.
Assessoria de Comunicação Social do Comando do 1º Distrito Naval.

Rebocadores offshore da “Bram” atuando no norte do Brasil.

Rebocador “C Viking” irá atuar na zona equatorial.

Conforme noticiamos, a empresa “Bram” está atuando na zona equatorial, no norte do país, cuja base será em Belém (PA). Essa área terá perfurações de poços e já é denominada como novo pré-sal.
Das cinco embarcações previstas, quatro já estão em Belém, atracadas no píer de Outeiro, Distrito da capital paraense. Ainda chegará a quinta embarcação, vinda diretamente dos Estados Unidos.
A navegação da Base de Outeiro até o ponto de perfuração será de 60 horas. A expectativa é de que, a cada 5 dias, uma embarcação de supply esteja atracada na base.
As embarcações da Bram que farão parte dessa trajetória são: “C Viking”, “Mr Sidney”, “Ms Virgie”, “C Warrior” e “Corcovado”.
Até o início de dezembro tudo estará pronto para o inicio das operações. É o norte participando do desenvolvimento do país.

Diretoria de Portos e Costas cria novo aplicativo NAVSEG.

DPC.

Novo aplicativo, denominado de NAVSEG, está sendo criado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), com lançamento previsto para 30 de Novembro, com disponibilidade para celulares Android e IOS, de forma gratuita.
O usuário poderá lançar o plano de viagem de sua embarcação, antes de iniciar a derrota, além de informações diversas como listas de tripulantes e passageiros.
Esse procedimento substituirá o Aviso de Saída, com vantagem de enviar automaticamente sua posição a cada 30 minutos para uma base de dados, que será acessada pelas Capitanias das áreas de jurisdições.
Ao final da viagem, o usuário encerrará sua navegação no aplicativo e a Capitania receberá essa informação, quando então a embarcação estará na sua base (marina, clube náutico, est). Ao mesmo tempo, as bases receberão do aplicativo um e-mail automático contendo as informações correspondendo ao tradicional Aviso de Saída e, posteriormente, outro com a confirmação do regresso da embarcação.
Novas instruções serão transmitidas pela DPC às Capitanias, com todos os detalhes e esclarecimentos, a fim de orientar os navegadores quanto ao uso do App NAVSEG.

RUMO CERTO.

  • O Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa assumirá o “Comando em Chefe da Esquadra”. Ele vem realizando um grande trabalho à frente do 4º Distrito Naval.
  • O último Comandante do 4º Distrito Naval que assumiu como “Comench” e chegou ao posto de Almirante de Esquadra foi o Excelentíssimo Sr. Alípio Jorge Rodrigues da Silva.
  • A coluna torce para que o Vice-Almirante Edgar tenha destino semelhante ao do Almirante Alípio Jorge. Motivação, liderança e reconhecimento profissional ele tem para isso. Boa sorte!
  • A grande amiga Dayse Monteiro é querida por todos que passam pelo CIABA. Recentemente participou da confraternização com os Alunos do APNT, cuja formatura ocorrerá no dia 25 de Novembro.
  • O Comendador Rodrigo Agostini atualmente esteve em Israel, passando por locais onde Cristo caminhou e ensinou. Levou a Medalha de Embaixador Internacional da Paz para os agraciados nesse país.
  • O agente Wadson Magalhães agora trabalhando com força total, uma vez que Salvador (BA) voltou a fornecer bunker no fundeio. Esperamos reencontrá-lo em 2023.
  • O amigo Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel é sempre simpático com todos à sua volta. Realiza vários treinamentos em uma empresa estatal, aperfeiçoando Oficiais e Guarnições. Não é a toa que tem na sua carreira as Medalhas de Mérito Tamandaré e do Mérito Marítimo.
  • Agradecimentos ao Diretor de Jornalismo da Rede TV de Belém, Márcio Oliveira, pelas palavras elogiosas tecidas ao colunista perante os Embaixadores da Paz na Amazônia. Esperamos um próximo encontro em 2023.
  • O Capitão de Fragata (RM1) Ricardo Rebelo vibrou com as fotos dos rebocadores da Bram atracados no Porto de Outeiro, que é o seu favorito e tem muita estima. Toda Força adiante na missão, cmarada!
  • O amigo Sandro teceu altos elogios ao “Estaleiro Rio Maguari”, considerado o maior da região, quando esteve em suas instalações. Realmente são de elevados níveis as embarcações construídas por essa empresa.

NAVEGANDO.

O Porto de Itaqui, que fica no Maranhão, recebe os maiores navios do mundo, principalmente os de minério. No Terminal Ponta da Madeira, muitos navios do tipo ore/oil atracam com o auxílio de Práticos experientes e rebocadores possantes. Vale lembrar que São Luís possui uma das maiores amplitudes de marés do mundo.

Notícias dão conta de que um executivo de empresa de navegação renomada teria comentado que os marítimos brasileiros não sabem trabalhar e que os navios de bandeira brasileira são os piores. Lamentável comentário. Com certeza não conhece sobre navio e muito menos como se trabalha a bordo. A sugestão que daria nesse caso era de embarcá-lo durante o período de 3 a 5 meses, numa grande viagem e tivesse conhecimentos das atividades dos trabalhadores aquaviários. Porém, com certeza prefere ficar sentado numa cadeira tecendo elogios maldosos.

Os marítimos brasileiros são considerados um dos melhores internacionalmente, tanto é que várias empresas de bandeiras estrangeiras tem adotadas as mãos de obras brasileiras em suas tripulações. Os navios de bandeira nacional são um dos poucos do mundo que adotam os empregos de aquaviários brasileiros. Eles se viram como podem para que as embarcações estejam sempre prontas a operar.

No dia 07 de Novembro, novos marítimos foram formados pela Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), no Curso de Adaptação para Aquaviários – Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ – CTS). A Cerimônia teve a participação do Capitão dos Portos, Capitão de Fragata Luciano Maciel Rodrigues.

Em uma das palestras assistidas de um Frei, o assunto principal era sobre a “inveja”. Ele destacou duas características dessas pessoas, que podemos identificar quando estão próximas a nós: a 1ª que ele cita é a intriga. Outra seria a de tentar inibir as iniciativas da pessoa, com algo, quando está fazendo algum sucesso.

Tocando nesse assunto do Frei, realmente isso acontece no nosso dia a dia, às vezes até sem percebemos. Cito dois momentos ocorridos, não muito tempo atrás, sobre esses fatos, porém sem citar nomes: algumas pessoas ligando para retirar o “tapete” em uma aula inaugural e a outra de tentarem convencer sobre não escrever mais coluna. Pior que foram as mesmas pessoas. Coincidência ou inveja?

O Comando do 9º Distrito Naval, representando pelo Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, recebeu no dia 08 de Novembro a visita do Embaixador de Israel, Sr. Daniel Zonshine, além de uma equipe de médicos para atuar na ação de assistência hospitalar na Amazônia Ocidental, onde atenderão diversas comunidades ribeirinhas.

A Marinha do Brasil sempre atua no sentido de promover o restabelecimento dos auxílios à navegação em todos os Estados da Confederação. É o que fez o Navio Hidrográfico Balizador (NHIB) “Tenente Boanerges”, quando executou o lançamento da Boia Luminosa Especial (BL-E) nas proximidades da cidade de Caravelas (BA), no trajeto do Arquipélago dos Abrolhos.

Parabéns às colunas dos amigos Luiz Omar Pinheiro e Luís Celso Borges pela grande cobertura da Cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha realizada em Belém do Pará, presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval. Mesmo do outro lado do mundo, acompanhamos as notícias da nossa cidade. Bravo Zulu!

O Portal da Navegação, totalmente repaginado, sempre vem trazendo notícias atualizadas do nosso setor regional, nacional e internacional. Com o Comando do Diretor-Chefe Edson Sabbá, as informações são de primeira mão. Conta com excelentes colunistas e ainda podem ser acessadas matérias do nosso ilustre mestre Alyrio Sabbá (www.portaldanavegacao.com). (RM).