Com a poesia “Estação Fantasia”, o nobre Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu a premiação de 1º Lugar no 8º Concurso Literário da Abrammil (Academia Brasileira de Medalhística Militar).
O troféu e certificados foram entregues por ocasião da 42ª Cerimônia da instituição, realizada no dia 25 de Novembro de 2022, no Forte de Copacabana, cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A coluna divulga, na íntegra a poesia campeã.
ESTAÇÃO FANTASIA
F.Gondar
Todo dia, a todo momento,
me vejo jogado ao relento
na estação, à espera de um trem
Anseio por dias, por meses.
Ouço os apitos por vezes,
contudo, o comboio não vemNas mãos, carrego um bilhete.
No bolso, um pequeno lembrete
No peito, uma vasta bagagem
No entanto, quis o destino,
roubar desse pobre menino
o sonho de uma linda viagemDesejos desde criança
que enchem de luz e esperança
a alma frágil e vazia,
mas o tempo conduz a agrura.
Castiga e molda a figura
de uma estação fantasiaO relógio marcha e não mente
meu coração bem ressente
o peso da idade que vem
Cansado, com olhos sem brilho,
perdido à margem de um trilho
de sonhos que passam alémÉ tarde para esperar
com rugas e mágoa no olhar
a vida consolidou
Amargo toda a tristeza
pois deixo a estação na certeza
que o trem afinal já passou
Capitão de Longo Curso José Menezes Filho é homenageado pelo Grêmio de Náutica do CIAGA.
Os Alunos do Grêmio de Náutica do CIAGA (GNaut) prestaram grande homenagem ao Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, um das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira e Doutor quando o assunto é Navegação, seja ela Astronômica, Ortodrômica, Eletrônica, Estimada e Costeira.
A foto acima mostra o CLC Menezes com o atual 3º Ano do GNaut, que em breve estarão se formando. Foi uma Confraternização com palavras de agradecimentos ao Comandante que muito vem fazendo pelos futuros Oficias da Marinha Mercante.
Realizada a entrega de uma camisa do Grêmio nos mesmos moldes que são usadas pelos Alunos, como forma de agradecer àquele pelo continuado apoio educacional/náuticos a eles.
Parabéns CLC Menezes, homenagem merecida! Parabéns Alunos do GNaut por homenagearem àquele que muito contribui para seus aprendizados. Bravo Zulu!
Comando do 4º Distrito Naval realiza Simpósio “A Economia Azul e os Desafios para a Amazônia Oriental”.
No dia 22 de Novembro, o Comando do 4º Distrito Naval realizou o Simpósio “A Economia Azul e os Desafios para a Amazônia Oriental” no Auditório do “Centro de Instrução Braz de Aguiar” (CIABA), em Belém do Pará.
O tema teve como palestrantes o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, o Engenheiro Civil Flávio Acatauassu (Presidente da Associação dos Terminais e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica – Amport) e o Doutor em Engenharia Oceânica Hilto Braga (Diretor Geral do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará).
O evento celebrou o “Dia Nacional da Amazônia Azul”, comemorado em 16 de Novembro, contando com as presenças de diversos convidados, além dos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) e dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).
Aniversariante do dia 27 de Novembro: Sra. Ana Sheyla Marques Monteiro.
Aniversariou no último dia 27 de Novembro a Sra. Ana Sheyla Marques Monteiro, que é esposa do Oficial Superior de Máquinas Temístocles Duarte da Cruz e mãe da pequena Pietra.
A coluna deseja sucesso, paz, esperança e saúde a aniversariante e sua família.
RUMO CERTO.
- O Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves recebeu a Medalha de Mérito da Abrammil, no Grau de Oficial, em Cerimônia realizada no dia 25 de Novembro. Voltaremos com fotos do momento.
- O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Laia Neres também foi condecorado com a Medalha da Abrammil. Foi surpresa ter um Oficial Mercante recebendo distinta Comenda.
- O Comendador Rodrigo Agostini fará a imposição da Medalha de Mérito Valor Policial, a ser entregue em Cerimônia logo mais no Rio de Janeiro (RJ).
- A amiga Cristina Melo, que atua no Centro dos Capitães da Marinha Mercante, sempre lendo a coluna quando de sua publicação. “Para ela, um beijo e uma rosa” (AS).
- O Capitão de Longo Curso Marco Antônio (Panda) Carvalho já transmitiu o Comando de sua bela nave após realizar a circunavegação, com mais de 150 dias de embarque.
- Agora o CLC Carvalho se prepara para receber a Medalha de Mérito Marítimo, cuja Cerimônia foi em Setembro e não pôde estar presente, devido a viagem histórica em sua carreira.
- O amigo Daniel Mata Roque também esteve presente no XXXII Encontro Nacional dos Veteranos da FEB, realizando significativa palestra sobre a Segunda Guerra Mundial e participação dos pracinhas.
- O Auxiliar de Saúde (ASA) Thiago Cassiano enviou fraternal abraço ao colunista aqui em Zhoushan, na China. Seu navio também está próximo.
- Em breve o Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz e sua tripulação partirão do estaleiro da China, rumo a Singapura, quando cumprirão nova missão.
- Nesta quarta-feira (30) estará se formando, para exercer a função de Condutor, o ilustre colega Antonilo Muniz Góes. Parabéns pela missão cumprida. Novas virão.
RUMO CERTO.
Dezembro iniciará amanhã. No último mês do ano, a Marinha Mercante estará em festa. Ocorrerão diversas formaturas, entre elas a das EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), no Rio de Janeiro, e do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), em Belém (PA).
Além das EFOMM, também ocorrerá formatura do curso de ACOM (Acesso para 2º Oficial de Máquinas), no dia 16 de Dezembro, no CIABA. Os aquaviários Condutores e Eletricistas ascenderão à categoria de Oficial, passando a exercer a bordo, depois de cumprir seus estágios em navios mercantes.
Dezembro também é o mês dos marinheiros. No dia 13, será comemorado o Dia do Marinheiro, que é a data de nascimento do Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa. A coluna contará, ao longo das próximas edições, divulgará parte da trajetória do Marquês de Tamandaré, baseado na Revista Marítima Brasileira (RMB).
A RMB foi fundada em 1851 pelo Primeiro-Tenente Sabino Elói Pessoa. Considera a segunda revista mais antiga do mundo a tratar de assuntos marítimos e navais. A Rússia foi a primeira a lançar uma revista marítima, denominada Morskii Sbornik, em Março de 1848.
O exemplar da Edição Especial v. 127 da Revista Marítima Brasileira de 2007 foi entregue ao colunista, como presente, pelo Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, em demonstração de coleguismo e amizade. É uma grande edição contando a vida do Patrono da Marinha, na ocasião que se comemorava seu Bicentenário de Nascimento.
A Baía de Guanabara possui um “Cemitério de Navios” que representa riscos. A colisão do graneleiro “São Luiz” que esteve à deriva e somente parou na Ponte Rio-Niterói, evento este ocorrido no dia 14 de Dezembro, véspera de feriado da Proclamação da República, chama a atenção para as embarcações que estão sem tripulações e que podem ocasionar diferentes tipos de acidentes.
As Capitanias dos Portos possuem como atividades e finalidades a fiscalização marítima nas áreas sob a sua reponsabilidade. Contando com equipes de inspetores navais, abordam as embarcações, verificando sua documentação, habilitação dos condutores, existência do material de salvatagem e o comportamento das mesmas quanto às regras de navegação.
A Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval, participou da abertura do Seminário Pré-Cheia 2022 – Análise e Prognóstico para 2023, promovido pelo Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), no dia 10 de Novembro, em Belém (PA).
A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) formou no último sábado (26) 395 Cadetes da Turma “Bicentenário da Independência do Brasil”, com as presenças de várias autoridades civis e militares, como o Presidente da República Jair Bolsonaro, além de familiares e amigos dos novos Oficiais do Exército Brasileiro. Voltaremos com matéria da formatura.
O colunista e sua tripulação já se encontram na cidade de Zhoushan (China) fins realizar a docagem do navio, com a principal etapa de instalação do BWTS (Sistema de Tratamento de Água de Lastro). Essa será a 4ª Missão no exterior depois que saiu do Brasil no mês de Setembro. (RM).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.