O diretor de Transformação Digital da Wilson Sons, Eduardo Valença, e o CEO e cofundador da DockTech, Uri Yoselevich.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Wilson Sons faz aporte financeiro em startup

Fundada pelo empreendedor e ex-oficial da Marinha Israelense Uri Yoselevich, a startup DockTech, por meio da tecnologia de gêmeos digitais e análise massiva de dados, desenvolveu uma solução que utiliza dados batimétricos (medição da profundidade) coletados por rebocadores e embarcações de apoio portuário para criar uma representação virtual do leito marinho dos portos e vias de navegação. Desta forma, é possível acompanhar, em tempo real, a profundidade dos canais e entender como o padrão de assoreamento dos portos pode afetar a segurança da navegação e o transporte de cargas.
A Wilson Sons vem reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no mercado nacional. Com um novo aporte, a companhia aumentou a sua participação minoritária na DockTech e, assim, juntamente com outros investidores estrangeiros, ajudou a startup a levantar cerca de US$ 2,5 milhões.
A infraestrutura portuária mundial ainda não possui instrumentos capazes de monitorar em tempo real a profundidade dos canais de navegação e acesso aos berços de atracação. Esta poderá no futuro contribuir com estudos desenvolvidos na Barra Norte do Rio Amazonas pelo conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, que congrega os práticos da ZP-01.

EMCFA comemora 12 anos de criação

Coronel médico Jorge Antonio Feijó.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi uma das homenageadas durante cerimônia, realizada nesta sexta-feira (25/11), alusiva ao 12° Aniversário de criação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que tem a atribuição de consolidar a interoperabilidade entre as três Forças Singulares. O evento foi marcado pela entrega da Medalha Mérito EMCFA a nove Organizações Militares, dentre elas a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), o Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) e o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA), da FAB. Na cerimônia, também foram homenageados 94 militares das Forças Singulares e civis que se destacaram por relevantes serviços prestados ao EMCFA.
A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que falou sobre a data e a importância da Organização Militar para as Forças Armadas. “Tenho a honra de prestigiar esse evento e declarar o profundo orgulho que sinto por estar à frente dos senhores e senhoras neste trabalho”, declarou o Ministro.
O Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, tenente-brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, foi um dos homenageados do evento. Na ocasião, o Diretor Interino do Hospital de Força Aérea de Brasília, coronel médico Jorge Antonio Carvalho Feijo, representou o diretor da DIRSA, major-brigadeiro médico Cloer Vescia Alves. “A Diretoria se sente muito honrada em participar desse evento e ser agraciada com essa medalha”, disse.

Mega Logística alcança mais um marco em 2022

M/V EVMAR durante operação em Vila do Conde

A empresa concluiu o carregamento de 70.549,723 toneladas de milho. A operação aconteceu na área do fundeio de Vila do Conde, a partir do navio M/V EVMAR, tipo Panamax, o maior já operado na Sistema de Transbordo Flutuante, no quadro de bóias da Mega Logística. A operação durou em dez dias. O navio partiu para a Espanha com 13, 4 metros de calado.
A empresa também bateu o recorde em relação ao números de barcaças que foram utilizadas para realizar a operação. Ao todo, foram 37 – o maior número já utilizado para operar um navio no quadro de bóias
O M/V EVMAR foi o 30º navio, neste ano, que foi operado no quadro de boias, o quinto panamax. Parabéns à Mega Logística por sempre investir na Amazônia, beneficiando as operações na nossa região.

Mares & Rios

Na última segunda-feira (28), quando baixava o rio Amazonas na função de prático, a bordo do navio N/V “Eraclea”, cruzei com o rebocador “Samuel Prates” que esta realizando o lançamento dos cabos de fibra ótica sob o Rio Amazonas, na costa da Ilhas das Garças. A ação faz parte do projeto” Amazônia Conectado”, do Governo Federal. A operação já esta sendo realizada no trecho de Parintins para Nova Urucurituba, onde estão sendo lançados 120 km de cabo por dia.

O Comando Militar do Norte, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e suas Organizações Militares Subordinadas, realizou a operação “Grão Pará” entre os dias 14 e 25 de novembro, na região de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, área sensível de exploração de garimpo ilegal e contrabando.

Um dos principais objetivos da operação foi interromper o fluxo de atividades ilegais. Para isso, foram mobiliados mais de 750 militares, 59 viaturas, 13 embarcações e 2 aeronaves. Além disso, algumas atividades foram realizadas em parceria com as Forças Armadas da Guiana Francesa que também possui interesses comuns no combate aos ilícitos transfronteiriços nesta região.

Amanhã, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva “Brigada Foz do Amazonas”, que tem como Comandante o General de Brigada Albim Gobert, estará realizando solenidade em comemoração ao 5º aniversário desta valorosa unidade do Exército Brasileiro. O colunista registra e agradece o convite para participar do evento.

A Marinha do Brasil vai realizar, de 7 a 19 de dezembro, campanhas de sensibilização sobre a segurança da navegação em ambiente ribeirinho e seus efeitos na atividade de transporte hidroviário. O Navio-Auxiliar (NA) “Pará” percorrerá comunidades ao longo dos rios Tapajós, Amazonas e Região dos Estreitos de Breves, aqui no Pará. O objetivo é desenvolver comportamentos positivos para prevenir acidentes na região, bem como reduzir furtos e depredações nas placas e boias de sinalização.

Presidente da Mútua Eng Francisco Almeida, Diretores Regionais Paula Pinheiro, Beatriz Ivone e Carlos Eduardo

A diretoria regional da Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/PA, promoveu, nos dias 28 e 29, o 1° Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade. Além da apresentação de 100 trabalhos científico que debateram questões importantes, como o uso racional da biodiversidade da Amazônia, o evento teve palestras, painéis, mesas-redondas com a participação de representantes da administração pública e indireta, academia e órgãos de classe. O principal objetivo foi discutir ações sustentáveis que garantam o desenvolvimento da região. (LOP).