16º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil.

CONVÉS PRINCIPAL – Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil realiza 16º Encontro de Autoridades.

Policiais femininas foram agraciadas com a Medalha de Mérito “Valor Policial”.
Representantes das Forças Armadas também foram agraciadas com as Medalhas da AIEB-Brasil e ABFIP.
Vários Policiais de diferentes instituições foram condecorados.

No dia 30 de Novembro (sexta-feira) a “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil” (AIEB-Brasil) realizou seu “16º Encontro de Autoridades”.
O evento teve como palco a “Associação Beneficente dos Sub Tenentes e Sargentos da Polícia Militar” (ASPOM), do Rio de Janeiro (RJ), presidido pelo Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini.
Na ocasião, foi lançada a Medalha de Mérito Valor Policial, sendo entregues aos policiais das diversas instituições, sejam Oficias ou Guarnição, homens ou mulheres, em reconhecimentos àqueles merecedores da distinção, da abnegação, dedicação e capacidade profissional, destacando-se entre seus pares por serviços meritórios.
Além dos policiais (militares, civis, federais, rodoviários federais, judiciários e agentes de segurança), também foram condecorados diversas personalidades das Forças Armadas e civis das mais variadas instituições, entre elas a Marinha Mercante Brasileira (matéria na próxima edição), com as Medalhas de Méritos da AIEB-Brasil e da ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz).
O colunista foi agraciado com a Medalha de Mérito Yeddo Jacob Blauth da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro) e da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (Regional Rio Grande do Sul), porém devido ao trabalho na China, não pôde comparecer ao evento, sendo representado pelo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar.
Parabéns a todos os agraciados!

Poema da Bandeira Nacional de autoria do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar.

CLC Gondar é autor do grande poema da Bandeira Nacional.

No dia 19 de Novembro comemoramos o Dia da Bandeira, um dos nossos importantes Símbolos Nacionais. A Marinha Mercante Brasileira, através de seus navios e embarcações, quando no porto, hastearam as bandeiras nos três mastros existentes a bordo, isso ao meio dia, conforme preceitua a Normam-22.
O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, com sua arte de fazer poemas e poesias, homenageou a nossa Bandeira conforme transcrevemos na íntegra. Cabe ressaltar que foi inscrito 4 anos atrás e venceu dois concursos, além de dois segundo lugares e duas menções honrosas:

Bandeira do Brasil
Desfraldada em cores tão vibrantes,
Pelos ventos que exibem a beleza,
realçando em toda sorte a natureza
de um povo cordial e cativante

Ouro e selvas simbolizam nossa terra.
O cruzeiro que demarca o cone sul.
Alvo brilho na estrela a paz encerra,
constrastando com um lindo céu azul.

Salve o lábaro, um eximio pavilhão
que transpassa nosso tenro coração,
com a força de uma pátria altaneira

E este sentimento que nos move,
sempre aflora em novembro dezenove,
consagrado ao lindo dia da bandeira.

F.Gondar

Pelo seu especial conteúdo, publicamos mensagem do CLC Alvaro José de Almeida Júnior.

CLC Alvaro entregando o Estandarte da Marinha Mercante Brasileira no CIABA.

Nosso ilustre Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, que completou aniversário no dia 03 de Dezembro, enviou-nos significativa mensagem na qual publicamos na íntegra:
Prezado Monteiro,
Parabenizo-o pela coluna semanal, que muito contribui para a divulgação da Marinha Mercante, e agradeço a referência ao meu nome na Edição Nº 216.
Após 28 anos no exercício da Presidência do CCMM, onde com imensa satisfação me dediquei à promoção e defesa dos interesses dos Capitães da Marinha Mercante, passarei o comando aos colegas da nova geração.
Nos últimos 20 anos, resgatamos a identidade histórica de nossa Marinha Mercante, por meio da publicação do livro, em 2 volumes: “História da Marinha Mercante Brasileira – 1822 A 2002”, de coordenação e co-autoria do CLC Alberto de Aquino; do lançamento de nosso pavilhão; da oficialização do Hino da Marinha Mercante, com letra de minha autoria e música do CLC Francisco Gondar; da inauguração no CIAGA do Memorial em homenagem aos Mortos da Marinha Mercante em guerras. Esses são apenas alguns exemplos.
A conquista do navio-escola da Marinha Mercante, apesar do meu empenho pessoal junto às autoridades competentes, é um sonho que não pude concretizar, mas deixo a semente para que as novas gerações o alcance.
Foi uma longa travessia, no cumprimento das missões institucionais do CCMM, além de participações, como palestrante, em congressos, seminários, aulas inaugurais no CIAGA e no CIABA, entre outros, oportunidades para divulgação e promoção de nossa indispensável profissão no mundo cada vez mais dependente do transporte marítimo mundial.
Estou certo de que me despeço da Presidência do CCMM com o sentimento de dever cumprido, passando o cargo ao jovem e competente CLC Plínio Calenzo, que dará continuidade ao nosso trabalho.
Por fim, ressalto que continuarei participando do Centro dos Capitães, como Presidente do Conselho Especial, órgão previsto em nosso Estatuto, composto por cinco colegas.
Saudações Marinheiras!
Alvaro José de Almeida Júnior.

Diretoria-Geral de Navegação lança Livro “Economia Azul”.

Cerimônia de lançamento do livro “Economia Azul”.

No dia 18 de Novembro, a Diretoria-Geral de Navegação realizou o lançamento do livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil”, fazendo parte das comemorações da Semana da Amazônia Azul e do Bicentenário da Independência do Brasil.
A Cerimônia foi realizada na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, tendo a participação de autoridades da Marinha, dos autores do livro, políticos e membros da Comunidade Marítima.
Para download gratuito, basta acessar o link:
https://www.marinha.mil.br/sites/all/modules/livro_economia_azul/book.html

RUMO CERTO.

  • O Capitão de Cabotagem Pedro Fernandes Ferreira da Silva vem tendo participação destacada a bordo do NT “André Rebouças” exercendo a função de Imediato.
  • O Policial Rodoviário Federal José Leônidas sempre acompanhando as notícias da coluna. Ele é formado como Oficial de Náutica da turma de 1997 do CIABA. Amigo dos bons.
  • Nossa grande Tenente Tainá Medeiros enviou cordial “alô” da Bacia Amazônica, onde atualmente serve na nossa briosa Marinha do Brasil. Pra ela: “um beijo e uma rosa” (AS).
  • O amigo Altair Souza desejando sucesso na missão do colunista e sua tripulação. Boa recordação da entrevista do Jobsafe Podcast que foi ao ar no início deste ano.
  • O Major (PMPA) Juniel Costa Maciel foi condecorado com a Medalha de Mérito Valor Policial, que premiou os melhores agentes da segurança pública de diversos estados em 2022.
  • Sempre conversando com o colunista o “Gigante” Capitão de Mar e Guerra Alexandre Santiago. Ele que foi Capitão dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).
  • Seu filho, o ilustre Praticante Oficial de Náutica Rodrigo Santiago, vai realizando excelente estágio a bordo de navio mercante nacional. Carta de 2º Oficial de Náutica adiante.
  • Outro grande amigo que mandamos cordiais saudações daqui da China: o Capitão de Mar e Guerra Aristide de Carvalho Neto. Também foi Capitão dos Portos da Amazônia Oriental.
  • Grande abraço ao amigo Leônidas Ferreira, amigo desde a época do CIABA. Era um grande zagueiro da equipe de futebol da nossa “Universidade do Mar”.
  • Outro grande casal dos bons: 2ª Oficial de Náutica Luciane Takeda e 2º Oficial de Máquinas Diego Minhaqui, atualmente embarcados com o colunista. Casamento à vista.

NAVEGANDO

Sobre o Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré: em 22 de Março de 1822, Francisco Marques Lisboa (pai), requereu para seu filho a honra de servir como “voluntário” na Esquadra que se apresentava para lutar contras as forças portuguesas estacionadas na Bahia.

Para John Taylor, Comandante do navio de guerra Niterói, o desempenho do “voluntário” classificava-o como “um jovem Oficial digno de contemplação e que promete fazer honra à Marinha deste Império”. Para saber mais sobre a história desse herói recomendo a edição 127 da Revista Marítima Brasileira.

O Patrono da Marinha do Brasil também recebe homenagens internacionalmente. A Estátua do Almirante Tamandaré, monumento que homenageia Joaquim Marques Lisboa, foi inaugurada no município de Nazaré, em Portugal. Isso ocorreu no dia 29 de Novembro, na freguesia de Famalicão, local onde nasceu seu pai. Contou com a presença da Embaixada do Brasil.

Notícias no setor dão conta do otimismo com nova tentativa de crescimento da Indústria Naval Brasileira, que já foi uma das maiores do mundo em décadas passadas. Houve grande avanço com as construções de navios, porém voltou a estaca zero. Estamos torcendo para que dessa vez tudo dê certo.

A oferta de emprego na Marinha Mercante Brasileira é como uma senoidal. Na década de 70 e 80 estava em alta. Depois veio grande baixa na década de 90. Voltou a subir nas décadas de 2000 até meados de 2010. Teve um despenco na outra metade da década passada. Atualmente a senoidal está subindo e esperamos que fique no rumo certo.

O que foi comentado é tão pura verdade que diversos Oficiais ociosos alguns anos atrás, agora estão tendo o privilégio de escolher as melhores empresas de navegação e do setor offshore. Sobressaindo aquelas que oferecem melhores condições de segurança, trabalho e repouso.

A Marinha do Brasil sempre vem conduzindo ações cívico-sociais em vários Estados da Federação. No Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 16 e 18 de Novembro, a Creche Municipal Benedita Clara Machado, no bairro do Itanhangá, recebeu atividades educativas sobre higiene bucal, bem como a revitalização das fachadas da escola e da creche, coordenado pelo Comando do 1º Distrito Naval e Diretoria de Saúde da Marinha.

O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) comemorou seu 12º Aniversário em Cerimônia Militar realizado no dia 25 de Novembro. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi uma das homenageadas, que teve ainda a entrega das Medalhas de Mérito EMCFA a nove Organizações Militares e 94 militares que se destacaram.

O Porto de Mangue, localizado na Micro região do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, foi alvo da Polícia Federal, juntamente com a Força-Tarefa de Segurança Pública de Mossoró e os Grupos Táticos da Polícia Militar. Em um atracadouro clandestino foram apreendidos mais de 1,3 milhão de maços de cigarros. Foi uma das maiores em 2022.

Mais uma missão se iniciou no exterior. O colunista e sua tripulação realizam no momento a docagem da embarcação, onde terão novos equipamentos instalados, fins cumprimentos das legislações internacionais em vigor. Serão mais 15 dias de preparação, para posterior saída para Singapura. (RM).