Os novos Praticantes Oficiais formando âncora.

CONVÉS PRINCIPAL – CIABA forma novos Oficiais para a Marinha Mercante Brasileira.

Formatura em Âncora.
CLC Hildelene Lobato Bahia ao lado dos formandos estrangeiros de São Tomé e Príncipe.
A CLC Hildelene foi madrinha do agora Praticante Oficial de Náutica Espírito Santo, de São Tomé e Príncipe.
O Praticante Oficial de Náutica Gabriel Melob ao lado da CLC Hildelene.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, formou novos Praticantes Oficiais para a Marinha Mercante Brasileira em Cerimônia realizada no dia 02 de Dezembro na própria Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval.
Foram homens e mulheres do mar, nos Cursos de Náutica e de Máquinas, que agora partirão para seus estágios de um ano de embarque em navios mercantes nacionais e internacionais, além de embarcações de apoio offshore.
Entre os formandos, registra-se a presenças de estrangeiros de Nações Amigas, principalmente de São Tomé e Príncipe, que tiveram destaques ao longo do Período Escolar.
Representando a Marinha Mercante tivemos a presença de uma das grandes expressões, a paraense Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, que inclusive foi madrinha de um dos formandos estrangeiros.
O evento contou com as presenças de diversas autoridades civis e militares, além dos familiares e amigos dos novos Praticantes.

Oficiais da Marinha Mercante Brasileira são condecorados no 16º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil.

CLC Gondar recebendo a Medalha, ao lado do Comendador Rodrigo Agostini e Coronel (PMRJ) Maxwell.
OSM José Serra recebendo a Medalha do Tenente-Coronel (PMRJ) Maxwell.

No 16º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz) realizado no último dia 30 de Novembro, no Rio de Janeiro (RJ), diversos Oficiais da Marinha Mercante Brasileira foram condecorados com Medalhas.
Entre eles o ilustríssimo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar que, juntamente com o colunista, receberam a Medalha de Mérito “Yeddo Jacob Blauth” da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro).
Receberam a Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon” da AIEB-Brasil o Oficial Superior de Máquinas José Serra, marcando presença no evento, e a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia que se fez representar.
Por fim, o nosso amigo Capitão de Cabotagem Alejandro Caprario foi agraciado com a Medalha de Mérito “Embaixador Internacional da Paz”.
É um grande momento, onde Oficiais de diversas áreas da Marinha Mercante, são reconhecidos pelo profissionalismo e dedicação na carreira.

Academia Militar das Agulhas Negras forma novos Aspirantes.

Formatura na AMAN.

Na manhã do dia 26 de Novembro, novos Aspirantes se formaram na “Academia Militar das Agulhas Negras” (AMAN), tradicional estabelecimento de Ensino Superior do Exército Brasileiro, localizado em Resende (RJ), responsável pela formação dos Oficias de carreiras das diversas armas.
A turma “Bicentenário da Independência do Brasil” tem 395 Cadetes, sendo 362 homens e 33 mulheres. Conta-se ainda 10 Cadetes oriundos de Nações Amigas, como República dos Camarões, Guiana, Honduras, Panamá, Peru e Vietnã.
Pela primeira vez, uma Cadete feminina de Nação Amiga, no caso o Peru, formou-se nessa data, sendo mais um pioneirismo da AMAN.
Diversas autoridades civis e militares, entre elas o Presidente da República, além de familiares e amigos dos formandos, prestigiaram o evento.

Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça: Comunicação não violenta.

Construa Pontes e não muros!
Comunicação não violenta é uma forma que nos leva a entregar de coração. Enquanto estudava os fatores que afetam nossa capacidade de mantermos compassivos, fiquei impressionado com o papel crucial da linguagem e do uso das palavras.
Desde então, identifiquei uma abordagem específica da comunicação — falar e ouvir — que nos leva a entregarmos de coração, ligando-nos, a nós mesmos, e aos outros de maneira tal que permite que nossa compaixão natural floresça. Denomino essa abordagem Comunicação Não Violenta, usando o termo “não-violência” na mesma acepção que lhe atribuía Gandhi — referindo-se a nosso estado compassivo natural quando a violência houver se afastado do coração.
Embora possamos não considerar “violenta” a maneira de falarmos, nossas palavras não raro induzem à mágoa e à dor, seja para os outros, seja para nós mesmos. Em algumas comunidades, o processo que estou descrevendo é conhecido como comunicação compassiva; em todo este livro, a abreviatura CNV será utilizada para se referir à comunicação não violenta.

RUMO CERTO.

  • O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz e sua tripulação deixaram a cidade de Zhoushan, na China, a bordo do NT “Marcílio Dias”, com destino a Singapura. Boa viagem a todos.
  • A Capitã de Longo Curso, Hildelene Lobato Bahia é uma pessoa fora de série. Além de ser madrinha do Praticante de Náutica Espírito Santo, colaborou para que o mesmo realizasse um sonho. Gente fina é outra coisa.
  • Nosso amigo Capitão de Mar e Guerra Eduardo Vieira sempre nos acompanhando lá da DPC (Diretoria de Portos e Costas), onde presta relevantes serviços. Forte abraço.
  • Aniversariou o grande Alexandre Almeida da TV Jaguanum. Desejamos felicidades, paz, saúde e esperança, além dos votos de muitos anos de vida.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho participou de grande evento religioso em Aparecida do Norte, ao lado de alguns Alunos do CIAGA.
  • Nasceu no dia 27 de Novembro mais um filho do nosso ilustre amigo Antônio (Toninho) Paciência. Parabéns e sucesso ao menino no mundo terreno.
  • Nossa amiga Brunna Monteiro anda meio que sumida. Deve estar se preparando para a posse em Brasília no dia 1º de Janeiro.
  • A Presidente do Rotary Club Rio de Janeiro Vésper Neide Benchhimol foi merecidamente condecorada e homenageada pela Abrammil no dia 25 de Novembro. Parabéns!
  • A bordo do navio do colunista também temo um Praticante de Náutica chamado de Espírito Santo e, por coincidência, é de São Tomé e Príncipe.
  • A Pedagoga Dayse Monteiro está felicíssima com as formaturas que estão ocorrendo nesse mês no CIABA.

NAVEGANDO.

Sobre o histórico do Almirante Joaquim Marques Lisboa, temos suas participações nas ações navais entre os anos de 1831 a 1848, que visavam garantir a integralidade de nosso território e a continuidade do sistema de governo que o Brasil havia adotado quando de sua Independência.

A lealdade do Marquês de Tamandaré é exemplo a ser seguido. Quando foi proclamada a República, em 15 de Novembro de 1889, ele imediatamente se dirigiu ao Palácio Imperial para prestar solidariedade ao seu grande amigo Pedro II, de quem era sincero admirador, acompanhando-o até seu embarque.

Foi incrível ver alguns colegas, que antes eram bolsonaristas, mudarem de lado para o PT. O pior de tudo é que pregam contextos como se fossem desde antes da eleição. São pessoas sem identidades, que buscam tirar proveitos e benefícios somente para si. Ana Maria Beatriz explica isso em seu livro “Mentes Perigosas”.

Já dizia o grande mestre Alyrio Sabbá: “quando formiga quer se perder, cria asas”. Incrível como vemos pessoas que na sua frente passam a sensação de que é amigo, falando mundos e fundos, rasgando elogios. Porém, por trás, é a famoso “faca nas costas”. Com certeza ao ler isso, nossos fieis leitores terão alguém em mente.

Muitos especialistas confirmam uma das grandes verdades que vimos acontecer ao longo dos anos. O desmonte da Indústria Naval interrompeu ciclo de capacitação profissional. Além disso, diversos estaleiros entraram em recuperação judicial. Porém há esperança que a partir de 2023 ocorram mudanças. Os estaleiros deverão se preparar para eventual retomada ou aumento das atividades.

A Marinha do Brasil está programando diversas atividades e cerimônias para a Semana do Marinheiro, cujo dia será em 13 de Dezembro, data de nascimento do seu “Patrono”, o Almirante Tamandaré. Todos os Distritos Navais participarão com eventos comemorativos.

O Comando do 4º Distrito Naval já iniciou as comemorações. No último domingo (04) promoveu a “15ª Corrida do Marinheiro” com participações de militares e civis. A prova teve percurso de 10 quilômetros, passando por pontos turísticos da capital paraense, como o Portal da Amazônia e a Praça Amazonas.

Hoje, o Comando do 4º Distrito Naval e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Pará) realizará o Natal dos Ribeirinhos, com distribuição de brinquedos para a criançada, além de cestas básicas e livros, em oito comunidades da região da Ilha do Combu. Parabéns aos organizadores.

O Comando Militar do Leste do nosso glorioso Exército Brasileiro homenageou os heróis que tombaram durante a Intentona Comunista em 1935. A Cerimônia foi realizada no dia 24 de Novembro, na Praça General Tibúrcio, que fica na Praia Vermelha. O Comandante do CML é o General de Exército André Luís Novaes Miranda.

Solenidade marcou promoção de Oficiais-Generais em Brasília, contando com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, Ministro da Defesa e Comandantes das Forças Armadas. Dez Oficiais do Exército Brasileiro receberam a Espada de General, que é uma réplica da que foi usada pelo Duque de Caxias. Parabéns e sucesso aos Chefes Militares. (RM).