Palestra sobre prevenção de acidentes na navegação, como afogamentos e escalpelamento, para alunos da escola Dom Tiago Ryan — Foto: Cleudison Von

Marinha intensifica campanhas de conscientização sobre a segurança da navegação em Santarém

Uso de coletes salva-vidas e prevenção ao escalpelamento foram temas tratados durante palestra para estudantes em Alter do Chão.

Alunos da Escola Dom Tiago Ryan e representantes da Marinha do Brasil — Foto: Cleudison Von

Como parte do trabalho da Marinha do Brasil de intensificar campanhas de conscientização sobre segurança da navegação, alunos da escola Dom Tiago Ryan participaram de palestra nesta terça-feira (6), que abordou entre outros assuntos, o uso do colete salva-vidas nas viagens em embarcações, independente do porte e da duração, e medidas de prevenção ao escalpelamento. A ação foi realizada em parceria Conselho Comunitário de Alter do Chão, na escola Dom Macedo Costa.

Até o dia 19 de dezembro, a Marinha do Brasil estará realizando campanhas de conscientização sobre a segurança da navegação em ambiente ribeirinho e seus efeitos na atividade de transporte hidroviário. O Navio-Auxiliar (NA) “Pará” percorrerá comunidades ao longo dos rios Tapajós, Amazonas e Região dos estreitos. O objetivo é desenvolver comportamentos positivos para prevenir acidentes na região, bem como reduzir furtos e depredações nas placas e boias de sinalização.

Os municípios abrangidos serão:

Santarém – de 7 a 9 de dezembro;
Almerim – dias 11 e 12 ;
Porto de Moz – dias 14 e 15;
Breves – de 17 a 19 de dezembro.

Com apoio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), a tripulação do NA “Pará” realizará palestras sobre a prevenção dos acidentes de escalpelamento. Além disso, as comunidades terão acesso à instalação gratuita de coberturas de eixo.

As ações são promovidas pelo Comando do 4º Distrito Naval, com apoio de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), das Secretarias de Educação e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará, das Prefeituras Municipais de Santarém, Almerim, Porto de Moz e Breves, da Universidade Federal do Pará e da ONG Amigos Voluntários do Pará.

Por Portal da Navegação, via g1 Santarém e Região — PA