Palestrantes durante debate no Simpósio “Amazônia Azul e o Desenvolvimento do País”

Marinha promove o simpósio “Amazônia Azul e o Desenvolvimento do País”, em Manaus

Estudantes visitam o estande do 1°BtOpRib

Como parte das comemorações alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil, foi realizado no auditório do Senai, em Manaus (AM), o simpósio “Amazônia Azul e o Desenvolvimento do País”.
O simpósio, cujo público-alvo eram estudantes do ensino médio e superior, contou com a presença de alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), do Colégio Militar de Manaus, da Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça II e de alunos do curso de Engenharia Naval da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
“Esse evento é muito importante por aproveitar o Dia da Amazônia Azul para trazer ao público jovem, que futuramente pode estar na Marinha, seja como militar ou civil, a importância do tema e construir neles uma consciência marítima. É essencial pensar olhando para o futuro” disse o Doutor Thauan Santos, Professor Adjunto de Economia do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN) e Coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM), durante a palestra “Economia Azul e o Desenvolvimento do Brasil”.
O simpósio apresentou ainda as palestras Amazônia Azul, ministrada pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9); Formação Profissional voltada para a Economia Azul, ministrada pela Professora Mestre Marina Aranha do curso de Engenharia Naval da Universidade Estadual do Amazonas; e Como Ingressar na Marinha do Brasil e Ensino Profissional Marítimo, ministrada pela Primeiro-Tenente Luísa Cajaty da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC).
O evento também contou com a exposição de materiais operativos nos estandes do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (1°BtOpRib), do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste e do Comando da Flotilha do Amazonas.

Amazônia Azul

Em 16 de novembro é celebrado o “Dia Nacional da Amazônia Azul”, que foi instituído pela Lei nº 13.187, de 11 de novembro de 2015, data em que entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, como homenagem da nação brasileira ao mar que nos pertence.

Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.