CMG Ondiara, vice-almirante Capistrano e CMG Imamura.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMG Ondiara assume comando do Grupamento Naval do Norte

Orson (Soamar-BR), Santiago (Mega Logística), Barbeito e Froes (Praticagem Barra do Pará) e Frazão (Soamar-Pa).

Na terça-feira (10), a bordo do Navio Auxiliar “Pará”, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte. O Capitão de Mar e Guerra (CMG) Ondiara Barbosa assumiu o posto e substituiu o também Capitão de Mar e Guerra Alessander Imamura que, após dois anos no comando, foi destacado para a Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), em Brasília/DF.
A Solenidade foi presidida pelo novo comandante do 4° Distrito Naval, Antonio Capristano, e contou com um número expressivo de convidados.

NAVEGAÇÃO EM FOCO homenageia Almirantes.

CF Claudino, CMG Paiva, Adonis Passos, Luiz Omar, Câmara e sua esposa Simone, e Araújo Silva.
Contra almirante Carlos Roberto e a esposa Cintia, Ana Nascimento, Raquel Gribel, Geórgia e vice almirante Edgar, Milva Rebelo e Carlos Nascimento.
Feitosa e a esposa Bianca, Luiz Omar, Major brigadeiro Nogueira e esposa Carla, Thomas e esposa Mônica.

Os vice-almirantes Edgar e Capistrano, que assumiu o comando do 4º Distrito Naval na última segunda-feira, foram os grandes homenageados em um jantar oferecido pela coluna Navegação em Foco e parceiros. O objetivo foi se despedir e desejar sucesso na nova etapa da trajetória do almirante Edgar e dar as boas-vindas ao almirante Capistrano.
Estiveram presentes o Comandante Militar do Norte (CMN), general de Exército Costa Neves; o comandante da 8° Região Militar, general de divisão Miranda Filho; o general de divisão Álcio Costa, que assumirá o comando da 8° Região Militar; o comandante do I COMAR, major brigadeiro Nogueira; o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, general de brigada Wellington; e o chefe do Estado-Maior do 4° Distrito Naval, contra almirante Carlos Roberto. Os representantes das praticagens Barra do Pará, Pará River, Unipilot e Nortepilot também estavam presentes, como Soamar-Pa, Mega Logística e Atlântica Matapi.

Estado Maior da 8ª RM tem novo chefe.

General de Exército Costa Neves, general de divisão Miranda Filho, general de divisão Álcio, general de brigada Evandro, general de brigada Wellington, coronel Facó e coronel Feitosa.

O coronel Alexandre Rodrigues Feitosa é o novo chefe do Estado-Maior da 8ª Região Militar- Região Forte do Presépio. A cerimônia de passagem de Chefia foi realizada terça-feira (10), no Quartel-General Integrado (QGI) do Comando Militar do Norte (CMN), em Belém.
O comandante da 8ª RM, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, presidiu a cerimônia e agradeceu a dedicação do coronel Facó no cumprimento da missão.
Na ocasião, foi entregue uma lembrança ao militar em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. Prestigiaram a cerimônia o comandante Militar do Norte, general de Exército Costa Neves; o chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp), general de brigada Evandro; o chefe do Estado-Maior do CMN, general Wellington, entre outras autoridades e familiares.

Mares & Rios

O chefe do Estado Maior da 8ª RM tem a missão de assessorar o comandante da 8ª RM para tomada de decisões. O cargo foi exercido desde 2021 pelo coronel Ricardo Facó de Albuquerque, que teve a fotografia eternizada na galeria de honra dos chefes do Estado-Maior da 8ª RM. (foto abaixo)

Clodine Facó, Rafael Facó, coronel Facó e general Miranda Filho

Hoje, acontecem duas cerimônias de trocas de comandos, em Belém. Às 10h, na Base Aérea de Belém, o coronel aviador Rodrigo substitui o coronel aviador Bevilaqua. Às 19h30, o general de divisão Álcio substitui o também general de divisão Miranda Filho no comando da 8ª RM.

Durante as comemorações alusivas aos 407 anos de fundação da cidade de Belém, a Prefeitura estará agraciando com a outorga da medalha “Francisco Caldeira Castelo Branco” o soamariano João Tertuliano de Almeida Lins Neto. A solenidade ocorrerá na Igreja de Santo Alexandre.

No próximo dia 20, o colunista participará da Festividade de Cachoeira do Arari em homenagem a São Sebastião e das comemorações do aniversário de Soure.

O Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que tem como comandante o CMG Márcio Braga, realizou no dia 9 de janeiro, o início do Período de Adaptação de 2023. Ao todo, iniciaram a adaptação 90 homens e 20 mulheres brasileiros, além de seis estrangeiros. O período de adaptação é de três semanas e tem previsão de encerramento para o dia 27 do mesmo mês.

A adaptação tem o objetivo de preparar os alunos para as atividades a serem desenvolvidas durante o ciclo escolar da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM). Durante esse período, serão desenvolvidas inúmeras atividades de familiarização dos futuros profissionais da Marinha Mercante com a rotina a bordo do CIABA. (LOP).