Coronel Aviador Rodrigo, a esposa Daniele e filhos Arthur e Caio, Coronel Bevilaqua e a esposa Isabelly e filha Julia

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Aérea tem novo Comandante

Coronel Aviador Rodrigo, Major Brigadeiro Nogueira e Coronel Aviador Bevilaqua.
Oficiais da Marinha prestigiando o evento, CMG Braga, CMG Arthur e CF Anderson Fonseca.

Em solenidade realizada na última quinta-feira (12), no Pátio Operacional da Base Aérea de Belém, ocorreu a troca de comando da Base Aérea de Belém. O Coronel Aviador Rodrigo assumiu o comando em substituição ao também Coronel Aviador Bevilaqua. A Cerimônia Militar foi presidida pelo Major Brigadeiro Nogueira, comandante do I COMAR
O Coronel Bevilaqua deixa o comando da Base após dois anos. Em breve, assumirá um posto no Comando de Preparo da Aeronáutica em Brasília. Vale destacar que ambos os Coronéis são paraenses, nascidos em Belém. “Com o passar dos anos, nossa Base Aérea ganhou projeção nacional, sendo fundamental no apoio às missões de integração e defesa da região amazônica. Por muito tempo, Belém foi o ponto de partida das aeronaves Catalina e C-47, que decolavam para os mais distantes e remotos pontos desse vasto território. Nesse instante, quando ocorrem as naturais mudanças no âmbito da administração pública, como por exemplo, esta passagem de comando, destacamos o trabalho de homens e mulheres que, atuando nos mais diversos setores, voando e fazendo voar, permitirão a continuidade no desenvolvimento da Base Aérea Brasileira”, destacou o Comandante do I COMAR.

General Álcio Costa assume o comando da região Forte do Presépio

General Miranda Filho, esposa Adriana e filhos Ada Giovana e Otávio Lucas.
Contra Almirante Carlos Roberto, General Miranda Filho, Brigadeiro Nogueira, Luiz Omar, Genera Costa Neves, General Álcio e General Maurício de Souza
General Miranda Filho e esposa Adriana, General Costa Neves e esposa Daniela, General Álcio e esposa Adriana.

O General de Divisão Álcio Alves Almeida e Costa assumiu o Comando da 8ª Região Militar – Região Forte do Presépio. Em solenidade presidida pelo General de Exército Costa Neves, Comandante Militar do Norte, realizada na última quinta-feira (12), no 8º Depósito de Suprimento (8º D Sup), no bairro da Pratinha, em Belém.
Oriundo do Comando de Operações Terrestres (Coter), o General Álcio Costa substitui o General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho que foi designado para exercer o cargo de Force Commander na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO).
A cerimônia de passagem de comando teve início com a inauguração do retrato do General Miranda Filho após um ano e quatro meses no Comando da Região Forte do Presépio. A imagem irá compor a galeria dos antigos comandantes da 8ª RM.
Para o novo comandante, o desafio agora é dar suporte ao Comando Militar do Norte (CMN), para torná-lo cada vez mais operacional. “A 8ª RM é um comando logístico e administrativo que presta todo suporte na área do CMN e suas unidades. Então, a expectativa é de bastante trabalho e realizações. O CMN cresce cada vez mais em sua atividades, aumenta a quantidade de suas operações e o desafio é exatamente esse: tornar o Comando cada vez mais operacional na defesa da Amazônia Oriental”, destaca

Mares & Rios

CF Gerundo, Comandante 1° Esq. HU-41; e Tenente Coronel Ramos, Dst Av Ex /CMN.

A Base Aérea de Belém é pioneira no projeto de base compartilhada, visto que na mesma estão instalados o 1° Esquadrão HU-41 da Marinha e o Destacamento de Avião do Exército. Por conta disso, durante o desfile da tropa em homenagem ao novo Comandante da Base Aérea de Belém, o Coronel Aviador Rodrigo, no último dia 12, a banda tocou o “Cisne Branco” durante a passagem do pelotão da Marinha e o Hino do Exército quando da passagem do pelotão do Exército. Foi um momento muito lindo e admirado por todos os presentes.

O Comando Militar do Norte (CMN) prestigiou a abertura do Parque Cemitério Soledade na tarde da última quarta-feira (11), no bairro Batista Campos, em Belém. O CMN foi representado pelo Comandante da Base de Administração e Apoio (B Adm Ap/CMN), Coronel Leandro Silva Mello, que esteve acompanhado do Adjunto de Comando da Base, subtenente Irandir. O Parque abriga o mausoléu do General Hilário Maximiano Antunes Gurjão, que marca a história do Exército Brasileiro como o primeiro paraense a galgar o posto de General. O militar teve distinta atuação na Guerra do Paraguai, em 1869, e é reconhecido como herói da batalha pela ponte de Itororó.

A Mineração Rio do Norte (MRN) esteve entre os convidados para cerimônia de troca de comando do 4º Distrito Naval (DN) da Marinha do Brasil. O gerente de Operações do Terminal Trombetas, Paulo Ricardo Maretti, e o engenheiro naval, Dennis Hernan Silva, representaram a empresa no evento. A participação da empresa se fez necessária para reforçar o canal de relacionamento institucional já existente com o 4° DN. Na foto, Paulo Ricardo Maretti (MRN), vice-Almirante Murilo Barbosa; vice-almirante Capistrano; Robin Castello(ABAL) e Dennis Silva (MRN).

O município de Afuá terminou o ano de 2022 com aumento de 6,4% nas exportações em comparação com o ano de 2021. Os números colocam a cidade como a 38ª que mais exporta no Pará. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) divulgados no começo de janeiro. Os empresários da cidade marajoara chegaram a quase 3,8 milhões de dólares em vendas externas. A variação é de 284 mil dólares a mais do que o comercializado em 2021. Toda a exportação afuaense é baseada na venda de madeira serrada.

Hoje, o Chefe do Estado Maior do 4° DN, o Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva está completando mais um ano de vida. As comemorações acontecem em família. A coluna Navegação em Foco deseja saúde e felicidades no novo ciclo que se inicia.(LOP).