Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen assumiu o Comando da Marinha do Brasil.

CONVÉS PRINCIPAL – Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen na nobre missão de conduzir a Marinha do Brasil.

A Cerimônia contou com grande público no Clube Naval de Brasília.
O evento foi presidido pelo Ministro de Estado da Defesa José Múcio Monteiro Filho.
O Almirante de Esquadra Olsen lendo sua primeira Ordem do Dia como Comandante da Marinha.

O Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen tem a nobre missão de conduzir o “timão” da briosa Marinha do Brasil ao assumir o Comando da força no dia 05 de Janeiro de 2023, sonho este que é de todo Aspirante da Escola Naval ao ingressar na carreira no mar.
O evento ocorreu no Clube Naval de Brasília, sendo presidido pelo Ministro de Estado da Defesa José Múcio Monteiro Filho, contando com as presenças de Embaixadores das Nações Amigas, Ministros de Estados, Ex-Ministros e Ex-Comandantes da Marinha, Membros do Almirantado, do Alto Comando do Exército e da Aeronáutica, Oficiais-Generais, Soamar, além de autoridades civis e militares.
Já na segunda visita, sete Alunos estiveram presentes, tendo uma pequena apresentação com o colunista sobre a carreira do Oficial da Marinha Mercante para depois conhecer as instalações de bordo. De praxe, jantaram com o Comandante.
Nas duas ocasiões, os Alunos se sentiram muito a vontade para retirarem suas dúvidas ou curiosidades, sendo bem recepcionados pela tripulação.
O colunista deseja sucesso aos Alunos durante o Período Escolar e que a bordo possam exercer suas funções com profissionalismo e maestria.
Na ocasião, o Ministro da Defesa foi condecorado com a Ordem do Mérito Naval, criada pelo Decreto 24.659 de 04 de Julho de 1934, sendo promovido ao Grau de Grã Cruz conforme o Artigo 17 do Regulamento.
Após a investidura no cargo, seguido da substituição do Pavilhão do Comandante da Marinha e salva de 19 tiros, o Almirante de Esquadra Olsen dirigiu sua primeira mensagem convocando “militares e servidores civis a perseverarem na busca do continuado aprimoramento profissional, com alicerce no que dispõe o Plano Estratégico da Marinha”.
O novo Comandante é Submarinista, sendo admitido na Escola Naval em 1979. Anteriormente exerceu o cargo de Comandante de Operações Navais. É portador de diversas condecorações nacionais e internacionais. A Coluna deseja sucesso ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen em sua nova e nobre missão.

4º Distrito Naval tem novo Comandante.

Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho é o novo Comandante do 4º Distrito Naval.
Salva de 15 Tiros e a substituição do Pavilhão consolidou a assunção do Vice-Almirante Capistrano.
A Guarda de Honra desfilou em continência ao novo Comandante do 4º Distrito Naval.

Presidida pelo Comandante de Operações Navais (CON), Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, tomou posse como Comandante do 4º Distrito Naval o Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho em substituição ao Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
A Cerimônia Militar, realizada em 09 de Janeiro de 2023 no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), contou com as presenças de várias personalidades civis e militares, entre elas a Vice-Governadora do Estado do Pará, Sra. Hana Ghassam Tuma.
O Vice-Almirante Edgar agora parte para o Rio de Janeiro (RJ), onde assumiu, em Dezembro de 2022, o cargo de “Comandante em Chefe da Esquadra” (Comench). O Oficial-General realizou excelentes serviços em prol da nação brasileira e tem muitos amigos em Belém (PA).
Ao Vice-Almirante Capistrano, a coluna deseja sucesso em na nova missão de sua valorosa trajetóia na Marinha do Brasil. Com certeza, pelo grau de profissionalismo, amor à carreira no mar e sua devoção ao país, irá realizar excelente gestão nos próximos anos. (Fotos: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

CIABA inicia Período de Adaptação de 2023 na EFOMM.

Chegada dos Candidatos no CIABA.

No dia 09 de Janeiro ocorreu o início do Período de Adaptação 2023 para os Candidatos a uma das vagas na “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).
No total, apresentaram-se para Adaptação 90 homens e 20 mulheres brasileiras, além de seis estrangeiros. O Período terá a duração de três semanas, com encerramento previsto para dia 27 de Janeiro.
A Adaptação faz parte do calendário da EFOMM e tem como objetivo preparar os alunos para as atividades a serem desenvolvidas durante o Ciclo Escolar e do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM). Durante esse tempo, serão desenvolvidas inúmeras atividades de familiarização dos futuros profissionais da Marinha Mercante com a rotina a bordo do CIABA. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Destaque da Coluna: Casal que dá certo a bordo.

2OM Minhaqui e 2ON Takeda.

O destaque da coluna nesta volta fica para um casal que vem embarcando na mesma Unidade: a Segunda Oficial de Náutica Luciane Mirelle Corrêa Takeda e o Segundo Oficial de Máquinas Diego Minhaqui.
Ele realizou o terceiro embarque tendo o colunista como Comandante. A primeira no NT “João Cândido” e as duas últimas no NT “André Rebouças”. Ela embarcou pela segunda vez no NT “André Rebouças”.
Quem disse que casal não dá certo a bordo, eis aí a resposta: dá muito certo!

MARÉ ALTA.

Os Candidatos da EFOMM 2023 no CIABA, que se apresentaram para o Período de Adaptação, tiveram a grande honra de serem recebidos pelos militares e veteranos trajando o uniforme de gala “Dólmã”. Isso aconteceu devido na mesma data se realizar a Passagem de Comando do 4º Distrito Naval na própria instituição.
Com certeza os futuros Alunos ficaram maravilhados com a beleza do uniforme branco, onde em breve usarão com honra e profissionalismo.

MARÉ BAIXA.

Uma grande verdade: é preferível não receber os parabéns pelos verdadeiros amigos, que sempre torcem por você, do que receber daqueles que fingem serem amigos e pessoas do bem. Infelizmente isso aconteceu com o colunista.
Chegam notícias sigilosas de que alguns colegas de trabalho têm divulgados e repassados informações de que o colunista não seria Comandante de referência, não sendo exemplo. No dia do aniversário, os mesmos colegas enviaram tradicionais parabéns, como se fossem amigos.
Como resposta, digo: Realmente eu devo ter muita coisa pra melhorar. Mas gostaria de ouvir sobre a minha carreira – Comandantes que vivenciaram desafios de comandar navios de grande porte, tendo em vista que nos últimos 5 anos, comandei 6 navios dos maiores da empresa.

NOTA DO EDITOR DO PORTAL DA NAVEGAÇÃO – Caro Comandante Ricardo, lembre-se da frase que o saudoso Alyrio Sabbá gostava de citar: Os Cães Ladram e a Caravana Passa.

PASSADIÇO.

  • Aniversariou no último dia 03 de Janeiro, juntamente com o colunista, o grande e querido Coronel Paraquedista da Reserva do Exército Brasileiro Régis Lermen, Presidente da Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil). Parabéns, Coronel!
  • Outra grande pessoa a aniversariar nesse mesmo dia foi o Capitão de Longo Curso André Leal, atual Comandante em navio da Log In. Parabéns ao amigo e desejos de sucessos!
  • O Praticante Oficial de Náutica Espírito Santo, atualmente embarcado no NT “André Rebouças”, vem realizando ótimo aprendizado, contando com o Imediato Pedro Ferreira. Tem tudo para exercer sua função com maestria.
  • O Chefe de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana agora curtindo seu repouso ao lado da família e, principalmente, do seu genro da qual o considera como um filho. É isso aí e bom descanso!
  • Outro tripulante que desembarcou foi o Contramestre Francisco Cesar Pivetta de Lima, que deve tá fazendo a alegria dos seus cachorrinhos de estimação, levando-os para os passeios.
  • A 1ª Tenente (RM2-T) Layza Serrão retornou com o pé direito em 2022 e já cheio de perspectivas para 2023 à frente da Assessoria de Comunicação Social do CIABA, considerada uma das melhores no âmbito do 4º Distrito Naval.
  • O amigo jornalista Antônio Cattete convidando o colunista para um almoço de reencontro dos Embaixadores da Paz. Presença garantida assim que marcar a festiva data.
  • Outro amigo com visita garantida é o Prático Marcelo Salgado e o grande Guilherme da Pará River Pilot. São grandes gentlemen.
  • O CIAGA comemorou no último dia 12 de Janeiro mais um Aniversário. A instituição de ensino tem como Comandante o dinâmico e competente Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva.
  • O mês de Janeiro já tem data importante no Calendário da AIEB-Brasil. No dia 25, sob a Presidência do Comendador Rodrigo Agostini, acontecerá o 18º Encontro de Autoridades no Rio de Janeiro (RJ).

NAVEGANDO.

Dizem que administrar empresa ou setor de Transporte Marítimo é complexo. Discordo em parte da afirmativa, visto que outras companhias têm as mesmas virtudes e problemas. A maioria dos obstáculos, às vezes, está nos níveis de gerentes e diretoria. O grande livro do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff cita a seguinte lição: “A gestão corporativa tem de visar à cooperação e não à vitória de alguns e à derrota de outros”.

Ainda do livro “Esse Barco também é Seu”, cita que em uma recente pesquisa do Instituto Gallup, mostrou que, quando as pessoas deixam a empresa em que trabalhavam, 65 por cento delas estão na verdade deixando seus gerentes. Assim como os Comandantes precisam ver os navios do ponto de vista da tripulação, em uma empresa de transporte marítimo, os Gerentes precisam ver do ponto de vista de seus funcionários, caso contrário, haverá “naufrágio” como já aconteceram com muitas companhias.

A Navalshore Amazônia está confirmada para os dias 24 a 26 de Maio no Centro de Convenções da Amazônia “Vasco Vasques”, em Manaus (AM). Como sabemos, a Navalshore é considerada a mais importante feira da Indústria Naval da América Latina. Agora será também realizada na nossa Região Norte.

Armadores do Paraguai e do Uruguai não gostaram nada da novidade que a Argentina realizou ao taxar trecho da hidrovia Paraguai-Paraná, a partir de 1º de Janeiro. O valor cobrado é de US$ 1,47 por tonelada, tendo como destinação para as obras de dragagem e sinalização. O porto de Montevidéu pode ser diretamente afetado. Não se tem manifestação no Brasil sobre o assunto.

A China vem liderando a construção naval a nível mundial. A Coréia do Sul mantém a dianteira em relação a navios de maior porte, como os porta-contêineres, transportadores de GNL e petroleiros. O colunista e sua tripulação recentemente estiveram em Zhoushan e pôde conferir uma pequena parcela do poderio da construção naval chinesa.

Houve grande crescimento nos números de navios movidos a combustíveis alternativos. Segundo o DNV, a expectativa é que 2023 siga o mesmo padrão de 2021 e 2022. Durante a navegação no Estreito de Singapura, no inicio de Janeiro, o colunista viu esse tipo de navio: um petroleiro com dois tanques no convés principal, na parte avante da Superestrutura, destinado a transportar GLN combustível. Isso já é uma realidade.

Em uma de suas primeiras Cerimônias a frente do Comando do 4º Distrito Naval, o Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho presidiu a Transmissão de Cargo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, no último dia 10 de Janeiro. Assumiu o Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Alessander Felipe Imamura Carneiro.

Ainda no âmbito do Comando do 4º Distrito Naval, a Capitania dos Portos e a Sociedade dos Amigos da Marinha do Amapá realizaram o Planejamento de Ações para 2023. Participaram do encontro o Capitão dos Portos, Capitão de Fragata João Batista da Conceição Reis, e o Presidente da Soamar-AP, Sr. Glauco Mauro Cei.

O Ministro de Estado da Defesa José Múcio Monteiro Filho prestigiou as trocas de Comando nas Forças Armadas. Ainda em 2022, no dia 30 de Dezembro, o General de Exército Júlio Cesar de Arruda recebeu o Comando do Exército Brasileiro. No dia 02 de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno foi empossado como Comandante da Força Aérea Brasileira. Já no dia 05 de Janeiro, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen assumiu o Comando da Marinha do Brasil.

Na mesa do colunista o Convite para a Cerimônia de Transmissão de Cargo da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que se realizará logo mais na Sede da própria Organização Militar. O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira passará o Comando ao seu colega Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa. Estaremos presentes representando a Marinha Mercante Brasileira e o Centro dos Capitães. (RM).