Os adaptandos que de destacaram no Período foram premiados.

CONVÉS PRINCIPAL – Entrega de Platinas encerra o Período de Adaptação 2023 no CIABA.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou no dia 27 de Janeiro a Cerimônia de Encerramento do Período de Adaptação 2023, matriculando os candidatos participantes, que agora passam a se denominar Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM).
Com a finalização desse ciclo em suas carreiras, receberam suas Platinas de 1º Ano do Curso, sendo a turma composta por 95 homens e 25 mulheres de nacionalidade brasileira, além de seis estrangeiros.
A Adaptação teve a duração de três semanas, iniciando no dia 09 de Janeiro, cujo objetivo foi preparar os Adaptandos para as atividades a serem desenvolvidas durante o Ciclo Escolar da EFOMM e do NFORM (Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha), visando à familiarização dos futuros profissionais da Marinha Mercante com a rotina a bordo do CIABA (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

CIAGA encerra o Período de Adaptação para os Candidatos a Alunos da EFOMM.

Final do Período de Adaptação do CIAGA.

No dia 27 de Janeiro foi encerrado o Período de Adaptação para os então Candidatos do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), no Rio de Janeiro, que agora passam para condição de Alunos da “Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante” (EFOMM).
Durante três semanas, essa etapa de suas carreiras visou os aprendizados das normas e regulamentos da escola, respeito à hierarquia e adaptação à rotina militar das quais cumprirão pelos próximos três anos.
O último dia do Período foi celebrado com a Cerimônia de Entregas de Platinas do 1º Ano Básico, sendo bastante comemorados por todos, principalmente pelos candidatos, onde desejamos sorte e sucessos nas funções que ora irão desempenhar. (Fotos: Jornal “O Pelicano” – CIAGA).

Marinha no combate a superlotação em embarcações nos rios do Amapá.

Lancha da Capitania dos Portos do Amapá abordando embarcação de passageiros.

A Marinha do Brasil realizou, entre os dias 13 e 22 de Janeiro, uma operação de fiscalização em embarcações de transportes de passageiros, fins garantir a segurança, evitar irregularidades e superlotações nos rios do Amapá.
As ações fizeram parte da 1ª Fase da Operação “Travessia Segura 2023”, sendo coordenada pela Capitania dos Portos do Amapá. Outras operações também ocorrerão ao longo desse verão amazônico.
A população poderá ajudar nas fiscalizações através de denúncias pelos seguintes meios: telefones (96) 3281-5480, (96) 99112-1538 e email cpap.faleconosco@marinha.mil.br. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

Comandantes da Marinha Mercante participam do Projeto “Cristo é o Rei”.

CLC Gondar e CLC Hildelene ao lado dos Organizadores e crianças do Projeto.

No mês de Janeiro, a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia iniciou e consolidou importante Projeto denominado “Cristo é o Rei”. Ela que é Embaixadora da IMO (Organização Marítima Internacional) no Brasil.
O Projeto social destina-se as comunidades do Rio de Janeiro, com as práticas de diversas atividades, também visando à apresentação da Marinha Mercante Brasileira e divulgação da Cultura Marítima para jovens e adolescentes.
As atividades também contam com uma das grandes expressões que é o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, que foi Embaixador da IMO: “Nos meus cinco anos como Embaixador da IMO, visitei 53 incursões em colégios das redes pública e privada no Rio de Janeiro e fora do Estado, bem como diversos Grupos de Escoteiros do Mar (GEMAR) pelo Brasil”.

MARÉ ALTA.

Mensagem recebida pelo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar: “O CLC Ricardo Monteiro, quando em repouso, mesmo sem nomeação, tem atuado como Embaixador, cujo escopo principal é criar no país a mentalidade marítima, voltar à atenção dos brasileiros para a importância do comércio marítimo, bem como incentivar a carreira de Marinha Mercante, ainda desconhecida no Brasil”.
Agradecimentos ao Comandante Gondar pelas gentis palavras. É dever de cada um de nós. Vejam a diferença entre um líder que motiva para aqueles que falam “pelas costas”.

MARÉ BAIXA.

Algumas empresas do nosso setor insistem em fazer discriminações entre Oficiais e Guarnições. Na opinião de muitos, os líderes confundem isso com distinção, que são conceitos diferentes. Lembrando que todos estão no mesmo barco e os Oficiais devem ser exemplos para Guarnição e vice-versa. “Atitudes baseadas no bom senso asseguram o moral elevado e aumentam as possibilidades de vitória”, conforme citado no livro “Este Barco também é Seu”. Ainda resume: “A estagnação, o estado de impotência, é a morte para qualquer organização”. Esperamos que essas empresas revejam seus conceitos de administrações.

PASSADIÇO.

  • A nossa grande Embaixadora do Turismo no Brasil, Marisa Araújo, comemorou sua data festiva de aniversário no “QG BR Raiz”, em Copacabana (Rio de Janeiro). Muitos clássicos do rock no evento. Parabéns para ela!
  • O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva extremamente feliz com o término do Período de Adaptação do CIAGA, incorporando novos Alunos nas fileiras da Marinha Mercante e Marinha de Guerra.
  • Também feliz e empolgado se encontra o Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga de Souza, atual Comandante do CIABA, pelo término desse período em sua instituição, a “Universidade do Mar”.
  • No sábado (28) grande encontro tive com o jornalista Antônio Cattete e sua família no Parque dos Igarapés, que por sinal tem uma ótima culinária e ambiente para relaxamento e diversão da criançada. Nota 10.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho demonstrando grande preocupação com o destino do colunista. Amigos verdadeiros se preocupam. Ao contrário de alguns que preferem falar mal, e só pelas “costas”.
  • Outro amigo é o Capitão de Longo Curso Roger Arero Já marcando encontro com os Comandantes que estão em Belém. Se tudo der certo, estarei lá para rever a “galera”.
  • O Oficial Superior de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana, por tudo que já fez, merecia uma grande homenagem de sua instituição. Continuaremos no aguardo para que isso aconteça.
  • O Chefe de Máquinas Bira, como é carinhosamente conhecido, recebeu homenagem a bordo por ter contado a melhor história de ficção científica do ano 2022. Mesmo o trabalho sendo duro, temos os momentos de diversão e ele sabe bem fazer isso.
  • O agora Praticante Oficial de Máquinas Wendel é só felicidade com o recebimento da sua nova CIR com sua categoria atualizada na etiqueta. Em breve estará embarcando no NT “Garrincha” para iniciar seu estágio.
  • Ultimamente quem anda sumido é o Oficial de Náutica Roberto Sabbá, plantador de pimenta em Mocajuba (PA), sua cidade natal.

NAVEGANDO.

“Ser querido não costuma estar entre as qualificações exigidas para o cargo de Comandante de um navio da Marinha. O que é essencial é ser respeitado, digno de confiança e eficaz”. O trecho do livro do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff (Este Barco também é seu) também se aplica a empresas. Porém, muitas fazem vistas grossas, comprometendo a confiança e eficácia dos seus líderes. Isso conhecemos de sobra em algumas pessoas, principalmente naquelas que acham que enganam (os famosos, conhecidos como “teatrinhos”).

Por isso, nós homens do mar, devemos ter influência positiva na vida dos mais jovens, criar a melhor organização que estiver ao nosso alcance e não desperdiçar a oportunidade de liderança. Depois que você desperdiça uma oportunidade, nunca mais a consegue de volta. Quando estiver com 90 anos de idade, olhará para trás na vida e dirá: “se ao menos eu tivesse…”. Hora de pensar e refletir.

Os recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM) tem no seu balanço parcial o projeto de conclusão de 3 embarcações no 1º Trimestre de 2023. As obras com rebocadores e empurrador fluvial demandaram aproximadamente 1.200 empregos, ao somar o contingente dos dois estaleiros. Estamos nas expectativas para que o novo governo priorize a indústria naval brasileira, que já foi uma das maiores no contexto mundial.

O Porto de Suape, que fica no Estado de Pernambuco, recebeu neste mês de Janeiro a maior importação de gás de cozinha, que é o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo), no Nordeste. O produto foi transportado pelo navio “Eco Artic”, proveniente do porto de Bahia Blanca (Argentina). Atualmente, alguns navios de bandeira brasileira têm importado gás dessa cidade.

A “Operação Verão 2022-2023” vem sendo realizado pela Marinha em todas as regiões do Brasil. As atividades de inspeções navais estão sendo intensificadas, tudo para salvaguarda a vida humana no meio aquaviário, além de verificações de cumprimentos de normas e regulamentos. Os condutores de embarcações e passageiros necessitam dessa conscientização, afinal de contas, segurança da navegação é dever de todos.

O Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” iniciou a XXIII edição da Operação Acre, quando desatracou do cais da Estação Naval do Rio Negro, que fica em Manaus (AM), no dia 19 de Janeiro. A missão ocorrerá até 23 de Maio, com grande equipe que realizará atendimentos médicos, odontológicos e farmacêuticos nas comunidades ribeirinhas localizada no rio Juruá, nos Estados do Amazonas e Acre.

Entre os dias 18 e 23 de Janeiro, a Marinha do Brasil, através da Base Naval de Aratu, recebeu as visitas do Projeto “Anjinhos da Praia”. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que levou 103 integrantes, com faixa etária entre 7 e 12 anos para conhecer as instalações da Base. Os pequeninos foram recebidos na Escola de Formação de Reservistas Navais, contribuindo para o aprimoramento cívico-militar das crianças e adolescentes.

A Força Aérea Brasileira (FAB) vem transportando alimentos para serem distribuídos na comunidade da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação visa atender à crise sanitária, sendo resposta emergencial, aos indígenas que enfrentam graves problemas de saúde, como desnutrição em crianças e idosos, malária, infecção respiratória aguda e outras doenças, sem receber qualquer tipo de assistência médica, virando notícia internacional.

Também o Exército Brasileiro vem atuando na missão de ajuda humanitária à Terra Indígena Yanomami, por meio do 4º Pelotão Especial de Fronteira (Surucucu-RR), pertencente ao Comando de Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva, do Comando Militar da Amazônia (CMA). O apoio teve inicio no dia 22 de Janeiro com a prestação de serviços de logística, saúde e distribuição de cestas básicas.

O colunista teve a honra de conhecer o Parque dos Igarapés, em Belém do Pará. Excelente local com culinária de alto padrão, além de recreações em piscinas naturais e esportes radicais, fazendo a alegria da criançada. A recepção é da melhor qualidade. Local próximo da natureza, onde a diversão é garantida. Agradecimentos ao amigo jornalista Antônio Cattete que, juntamente com sua família, recebeu-nos como verdadeiro anfitrião. (RM).