Os Prefeitos Clebinho, de Bagre; Guto Gouvêa, de Soure; Gilma Ribeiro, de Oeiras

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Prefeitos do Marajó elegem nova Diretoria da AMAM

Prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) elegeram, nesta terça-feira(31), a nova diretoria da entidade para o biênio 2023/2024. Na presidência, o prefeito de Soure, Guto Gouvêa e o prefeito Clebinho, de Bagre, e a prefeita de Oeiras, Gilma Ribeiro, nas primeira e segunda vice-presidências, respectivamente.
A solenidade contou com a presença de dez prefeitos filiados, da deputada estadual, Andréia Xarão, e do deputado estadual Iran Lima, além do secretário especial do Marajó, Jaime Barbosa, cinco ex-prefeitos, convidados, jornalistas e servidores da instituição.
Durante a solenidade de posse, os prefeitos ressaltaram a importância da AMAM como entidade de fomento do desenvolvimento socioeconômico regional e interlocutora com o governador Helder Barbalho para mais investimentos.
Prefeitos presentes: Guto Gouvea, Soure; Clebinho, Bagre; Gilma, Oeiras; seu Carlos, Salvaterra; Bambueta, Cachoeira do Arari; Boró, Anajás; Clebão, Curralinho; Paulo Ferreira, Portel; Xarão Leão, Breves; Consuelo Castro, Ponta de Pedras.

Proteção de infraestrutura estratégica na área do CMN

General de Exército Costa Neves visitando instalações do Terminal de Miritituba.

Com foco na proteção da infraestrutura estratégica da região amazônica, o Comandante Militar do Norte, General de Exército Costa Neves, visitou o Porto de Miritituba, nesta segunda-feira (30), para conhecer as capacidades das instalações.
O Porto de Miritituba está localizado à margem direita do rio Tapajós e é um ponto estratégico para escoamento de grãos no Arco Norte do Brasil. Estratégico para a exportação de commodities agrícolas produzidas em Mato Grosso, faz parte do chamado corredor logístico Tapajós-Xingu, que compreende a rodovia BR-163, as Estações de Transbordo de Carga (ETCs), hidrovia do Tapajós-Amazonas, e os portos de Santarém, Vila do Conde e Belém, no Pará, e Santana, no Amapá.
O Comando Militar do Norte está integrado com o desenvolvimento socioeconômico do distrito de Miritituba, assim como na defesa e proteção da infraestrutura logística da região Amazônica.

Ciaba realiza abertura do ano letivo

Comandante do 4º DN, Vice-Almirante Capistrano (centro), presidiu o evento

No dia 31 de janeiro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como comandante o CMG Braga, realizou a Abertura do Ano Letivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, presidiu o evento, deu as boas-vindas aos alunos e declarou aberto o ano letivo de 2023.
A audiência foi composta por 290 alunos da EFOMM, sendo 126 alunos do primeiro ano, 117 alunos do segundo ano e 47 alunos do terceiro ano, além de professores, oficiais e servidores civis do Centro de Instrução.
O Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas, ministrou, ainda, uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil, relacionadas à Autoridade Marítima.

Mares & Rios

A Wilson Sons, maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, realizou, em janeiro, o serviço de agenciamento do navio Affinity Diva, originário da China. A embarcação quebrou o recorde por ser o maior navio de fertilizantes na história do Brasil, neste mercado, e do Porto de Santos, o principal complexo portuário da América Latina.

O Affinity Diva, que tem 229 metros de comprimento e 36 metros de largura, saiu do porto de Huanghua, na China, em meados de outubro de 2022. O navio, cujo afretador é a Allied Harvest, representada pela AgriLaf no Brasil, transportou uma carga recorde de 85,2 mil toneladas de sulfato de amônia, fertilizante utilizado no manejo agrícola. A China é o segundo maior parceiro do Brasil em fornecimento de fertilizantes. No caso do sulfato de amônia, 80% do que o Brasil consome são provenientes da China.

Uma embarcação diferenciada atracou no Porto do Rio de Janeiro, na quinta-feira (26). Trata-se do “Aqua Felix”, primeiro navio da classe Fast CrewSupplier (FCS) 7011 do Grupo holandês Damen, uma embarcação rápida de mudança de tripulação das plataformas, sendo uma alternativa ao transporte por helicóptero. Lançado em 2021, o navio fica na cidade até o fim da tarde desta sexta-feira (27) para ser apresentado pelo armador às empresas do mercado de energia offshore. Com a superestrutura e o casco feitos em alumínio, o FCS 7011 tem 73,6 metros de LOA (comprimento) e 11,2 metros de boca (largura), pesando um total de 105 toneladas. A embarcação é capaz de navegar a velocidades de até 40 nós e pode acomodar até 150 pessoas.

No último dia 20, no Hotel D. Pedro, em Lisboa, ocorreu a cerimônia de posse do CMG Fabio Hideki como Adido de Defesa e Naval do Brasil, em substituição ao também CMG Eduardo Rabha Tozzini. Na oportunidade, Tozzini foi condecorado com a Cruz de São Jorge do Estado Maior das Forças Armadas de Portugal.

A SOAMAR Brasil em Portugal, que tem como presidente Artur Alexandre Feio de Victoria Candeias, esteve presente ao evento e parabenizou Tozzini pela Condecoração recebida do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal e desejou ao novo Adido de Defesa e Naval do Brasil, Fabio Hideki, as maiores venturas e êxitos no desempenho de tão importante cargo. (LOP).