A edição da Coluna presta grande homenagem aos Capitães Fluviais da Marinha Mercante Joelma e Eladir Castro, que são grandes referências em suas funções.
A Comandante Joelma foi a primeira, no segmento feminino, a chegar à Categoria de Capitã Fluvial, servindo como motivação para àquelas que desejam ingressar na carreira. Ela é portadora da Medalha de Mérito Tamandaré e atua com dedicação na profissão.
O Comandante Eladir Castro, marido de Joelma, é pai dedicado e possui na sua categoria tudo o que um bom Capitão representa na função, considerado referência no setor e motivação na carreira.
Ambos atuam no Navio Auxiliar “Pará”, que presta assistência médica e social na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito.
A foto mostra o momento em que o colunista teve a honra de conhecê-los por ocasião da Transmissão de Cargo da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) ocorrida no dia 16 de Janeiro.
Colégio Naval abre concurso com pioneirismo para as mulheres.
O Colégio Naval abrirá concurso para admissão no dia 13 de Fevereiro, ofertando o total de 131 vagas, sendo 119 para homens e 12 para mulheres.
Tal qual já acontece na Escola Naval, essa será a primeira turma que terá a presença feminina nas suas fileiras. Os candidatos deverão ter idade entre 15 e 17 anos (completos até 30 de Junho de 2024) e ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental.
A instituição fica sediada em Angra dos Reis (RJ) e prepara estudantes para ingresso no curso de graduação da Escola Naval, onde são formandos os Oficiais da Marinha do Brasil e de nações amigas.
Marinha do Brasil inicia Operação “Acre” em sua XXIII Edição.
Com a participação do Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro”, a Marinha do Brasil iniciou no dia 19 de Janeiro a Operação Acre cujo prazo se encerrará em 23 de Maio.
Na sua 23ª Edição, a missão contará com 85 militares que estarão a bordo da embarcação. A Equipe de Saúde contará com 27 especialistas nas áreas médicas, odontológicas e farmacêuticas que realização atendimentos nas áreas ribeirinhas carentes e isoladas do rio Juruá, que abrange os Estados do Amazonas e Acre.
São previstos cerca de 20.000 atendimentos durante os 125 dias da operação, através de convênio entre a nossa Força de Mar, o Ministério da Saúde e o Governo do Acre. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).
Navio moderno para transferência de tripulação atraca no Rio de Janeiro (RJ) pela primeira vez.
No dia 26 de Janeiro, atracou no porto do Rio de Janeiro (RJ) a moderna embarcação “Aqua Helix” pertencente à classe Fast Crew Supplier (FCS) 7011, que será empregada na mudança rápida de tripulações que atuam nas plataformas.
Fazendo parte do Grupo holandês Damen, constituirá numa alternativa ao transporte por helicóptero. Suas dimensões são de 73,6 metros de comprimento e 11,2 metros de boca (largura), tendo peso total de 105 toneladas.
A embarcação navega na velocidade de até 40,0 nós, acomodando 150 pessoas. Também atua em condições de tempo com ondas de até 3,0 metros de altura, garantindo a segurança dos tripulantes e passageiros.
Com certeza é uma boa aquisição para as empresas que optarem por esse transporte, proporcionando redução de tempo e custos operacionais.
MARÉ ALTA.
Os Serviços de Buscas e Salvamentos (SAR) ao longo da costa brasileira têm contribuído para os resgates e prestações de socorros aos navios mercantes que por ventura venham a solicitar esse tipo de apoio. Tanto a Marinha do Brasil como a Força Aérea Brasileira não medem esforços para chegarem aos locais com distâncias consideradas em mar aberto, tudo para a salvaguarda da vida humana no mar.
MARÉ BAIXA.
Uma velha história: “mentira repetida várias vezes… pra parecer verdade, até o próprio mentiroso acredita”. É o que vem acontecendo em determinados setores da nossa navegação. Chega ao fato de que os próprios colaboradores aceitam as enganações para não contrariar as administrações, do que falarem a verdade e não sofrerem retaliações, já que muitos têm problemas de egos. Escutar um líder, que não sabe falar ou que seja “vaselina pura” (linguajar de bordo), isso ninguém merece.
PASSADIÇO.
- O Capitão de Mar e Guerra (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra em breve estará deixando o Serviço Ativo da Marinha do Brasil, após longos anos na Força de Mar.
- O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho continua sua interação intensiva junto aos Alunos da EFOMM do CIAGA e do CIABA. Muito querido por todos, inclusive por quem o conhece bem, como o colunista.
- O Capitão de Longo Curso Elvis Soares de Oliveira está muito feliz com a formatura de seu filho Andrew Lima de Oliveira em Medicina. Parabéns ao novo Doutor.
- Outro mercante que também estará feliz, em breve, é o Oficial Superior de Máquinas Dennis Monteiro, cuja filha também se formará em Medicina.
- O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa relembrou, com emoção, quando seu filho Matheus recebeu sua primeira Platina no CIAGA. Orgulho muito grande aos jovens alunos e aos seus familiares e amigos.
- O Acadêmico da Abrammil José Cândido atua como Diretor Executivo de maneira exemplar e profissional, engrandecendo a instituição.
- O Capitão de Longo Curso Guedes Leal é um dos Comandantes do NT “Oscar Niemeyer”. Essa embarcação é o xodó do colunista, uma vez que foi seu primeiro Comandante.
- Outro Comandante do NT “Oscar Niemeyer” é o amigo Capitão de Longo Curso Ayrton Martins Caldeira Filho, que também é Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.
- O Capitão de Cabotagem Felipe Damasceno vem atuando de maneira destacada na nova empresa em que atua, após deixar uma estatal. Sucesso é garantido para aqueles que honram a profissão.
- O Contramestre Francisco César Pivetta tem no seu grande hobby, quando curtindo repouso, levar seus cachorrinhos de estimação para os passeios diários. O Cozinheiro Rogério que gosta de ver.
NAVEGANDO.
Entramos no mês de Fevereiro de 2023. Janeiro foi até que passou tranquilamente, fora alguns eventos ocorridos no novo Governo como o caso de Brasília no dia 08 e mudanças nos Comandos de alguns cargos nas Forças Armadas. O povo, mesmo que tenha uma parte contra, deve torcer para que o Brasil sempre cresça, pois isso irá beneficiar a todos. Torcer para que dê errado, não é patriotismo.
Notícias circulando no setor mostram as preocupações das tripulações, em especial os Comandantes, sobre os novos nomes ventilados para assumir as funções em uma empresa de transporte marítimo. Segundo comentários, caso aconteçam, será retrocesso e poderão gerar desconfortos e faltas de empatia. Torçamos para que não vá adiante.
Registros de naufrágios têm crescido no Pará, bem como os transportes de drogas ao longo dos rios amazônicos. Na última semana foi apreendida nova carga de entorpecentes transportadas em embarcação próxima a Óbidos (PA). Os criminosos ainda tentaram fugir da embarcação da Segurança Pública, mas acabaram se rendendo.
O porto de Imbituba recebeu na última quinta-feira (26) o rebocador “SAAM Tucano”, construído em 2008, que prestará apoios às manobras de entrada e saída de navios. Ele se junta a outro já existente, o “SAAM Tapajó”, que já opera desde Outubro de 2022. As duas embarcações são do tipo propulsão azimutal, tendo 24,4 metros de comprimento e capacidade de até 50, toneladas (bollard pull ahead).
Seguradoras apontam necessidade de proteções devido aos relatos de ataques de piratas às embarcações na região norte. É um dos maiores crimes que ocorrem nessa área, onde “os rios são as estradas naturais”. O Seguro é imprescindível. Sindarma citou que 1,5 milhão de litros roubados ocorreram somente nos quatro primeiros meses de 2022.
Anos atrás foi ventilada a criação da Polícia Hidroviária Federal, que atuaria para evitar os crimes nas regiões aquaviárias, porém não passou de uma noite de verão. Os crimes continuam acontecendo, até aumentando em vários casos e nada é feito. Os quantitativos policiais dos estados necessitam de reforço urgente, caso contrário, teremos vidas inocentes sendo perdidas e cargas roubadas, além dos transportes de drogas.
A “Operação Travessia Segura” foi idealizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) com o intuito de orientar os condutores e reforçar a fiscalização nas embarcações responsáveis pelo transporte de passageiros e o turismo náuticos em vários Estados. Essa campanha surgiu durante a Operação Verão 2017/2018.
No dia 26 de Janeiro se comemorou o Aniversário da cidade de Santos (SP). Quatro navios da Marinha do Brasil atracaram no dia 27 e realizaram visitação pública até 29 no cais da Marinha. Foi grande momento para que a população interagisse com a Força de Mar e conhecerem as atividades exercidas pelos bravos marinheiros.
O Calendário 2023 da Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil) será aberto no dia 03 de Março, com a realização da 43ª Reunião Administrativa, envolvendo a Diretoria, Conselhos e Acadêmicos no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). Vários assuntos serão tratados nesse evento, que serão praticados ao longo do ano. Logo em seguida, ocorrerá o Almoço de Confraternização no mesmo local.
Após o término do Período de Adaptação, o próximo evento do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) será a Aula Inaugural, que marcará o início do Ano Letivo para os Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Desejamos sorte e bons estudos para àqueles que adentraram os portões da Organização Militar (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.