Personalidades civis e militares foram condecoradas no 18º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil.

CONVÉS PRINCIPAL – 18º Encontro de Autoridades da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil.

A Cerimônia ocorreu no Auditório da FIURJ.

Em 25 de Janeiro, no Auditório da “Faculdade Instituto do Rio de Janeiro” (FIURJ), aconteceu o “18º Encontro de Autoridades da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil” (AIEB-Brasil), no Rio de Janeiro (RJ).
Esse foi o primeiro evento da instituição no ano, que vem com grandes promessas e realizações de ajudas humanitárias, promovendo condecorações a várias personalidades civis e militares, além dos lançamentos de novas medalhas de méritos nos próximos eventos.
Nessa Cerimônia, representantes de diversas instituições, como Forças Armadas, Forças de Segurança Pública, Órgãos das Esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como privadas, foram agraciadas com Medalhas de Méritos, em virtudes de suas atuações exemplares nas respectivas áreas profissionais.
O Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini, e a Vice-Presidente, Sra. Gisele Santana, presidiram a importante Cerimônia, que foi sucesso garantido, com grande público se fazendo presente. (Fotos: AIEB-Brasil).

MILITUM 2023 – V Festival de Cinema de História Militar.

Daniel Mata Roque (à direita) ao lado do colunista e do CLC Gondar.

Já estão abertas as inscrições para o Festival Militum 2023.
O Militum, criando uma janela de exibição informativa e competitiva, tem como objetivo incentivar a produção independente do cinema brasileiro, promover o acesso a obras audiovisuais inovadoras, culturais e educativas, bem como proporcionar o debate, a discussão, o aprendizado e a difusão do conhecimento sobre a história militar brasileira.
O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela “Pátria Filmes”, em parceria com o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (CEPHiMEx/DPHCEx), a Academia de História Militar Terrestre do Brasil – Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO), a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Direção Central (ANVFEB) e a Sociedade Amigos da Marinha – Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). Tem ainda o apoio do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), do Portal FEB e do CH Grupo.
Podem participar filmes captados em qualquer suporte e finalizados em qualquer formato digital, com qualquer duração, produzidos em qualquer época e que possuam como temática central a história militar brasileira, seus estudos, fatos, versões e personagens.
Inscrições abertas para a quinta edição do Militum até 31 de julho de 2023. Conheça o regulamento e inscreva seu filme: patriafilmes.com/festival-militum
Os filmes exibidos e premiados nas edições anteriores do Festival Militum estão disponíveis para assistir online gratuitamente no Acervo Cinematográfico Militum: patriafilmes.com/acervo-cinematografico-militum

Time de futebol patrocinado por Oficiais Mercantes vence partida amistosa.

Barcelona Conduru.

Em jogo amistoso, o time de futebol amador da cidade de Picos (PI) chamado Barcelona Conduru venceu o Red Bull Picos pelo placar de 12 x 6, em partida amistosa realizada na manhã do último domingo.
Parece uma matéria esportiva, porém um dos principais fatores do time do Barcelona é que recebe patrocínios do Capitão de Longo Curso André Leal, do Capitão de Cabotagem Allan Moreira e do 1º Oficial de Náutica Daniel Moura, todos pertencentes a empresa de navegação Log In, uma das melhores com bandeira brasileira.
Parabéns ao time dos mercantes. Fazendo bonito nessa área esportiva!

Ações de enfrentamento e prevenção ao escalpelamento no Pará são realizadas pela Marinha do Brasil.

Foram distribuídas toucas de proteção de cabelo para comunidades ribeirinhas.

No dia 06 de Fevereiro, a Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, que tem no seu Comando o Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, iniciou as ações de enfrentamento e prevenção ao escalpelamento nos municípios de Muaná, Abaetetuba e Igarapé-Miri, no Pará.
Foram realizadas palestras, instalações gratuitas de coberturas de eixo do motor de embarcações, distribuição de toucas de proteção para os cabelos e panfletos educativos, ofertados pela Sociedade Amigos da Marinha em Belém.
As atividades se encerrarão no próximo dia 16 de Fevereiro. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

MARÉ ALTA.

O Navio Auxiliar “Pará”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, é também conhecido como navio da esperança, em virtude das atividades que executam, dentre elas os atendimentos médicos, exames e palestras para a população ribeirinha na área do Comando do 4º Distrito Naval. Seu Comandante é um Capitão de Corveta do Corpo da Armada.

MARÉ ALTA.

Os caos nos trânsitos das cidades têm se mostrado verdadeiros absurdos. Podemos citar a falta de respeito e educação, tanto de motoristas quanto de pedestres. É cada qual querendo se sobrepor e tirar vantagens do outro, numa verdadeira demonstração de egoísmo. Entre os motoristas, os que mais cometem falta são motociclistas, que acham que podem agir como ciclistas. Por outro lado, grande maioria dos pedestres desconhecem leis de trânsito e acham que, por ter prioridade, podem atravessar e disputar com veículos. As consequências de tudo isso já sabemos. Umas das grandes causas são a falta de fiscalização e pessoal dos órgãos responsáveis.

PASSADIÇO.

  • O Colunista pôde reencontrar o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa, que fez o gentil convite para um café na OM. Convite aceito.
  • Também cumprimentou o Capitão de Mar e Guerra (MD) Carlos Eduardo Martins Marsico, atual Diretor do Hospital Naval de Belém (HNBe).
  • Um grande abraço aos Comandantes Eladir Castro e Joelma pelo fraternal convite para a Cerimônia de Passagem de Comando do Navio Auxiliar “Pará”.
  • O colunista visitou o Capitão de Mar e Guerra (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra na sala de sua responsabilidade na Base Naval de Val de Cães (BNVC).
  • Ontem, a convite da Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, apresentamos importante live sobre renovação de certificados para os marítimos que desejam retornar às atividades.
  • Finalmente o Imediato Ferreira, Mecânico Gerson e Marinheiro de Convés Lidiomar, que pertenceram à tripulação do colunista, deixou recentemente o porto de Singapura com destino ao Brasil.
  • O amigo Capitão de Cabotagem Fábio Rolim bastante feliz e emocionado com a indicação do seu Comandante para a Medalha Embaixador da Paz no Brasil. Merecido!
  • O 2º Oficial de Máquinas Germando Araújo da Costa já nos preparativos para retornar a navegação em sua carreira. Boa sorte ao amigo!
  • O Capitão de Longo Curso Ayrton Martins Caldeira Filho, a bordo do NT “Oscar Niemeyer”, encontra-se no porto de São Luís (MA) para mais uma grande operação.
  • A querida Dayse Monteiro, que realiza um excelente trabalho no nosso CIABA, sempre mantendo contato com o colunista. Seu irmão, outro amigo, o Oficial Superior de Maquinas Fabiano.

NAVEGANDO.

Na última sexta-feira (10), marítimos e armadores encaminharam pedido de renovação de acordo bilateral. O documento foi entregue à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Posteriormente será encaminhado aos Ministérios de Portos e Aeroportos e de Relações Exteriores. Mais uma excelente iniciativa e atuação da Conttmaf e Sindmar.

A navegação interior foi um dos destaques em 2022. Isso mantém expectativas altas para este ano. Vários projetos estão em andamento, sendo um dos principais a implantação da hidrovia Brasil-Uruguai, que vem sendo discutidos pelos governos dos dois países. Isso ajudará a reduzir custos logísticos e melhorar a eficiência operacional.

A Temporada 2022/2023 de Cruzeiros poderá chegar a 119 mil desembarques neste carnaval. Doze navios estão operando na cabotagem e no longo curso, entre as cinco companhias. É uma boa oportunidade para melhorar a economia, que nos últimos anos foi interrompida em virtude da pandemia.

Equipes do Ibama, da Funai e da Força Nacional de Segurança Pública vêm realizado a Operação Yanomami contra o garimpo ilegal na terra indígena. No dia 07 de Fevereiro, um avião, um helicóptero e um trator de esteira, além de estruturas que serviam de apoio logístico aos garimpeiros foram destruídos.

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) comemorou seu Aniversário de 66 anos em Cerimônia Militar realizada no dia 10 de Fevereiro no Comando da Divisão Anfíbia (ComDivAnf), que fica na Ilha do Governador, Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com a presença do Comandante da Marinha e foi presidido pelo Comandante de Operações Navais.

O antigo Navio de Socorro Submarino (NSS) “Felinto Perry” irá a leilão no mês de Março para destinação final. Segundo a Emgepron, responsável pela organização, o processo prevê venda em lote único, pelo valor mínimo de R$ 2,8 milhões.

O Comando Militar do Norte iniciou no dia 31 de Janeiro as atividades 2023 do Programa Forças no Esporte (Profesp) com o objetivo de contribuir ao desenvolvimento de crianças e jovens do município de Marabá (PA). O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceira com o Ministério do Esporte, Ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional da Juventude.

Incêndios atingem a zona centro-sul do Chile. Em ajuda solidária, a Aeronáutica enviou uma aeronave C-130 Hércules com destino a Concepción, decolando na tarde do dia 09 de Fevereiro, com o intuito de auxiliar no combate aos incêndios florestais, com capacidade para transportar 12 mil litros de água.

A Força Aérea Brasileira realizou o lançamento de materiais para a recuperação da pista de pouso do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, localizado na região de Surucucu (RR). Mais de 36 toneladas de materiais para reparos e equipamentos foram entregues. A pista deve ficar pronta em poucos dias.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará torna público que estão abertas as inscrições para o preenchimento das vagas do Programa Escola da Vida/2023 para a Região metropolitana de Belém. O período de inscrição irá até o dia 17 de Fevereiro. O Programa é voltado para os adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social e carência econômica. Acesse: pev.bombeiros.pa.gov.br/inscricao/default. (RM).