Abraão Benassuly, Edmilson Rodrigues , Helder Barbalho e Priante.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – O novo Terminal de Icoaraci.

O governador Helder Barbalho assinou, no último domingo, a Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início das obras de construção do novo Terminal Hidroviário Turístico do distrito de Icoaraci, em Belém.
Localizado na rua Siqueira Mendes, ao lado do atual Trapiche do distrito, o novo terminal irá garantir conforto e segurança para quem precisar embarcar e desembarcar na famosa “Vila Sorriso”, além de promover a integração do distrito com as ilhas do entorno e municípios da região do Marajó. A nova infraestrutura hidroviária também irá estimular o turismo, a economia e o desenvolvimento da região.
Durante o ato de assinatura, o chefe do Executivo Estadual falou ainda sobre a importância do novo espaço como instrumento de fortalecimento econômico e de turismo. Ainda durante discurso, Helder Barbalho trouxe mais uma novidade para moradores de Icoaraci e região e confirmou a entrega da ponte do distrito de Outeiro para o próximo dia 26 de fevereiro. “Nós vamos fazer a inauguração da ponte do Outeiro para definitivamente ter essa página virada e o acesso entre Icoaraci e Outeiro facilitado e plenamente restabelecido.” informou.

Companhia Docas de Santana se destaca em embarque

Navio Eagle I-Star operando no Porto de Santana.

No final do mês de janeiro, o Porto de Santana, no Amapá, registrou embarque de 22.867 mil toneladas de minério de ferro no navio M/V “Eagle 1-Star” em 24h operacionais, estabelecendo o novo recorde e superando o anterior de 22.395 mil toneladas embarcadas no navio “Soho Trader”, em setembro de 2021.
Os números foram confirmados recentemente pela Diretoria Executiva do Porto, destacando a eficiência das operações. O operador portuário foi a Serveporto Group, referência neste tipo de operação, e foi coordenada por Rubem Rocha, Gerente Geral no Estado do Amapá. A operação contou ainda com o apoio da DEV Mineração, Objetivo Transporte e Sindicato dos Estivadores do Amapá. A manobra de atracação do navio M/V ”Eagle 1-Star” foi realizada pelo colunista e prático da Bacia Amazônica, Luiz Omar Pinheiro.

Porto de Santarém: O GIGANTE DO NORTE.

O movimento recorde em volume de carga embarcada no Porto de Santarém, no ano passado, está fazendo com que se torne o principal porto do Arco Amazônico. Hoje, é possível operar com até cinco navios no embarque de grãos e desembarque de fertilizantes.
O trabalho conjunto entre a Marinha do Brasil, Comando do 4º Distrito Naval, por meio da Capitania Fluvial de Santarém, Companhia Docas do Pará e Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da Bacia Amazônica, vem fazendo a diferença. Por conta disso, houve um ordenamento perfeito estabelecido, dentro das normas internacionais de segurança do tráfego marítimo, que permite, além de cinco navios operando simultaneamente, outros cinco fiquem fundeados esperando para operar, além dos navios de turismo.
Na ilustração abaixo, podemos ver um momento em que temos cinco navios fundeados na área de espera para operar, um operando fundeado e dois operando atracados na CDP e Cargill.

Mares & Rios

A Tenente-Coronel Médica Dinalva Ferreira da Costa do Carmo (foto) será a primeira mulher a assumir a direção do Hospital Geral de Belém (H Ge Belém). A cerimônia de passagem de direção da tradicional unidade ligada à 8ª Região Militar (8RM) será realizada nesta quarta-feira (15), às 17h30, na sede do Hospital, em Belém. Na ocasião, o Coronel Médico José Ricardo Lopes passará o cargo após dois anos à frente da Organização Militar. A nova diretora é paraense e torcedora do nosso Paysandu.

O novo presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, esteve na manhã da última quinta-feira (09) visitando o Complexo Bolonha, em Belém (foto), onde fica instalada a Estação de Tratamento de Água que abastece Belém e região metropolitana. Estiveram também presentes na visita técnica membros da atual gestão, entre eles a diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, o Diretor de Mercado, Maurício Almeida, Anadélia Santos, Diretora de Gestão, Logística e Pessoas, além de gestores de várias áreas da Companhia.

Quem se despediu domingo da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará foi Abraão Benassuly. Durante a cerimônia, em Icoaraci, pediu ao Governador permissão para fazer um balanço dos quatro anos e um mês em que esteve à frente da da CPH. Foram 35 Obras autorizadas pelo governador, 19 Terminais Hidroviários inaugurados e 16 com obras em andamento, beneficiando mais de 1.900.000 mil pessoas

Benassuly agradeceu também à valorosa equipe da CPH, equipe extremante dedicada e competente, que permitiu alcançar o resultado e o reconhecimento do trabalho. E destacou como exemplo, o maior e melhor terminal hidroviário do Brasil em Santarém, e também o terminal turístico de Algodoal, construído em uma Área de Proteção Ambiental, exemplo de desenvolvimento atrelado ao respeito ao meio ambiente.

Uma pessoa que estava na cerimônia disse que “Belém já teve um prefeito (Hélio Gueiros) que era tarado por Docas. Agora, para felicidade da população ribeirinha do nosso estado, temos um Governador Helder Barbalho que é tarado por terminais hidroviários de passageiros”. No primeiro governo, foram inaugurados 19, entre novos e reformados e mais 16 para serem inaugurados nos próximos anos (LOP).