Instalações do grupo Serveporto.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Serveporto participará da Intermodal 2023

Será a maior edição da Intermodal South America. É o que prometem os organizadores da mais completa feira de logística, intralogística, transportes de cargas e comércio exterior da América Latina. A 27a edição do evento, que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março, no São Paulo Expo, já bateu recorde de todos os números: área de exposição, número de marcas, setores representados e países participantes, se comparada a edições anteriores.
O estado do Pará estará representado no evento pelo Grupo SERVEPORTO, um dos maiores grupos do setor marítimo e logístico da região norte, com atuação forte no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, e no estado vizinho Amapá, mas precisamente no Porto de Santana, onde mantém quase que a totalidade das operações de embarques de minérios e grãos. O grupo que tem como Diretor-presidente o competente Ronaldo Lopes, estará no stand C138 da CDP e participará pela primeira vez como expositor, visto que nos anos anteriores participava como visitante.
A feira tem nesta edição a multimodalidade com ‘norte’ para superar as deficiências e explorar as oportunidades para alavancar a logística nacional e internacional. Adicionalmente, em 2023, o evento oferece uma gama sem precedentes de conteúdo, com o Interlog Summit, composto pela tradicional Conferência Nacional de Logística (CNL) – uma realização da Abralog (Associação Brasileira de Logística) – e pela primeira edição do Congresso Intermodal South America.

Parceria com CDP leva grupo Matapi à Intermodal

O Grupo Atlântica Matapi realizou operações que contribuem para o desenvolvimento da Amazônia

O Grupo Atlântica Matapi, empresa especialista em soluções logísticas na Amazônia, também estará na Intermodal South America 2023 – maior e mais completo evento para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e armazenagem, e comércio e exterior. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Matapi, Tiago Pinto.
A Companhia Docas do Pará fechou parceria com empresas paraenses que vão expor na Intermodal as soluções logísticas apresentadas nos portos do Pará e do Arco Norte, que vem crescendo nos últimos anos em movimentação, impulsionados pelas exportações de grãos, minérios e madeira, e importações de fertilizantes. Além disso, a região vem sendo reconhecida por operações históricas.
“O centenário Porto de Belém voltou a exportar madeira após duas décadas. Em Vila do Conde, pela primeira vez nas regiões Norte e Nordeste, foi realizada uma operação big bag de gergelim”, relembrou Tiago Pinto.

Mares & Rios

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vão realizar, no próximo dia 27, a partir das 10 horas, uma live para orientar os gestores das instalações portuárias a preencherem o formulário de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2022 para Terminais de Uso Privado. O prazo para responder ao questionário on-line foi prorrogado até o dia 15 de março.

A live será realizada pelo Comitê de Sustentabilidade da ATP (Sustentar), com participação do diretor-presidente da associação, Murillo Barbosa, e dos coordenadores do grupo, Carol Brandl e Ulisses Oliveira, que são do Porto do Açu e do Porto Sudeste, respectivamente. O gerente de Sustentabilidade da Antaq, Uirá Oliveira, será o convidado pela Antaq. A transmissão, em tempo real, será aberta por meio do canal da ATP no Youtube.

Nesta semana, as organizações militares 15ª Companhia de Polícia do Exército, Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar e 2º Batalhão de Infantaria de Selva, todas subordinadas ao Comando Militar do Norte, participaram da campanha de carnaval de doação de sangue do Hemopa. Cerca de 80 militares foram até a unidade de coleta do bairro Batista Campos e contribuíram para aumentar o estoque de sangue do Hemopa. (foto).

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou a construção de um hospital de campanha da Marinha, que funcionará a partir de hoje (23), para o atendimento às vítimas dos temporais que atingiram o litoral norte do estado. Tarcísio garantiu a chegada do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o que permitirá criar uma estrutura para reforçar o atendimento médico e desafogar os hospitais da região que estão priorizando casos mais graves. O Navio Atlântico vem com uma estrutura de hospital de campanha com até 300 leitos de enfermaria. Há também profissionais de saúde de ortopedia, clínica médica, traumatologia e psiquiatra, o que pode aliviar a pressão e liberar a capacidade dos hospitais da região.

Tarcísio de Freitas ainda confirmou que 180 fuzileiros navais, especializados em ações de resgate e desobstrução, reforçam o trabalho da Defesa Civil. O governador também disse que a Marinha disponibiliza embarcação dotada de rampa capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas que ainda estão em áreas isoladas.

Na terça-feira de carnaval (21), encontrei meu amigo Murilo Souza Filho durante o almoço no restaurante Camarada Camarão (que por sinal tem um cardápio muito bom) e, para minha felicidade, descobri que é o proprietário. Parabéns pelo maravilhoso espaço gastronômico! Sucesso! (LOP).