A Coluna realiza nesta edição a sua segunda entrevista. Apresentamos a Paula Marinho Cunha Francisco, atualmente no 2º Ano de Náutica da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA).
A escolha para entrar na Marinha Mercante traz um sentimento nostálgico. No início dos seus estudos, estava focada em ser militar – Oficial de carreira, mas os resultados lhe levaram à EFOMM. Conseguiu se encontrar na fantástica carreira mercante, a qual a impressiona todos os dias com a sua grandeza e importância ao mercado global. Ela pode afirmar que foi a Marinha Mercante que lhe escolheu.
Cursar a EFOMM é um misto de sentimentos. Ao mesmo tempo em que o cansaço presente na rotina nos exige sempre o melhor como alunos, passar a semana longe de casa tornou-se quase que imperceptível com tantas atividades para serem exercidas, além das amizades construídas, que fazem tudo se tornar mais leve e saudável.
Feliz. Realizada. Dedicada. Essas são as palavras as quais resumem bem a Aluna Paula Marinho dentro do CIAGA.
Suas perspectivas se baseiam nas descobertas diárias sobre o mundo mercante. Os pensamentos se voltam para o seguinte: quanto mais conhecemos a Marinha Mercante, mais entendemos o leque de oportunidades que essa área proporciona.
Afirma que a busca incessante para a auto evolução é a chave para conquistar os próprios sonhos. Sendo assim, precipitada ou não, cada vez mais se vê dentro do ramo Offshore, evoluindo e crescendo dentro da carreira e, por que não almejar o comando?!
Sua rotina, enquanto Aluna do 2º Ano do curso de Náutica, não se distancia muito daquela do primeiro ano de Escola, com exceção, por exemplo, das diferentes disciplinas.
O dia a dia do Corpo de Alunos começa com o reunir ao Café da Manhã para, logo em seguida, iniciar a rotina acadêmica, com término às 14:40h, onde o tempo de parte da tarde é reservado para a prática de exercícios físicos, o famoso Treinamento Físico Militar(TFM), sendo a última atividade obrigatória antes do reunir para a Janta, às 18:10h.
Depois, os Alunos estão livres para estudar e participar dos Grêmios da Escola, coordenados pela Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), tais como: Grêmio de Náutica, Grêmio Católico, Jornal Pelicano, que são exemplos de alguns deles e, também, aqueles dos quais ela participa mais ativamente.
Para Paula Marinho, ver mulheres alcançar cargos, por pura competência, antes somente vistos como de figuras masculinas, é inspirador. Mesmo a Marinha Mercante ainda sendo preponderantemente de maioria masculina, o empoderamento feminino crescente é reconfortante para as mulheres que ainda iniciarão a carreira.
A família sempre foi sua estrutura e suporte para conquistar os objetivos. Sem esse apoio, não conseguiria chegar a lugar algum.
Encerrando sua entrevista, envia a seguinte mensagem: “Para todas aquelas mercantes que leem esta entrevista, peço que não deixem de divulgar seu trabalho, rotina etc; vocês fazem uma grande diferença para todas nós iniciantes e acredito que até mesmo àquelas mais experientes”.
O colunista deseja sucesso a Aluna Paula Marinho
Embarcação carregada com madeira é apreendida por militares da Marinha no Pará.
Duas balsas contendo cerca de 1000 metros cúbicos de madeira foram apreendidas por militares da Marinha do Brasil, em operação de Inspeção Naval realizada no dia 09 de Fevereiro no Furo das Mucuras, situada na região das ilhas próximas a Belém (PA).
As principais infrações registradas pelos homens do Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte, subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, foram o excesso de carga e falta de condutor habilitado, onde imediatamente ficaram impedidos de navegar (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).
Atendimentos na Operação “Acre XXIII” pelo navio da Marinha do Brasil.
O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” chegou na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), no ia 08 de Fevereiro. Com isso foram iniciados os atendimentos na Operação “Acre XXXIII”.
A embarcação, subordinada ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizou 324 atendimentos médicos, 145 odontológicos, 474 de enfermagem e 130 laboratoriais durante a subida do Rio Juruá até a cidade do Acre, no período de 27 de Janeiro a 13 de Fevereiro.
Várias comunidades do Amazonas e do Acre receberam as assistências que fazem parte da operação. Ainda são previstos atendimentos em outras cidades. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).
Marinha envia seu maior navio para atendimento em São Sebastião (SP).
No dia 22 de Fevereiro, a Marinha do Brasil enviou o seu maior navio, o NAM “Atlântico” para atendimento aos atingidos pelas catástrofes ocasionadas na região litoral de São Paulo nos últimos dias.
A embarcação funcionará como hospital de campanha, reforçando as operações médicas aos desabrigados, auxiliando os demais hospitais da área.
Mais de mil militares estão envolvidos, entre eles uma equipe de 28 profissionais de saúde, contando ainda com seis helicópteros, três embarcações de desembarque de viaturas e duas lanchas.
Mais uma vez, as Forças Armadas foram convocadas para mais essa batalha.
MARÉ ALTA.
As Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e várias instituições públicas e privadas atenderam ao chamado para atuar na área do litoral norte da costa de São Paulo. Diversas cidades foram atingidas durante os deslizamentos ocasionadas pelas fortes chuvas nos últimos dias, deixando rastros de vítimas fatais. Entre as cidades mais atingidas temos São Sebastião (SP), conhecida pelas proximidades de Ilha Bela. Estamos certos que os militares, como sempre, cumprirão, com louvor, mais essa humanitária missão de ajudar as vitimas dos estragos causados pelas chuvas.
MARÉ BAIXA.
A postura de alguns líderes em diversos setores que preferem agir de forma enganosa e agressiva do que ser referência para seus colaboradores. Lendo o livro “Esse Barco Também é Seu” do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff, o assunto que aborda é um “prato cheio” para líderes egoístas: “Alguns líderes atacados por todos os lados tentam escapar da realidade ignorando os problemas crônicos; outros lançam os seus subordinados uns contra os outros numa suposta competição que acaba subvertendo todos os objetivos comuns. O preço da liderança incompetente é, obviamente, uma organização incompetente”.
PASSADIÇO
- Importante encontro de cortesia com o Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa nesse mês de Março, que contará com a presença do amigo Fábio André Lobato.
- O Capitão de Mar e Guerra Eduardo Vieira sempre curtindo a coluna quando de sua edição. Ele que atua na Diretoria de Portos e Costas (DPC), após Comandar a Base Naval de Val de Cães (BNVC).
- O 1º Tenente (T-RM2) Luiz Stavis sempre atuando na nossa Universidade do Mar, que é o CIABA. Ele também é formado na nossa querida Escola.
- O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho já vive a expectativa de retornar ao embarque, onde assumirá o Comando de um grande Suezmax.
- O amigo Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa enviou os tradicionais parabéns pela palestra ministrada e presença na “Hidrovias do Brasil” realizada na semana passada.
- O Jornalista Antônio Cattete voltando com toda força após a festa momesca. Seu Programa “Papo na Rede” é só sucesso nas manhãs de sábado pela Rede TV.
- No dia 18 de Março estará assumindo a Delegacia da AIEB-Brasil em Queimados (RJO a Sra. Cintia Marques dos Santos Souza, que contará com a presença do Comendador Rodrigo Agostini.
- O Praticante Oficial de Máquinas Wendel já iniciou seu Período de Estágio a bordo do NT “Garrincha”. Ele que recentemente ascendeu da categoria de Condutor, onde atuava na função de Mecânico.
- O amigo Renato Pinto, que é Oficial de Máquinas da Marinha Mercante, bastante emocionado com seu desfile na escola de Samba “Paraíso do Tuiuti” que falou sobre a Ilha do Marajó.
- O querido José Cândido, que é confrade da Abrammil e do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, enviou grande mensagem ao colunista, onde publicaremos na próxima edição.
NAVEGANDO
O Seminário Nacional sobre Indústria Marítima será realizado entre os dias 26 e 27 de Abril, no Hotel “Mirador”, em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Nesta edição, mudanças climáticas e gestão de água de lastro serão os temas dos painéis de abertura nos dois dias de evento. A Ecobrasil contará com 12 palestras.
Por falar em Sistema de Tratamento de Lastro, o colunista e sua tripulação estivaram no final de 2022 no estaleiro de Zhoushan (China), onde acompanharam a instalação do novo equipamento no NT “André Rebouças”. Com isso o navio poderá lastrar e deslastrar em qualquer localidade, sem a necessidade de efetuar a troca em alto mar.
Na Palestra realizada na “Hidrovias do Brasil”, também foi abordada sobre água de lastro. O Secretário de Meio Ambiente do Município de Barcarena (PA) esteve presente e retirou suas dúvidas sobre o Sistema de Tratamento existentes a bordo das embarcações, bem como a norma internacional que regulamenta. O Secretário saiu satisfeito.
O Navio Auxiliar “Pará”, que tem como Comandante o Capitão de Corveta Filipe Campos, tendo a frente uma tripulação de primeira qualidade, realizará vários missões promissoras nesse ano de 2023, como atendimentos as comunidades ribeirinhas carentes. O “Tracajá da Amazônia” irá com força total.
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que tem como Comandante o CMG Calfa e uma grande tripulação, no período de 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro realizou o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. Vinte servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no município de Breves (PA) foram qualificados e aptos.
O Comando Operacional Conjunto Amazônia, por meio do Exército Brasileiro, realizou entre os dias 17 e 18 de Fevereiro o apoio à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) com a entrega de cestas básicas no Estado de Roraima, cooperando no apoio logístico à Operação Yanomami 2023.
O Exército Brasileiro, atendendo solicitação do Ministério da Defesa, está empregando tropas do Comando Militar do Sudeste (CMSE) nas ações de respostas aos danos causados pelas fortes chuvas na região de São Sebastião (SP). No dia 19 de Fevereiro (Domingo) aconteceram deslizamentos, deixando famílias desabrigadas e com vítimas fatais.
A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), tradicional estabelecimento de ensino superior do Exército Brasileiro, realizou no dia 04 de Fevereiro a Cerimônia de Entrada dos Novos Cadetes pelo Portão Monumental. Ingressaram 422 futuros Oficiais da Força Terrestre, sendo 372 do segmento masculino e 37 do feminino, oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (ESPCEX), além de 13 Cadetes de Nações Amigas. Agora serão 4 anos de estudos.
Solenidade de Entrada dos Novos Alunos pelo portão principal foi realizada pelo Colégio Militar de Belém (CMBel) na manhã do dia 06 de Fevereiro, sendo presidido pelo seu Comandante, Coronel Jackson Rodrigues de Sousa Júnior. Para o ano letivo 2023, 132 estudantes novatos ingressaram no Sistema do Colégio, do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio.
O Rotary Club completou 118 anos no dia 23 de Fevereiro. A instituição Internacional vem fazendo a diferença no mundo desde 1905 com ajuda humanitária e igualdade social. No Brasil temos várias representações, com destaque para o Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper que, criado recentemente, vem atuando como veterano no assunto. Parabéns, Rotary! (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.