Palestra sobre Segurança da Navegação no Carnaval.

CONVÉS PRINCIPAL – Colunista realizou importante visita na “Hidrovias do Brasil”

Palestra também aconteceu a bordo para os tripulantes do Empurrador “Filhote”.
O colunista ao lado do Sr. Fábio Lobato (à esquerda) e do Comandante Jailson (à direita) do Empurrador “Filhote”.
O Colunista com a tripulação do Empurrador “Filhote”.

No dia 15 de Fevereiro, o colunista ministrou importante palestra aos funcionários e tripulantes de embarcações da empresa “Hidrovias dos Brasil”, localizada em Vila do Conde (PA), importante área portuária do Arco Norte.
Com o tema “Segurança da Navegação no Carnaval”, o evento realizado no Auditório contou com as presenças dos colaboradores dessa importante companhia que vem crescendo a cada dia no setor aquaviário e portuário.
Assuntos importantes como interações entre os tripulantes das embarcações com os setores da Sede, cumprimentos de regulamentos, combate ao alcoolismo e defesa do meio ambiente foram repassados aos participantes que, ao final, agradeceram pelas experiências recebidas.
Em seguida, o colunista interagiu com a tripulação do Empurrador de Comboios de Barcaças “Filhote”, transmitindo alguns conhecimentos sobre navegação, importâncias dos treinamentos e exercícios de situações de emergência, familiarização com a embarcação na qual exercerá sua função, combate ao alcoolismo e interação com os setores da Sede.
O Comandante do Empurrador “Filhote”, Piloto Fluvial Jailson, agradeceu a presença e trocas de informações com sua tripulação, deixando aberto o convite para embarcar em próximas oportunidades.
Ao final, sob a condução do Oficial da Reserva da Marinha do Brasil, Sr. Fábio André Lobato, foi apresentado o Simulador de Manobras, que atualmente está em operação com modernidade de primeira linha, treinando os Comandantes dessa grande empresa.
O colunista agradece aos funcionários e tripulantes da “Hidrovias do Brasil” pela cordial receptividade, digna dessa companhia. (Fotos: Hidrovias do Brasil).

Homenagem da Coluna: vencedor e herói Gabriel.

O grande Gabriel ao lado Sargento Carlos.

A coluna presta grande homenagem ao nosso amigo Gabriel, que mora no município de São Domingos do Capim, no interior do Estado do Pará. Ele que é uma fonte de inspiração e superação, tendo sempre a Polícia Militar como admiração.
Na foto aparece ao lado do 3º Sargento Carlos, que atua no Batalhão da cidade, sempre em defesa da lei e do cidadão de bem.
Aos dois, o grande abraço e admiração do colunista. Bravo Zulu!

Alunos da EFOMM do CIAGA participam da Comissão “Sinalização Náutica Sudeste I”.

Alunos da EFOMM-CIAGA a bordo do Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”.

Entre os dias 23 e 26 de Janeiro, 15 Alunos da “Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante” (EFOMM) do CIAGA, sendo 12 homens e 3 mulheres, além de 2 Oficiais Instrutores, participaram da Comissão “Sinalização Náutica Sudeste I”, a bordo do Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”.
Os Alunos participaram dos diversos eventos ocorridos na rotina da embarcação, bem como com as atividades relacionadas às suas funções (Náutica e Máquinas).
A missão do navio foi de efetuar abastecimento de óleo combustível do Farol Macaé e as manutenções dos Faróis Guaratiba e Marambaia, além das verificações dos auxílios à navegação ao longo do percurso. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Fadiga a Bordo – Por 1ON Ricardo de Sá Mendonça.

Fadiga é um dos grandes problemas na Marinha Mercante.

O assunto fadiga tem sido atualmente uma das maiores preocupações dos órgãos internacionais marítimos devido ao grande número de acidentes e incidentes ocorridos a bordo das embarcações.
Dentre os fatores diretos que causam a fadiga podemos citar: o horário ininterrupto das atividades a bordo, mudanças bruscas da temperatura ambiente, longas jornadas de trabalho, excesso de atividades e pouco tempo para dormir e repousar.
Os fatores indiretos englobam: a redução do cartão de lotação (tripulação mínima), novas regras de segurança marítima e portuária, constantes inspeções e vistorias a bordo, preocupação com a poluição do meio ambiente e responsabilidade civil.
A fadiga afeta diretamente a capacidade motora do profissional, impedindo-o de desenvolver suas atividades de esforço físico ou mental e tomar decisões em situações complexas com segurança. O desempenho do profissional com fadiga declina rapidamente. Alguns sintomas são: dificuldades de concentração e falta de habilidade para tomar decisões, perda ou sinais de memória frágil, processo lento de reações, desconforto físico, mudança de humor e mudança de atitudes e comportamento.

MARÉ ALTA.

O reforço da Marinha do Brasil e Órgãos da Segurança Pública de vários Estados nas ações de fiscalização durante o Carnaval. Militares e Servidores Civis trabalharam para garantir a segurança no mar, balneários, rodovias e estradas. As demandas foram bem maiores do que nos dois últimos anos, quando se teve a pandemia causada por Covid. As ações continuarão até o dia 28 de Fevereiro.

MARÉ BAIXA.

Gosto muito de Carnaval, principalmente de ver os desfiles das Escolas de Samba, nem que seja pela televisão. Faço isso desde a infância. Porém nos últimos tempos, percebo as agremiações dando muita ênfase à figura do “Zezeu” e tratando Cristo com banalidades. Acredito que as agremiações deveriam ensinar os brasileiros e as populações mundiais através de temas que chamem a atenção para a atualidade. Infelizmente o ser humano, com muitas exceções, deixou de temer a Deus. Como disse, gosto muito de Carnaval e Deus tem que ser respeitado.

PASSADIÇO.

  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar será agraciado com a Medalha de Mérito “Tomada de Monte Castelo” da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro) no próximo dia 28 de Fevereiro.
  • O Capitão de Longo Curso Fabrício Lima de Souza, juntamente com sua gloriosa tripulação, navegam com destino a Long Beach, nos Estados Unidos. Bons ventos e mares tranquilos.
  • O Comendador Rodrigo Agostini, junto com o Vereador “Serginho” de Duque de Caxias (RJ), serão matérias do Jornal Meia Hora da próxima sexta-feira (24).
  • O Coronel da Reserva da Polícia Militar do Pará Wladmilson Godinho enviando suas tradicionais continências de Goiânia (GO), onde reside atualmente com sua família.
  • O Capitão de Mar e Guerra (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra realizando bastante faina à frente da Base Naval de Val de Cães (BNVC). No último dia 14 de Fevereiro tivemos um encontro amistoso.
  • O Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro sempre lendo e curtindo as matérias da coluna. Frequentemente envia mensagens de motivações. Grande abraço ao amigo!
  • O amigo Marcus Vinicius Lisbôa Brandão agradeceu a matéria publicada sobre sua participação e premiação no Campeonato Mundial de Triathlon. Gente fina é outra coisa.
  • O Capitão de Longo Curso Antônio Filo Creão Garcia é especialista no tema “Segurança da Navegação” no âmbito fluvial, tendo ministrado para diversas empresas. Ele já seria merecedor da Medalha de Mérito Marítimo por tudo que faz pela Marinha Mercante Brasileira.
  • O Coronel Regis Lermen, Presidente da Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil), já nos preparativos para ascendência de Acadêmicos, em Cerimônia que se realizará em Junho.
  • O Marinheiro de Convés Lidiomar, com muita alegria, já navega com destino ao Brasil após longa temporada no exterior. Atualmente se encontra no Oceano Índico com tempo bom e a favor.

NAVEGANDO.

Grande Feijoada com Samba foi realizada no Clube Naval Piraque no último dia 19 de Fevereiro, que contou com as presenças do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e sua esposa Célia. Ele que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileiro, tendo representado o Brasil na IMO como Embaixador.

A “Hidrovias do Brasil” realizou a primeira viagem de mega comboio composto por 35 barcaças, com capacidade para transportar até 70 mil toneladas, o que substitui 1.666 caminhões. A rota compreendeu do Terminal de Uso Privado (TUP) em Barcarena (PA) até a Estação de Transbordo de Carga (ETC) de Itaituba (PA). A empresa está presente em toda a América do Sul.

O Estaleiro “Rio Maguari” entregou o primeiro rebocador dos seis encomendados pela Sviter. A embarcação é do tipo azimutal e tem 70 toneladas de bollard pull. A entrada no tráfego foi no dia 07 de Fevereiro. Os outros cinco que se encontram em construções no estaleiro paraense, tem previsões de conclusões entre 2023 e 2024.

O Estaleiro Hudong-Zhonghua, com sede em Xangai, e a Shipbuilding Trading entregaram, em 18 de Fevereiro, o navio com nome de “Dapeng Princess” com capacidade para o transporte de 80 mil metros cúbicos de gás natural liquefeito, sendo essa a maior embarcação transportadora de gás intermodal do mundo. Seu comprimento é de 239 metros e boca de 36,6 metros.

O Balanço do Fundo de Marinha Mercante (FMM) contabilizou conclusões de 5 embarcações e das realizações de 103 serviços em 2022. Projetos correspondem a obras de construções, reparos e conversões de embarcações de apoio portuário, apoio marítimo e de navegação interior em estaleiros no sul e sudeste, além de instalações das regiões norte e nordeste.

No dia 21 de Fevereiro comemoramos a Tomada de Monte Castelo, que teve relevante importância para a FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial. A batalha ocorreu no inverno de 1945 na região italiana de Emília-Romanha e foi uma das mais sangrentas enfrentadas pelos soldados brasileiros durante o conflito.

No dia 07 de Fevereiro, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) realizou Cerimônia de Formatura dos Cursos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – Nível 1 (MAF/MMA). Os novos profissionais de Marinha Mercante receberam seus Certificados de Proficiência e suas CIR (Cadernetas de Inscrição e Registro).

Já em Ipatinga (MG) a Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial de Minas Gerais, formou a primeira Turma de Marinheiros em 03 de Fevereiro. Os 34 profissionais ingressam na Marinha Mercante como Aquaviários do 2º Grupo – Fluviários, Seção de Convés e de Máquinas, para atuar no nível 1. A Cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos.

A Polícia Federal autuou o dono de um navio mercante de bandeira estrangeira pelo transporte irregular de 3 imigrantes nigerianos, no município de Santarém (PA) no dia 10 de Fevereiro. Os clandestinos viajaram no leme, sendo descobertos em 05 de Fevereiro quando a embarcação parou em Macapá (AP).

O Confrade da Abrammil, Dr. Ezequiel Fernandes Cardoso e sua dedicada esposa Lilian de Oliveira Cardoso, realizaram a adoção do cachorro de nome Sargento Billy. Com certeza a chegada do novo componente trará alegria, amor e devoção a essa grande família, que possui um filho grande e inspirador. Parabéns pela adoção e sucessos. (RM).