Momento da assunção de Comando do Capitão-Tenente Pimentel.

CONVÉS PRINCIPAL – Passagem de Comando do Navio Hidrográfico Balizador “Comandante Manhães”.

CT Pimentel ao lado de sua filha Maitê e seus colegas de profissão.
CT Pimentel, na sua Ordem de Serviço, exaltou a Marinha Mercante Brasileira.

No dia 24 de Fevereiro, em Cerimônia Militar realizada na cidade de Natal (RN), assumiu o Comando do Navio Hidrográfico Balizador “Comandante Manhães” o Capitão-Tenente do Corpo da Armada Thiago Pimentel da Silva.
O evento ocorreu a bordo da própria embarcação, sendo presidido pelo Capitão de Corveta Almir Pimentel Machado Neto, contando com as presenças de familiares, Comandantes e Diretores de Organizações Militares, Oficiais, convidados civis e autoridades presentes ou representadas.
Em sua Ordem de Serviço Nº 18/2023, o novo Comandante exaltou a gloriosa Marinha Mercante Brasileira: “Não poderia deixar de citar e agradecer a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, local onde, com muito orgulho, fui forjado, e que me preparou de forma muito profissional para a posteriori guarnecer, por aproximadamente 5 anos, navios conteneros, plataformas de petróleo e embarcações offshore pelos mares do Brasil e do mundo, no período em que servi a Marinha Mercante Brasileira”.
A assunção do Comandante Pimentel é uma demonstração clara de que a Marinha de Guerra e a Marinha Mercante andam de mãos juntas. A formação dos Oficias das EFOMMs é um padrão de excelência, seja no âmbito nacional ou internacional.

Aniversariante de 1º de Março: Capitão Fluvial Joelma Martins Pereira.

Aniversariante Joelma ao lado do marido Eladir.

Aniversariou no dia 1º de Março, a ilustre Capitã Fluvial Joelma Martins Pereira. A Comandante, que atualmente atua na Marinha do Brasil, a bordo do Navio Auxiliar “Pará”, é a primeira Capitã Fluvial do segmento feminino formada na nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA, na Turma de 2018.
As fotos da coluna foram cedidas gentilmente pelo seu marido, o também Capitão Fluvial Eladir Castro, onde ambos contribuem para o desenvolvimento da nação e assistência às populações ribeirinhas.
Desejamos a aniversariante muitas felicidades ao lado de sua família, com saúde, paz, fé e esperança. Para frente, para ação, Comandante Joelma!

Câmara Municipal de São Domingos do Capim homenageia Sargento da Polícia Militar do Pará.

Sargento Emerson recebendo homenagem.

No dia 1º de Março, em Sessão Solene, a Câmara Municipal de São Domingo do Capim (PA) prestou grande Homenagem de Mérito por serviços prestados a sociedade campinense ao Sargento da Polícia Militar do Pará Emerson Carlos Duarte Carvalho.
A Solenidade foi presidida pelo Vereador Waldson do Espírito Santos Prestes Espindola. Um justo reconhecimento ao policial que vem sempre agindo em defesa do cidadão de bem e preservação do patrimônio público. Bravo Zulu!

Quem é o Oficial–Psicanalista Ricardo de Sá Mendonça?

1ON Ricardo de Sá Mendonça.

Em 1994 foi a Chegada ao CIABA para formação do curso da EFOMM, durante os quais foram aprendidas as matérias referentes à profissão que seria de Oficial da Marinha Mercante.
Em 1997 foi a formatura do curso e então o início de uma jornada que começaria com a Praticagem de 6 meses.
Após concluída a Praticagem, deu-se início ao primeiro embarque na Fronape, na época como Segundo Oficial de Náutica. E durante os anos foram surgindo novas oportunidades em diferentes empresas.
Hoje uma nova formação está sendo incluída na minha jornada: Psicanálise
O psicanalista é o profissional que atua no atendimento de pacientes por meio das técnicas psicológicas. Sua principal atribuição é desvendar o inconsciente humano, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores.
Para isso, o profissional realiza sessões de longa duração com a finalidade de investigar a mente de seu paciente, revelando possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Nesse sentido, o psicanalista baseia-se na teoria da Psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, no qual um padrão negativo de ações e sentimentos pode estar relacionado diretamente a um acontecimento passado.
Por meio desta “viagem no tempo” o paciente vai, aos poucos, compreendendo mais de si, alterando sua percepção de realidade e acompanhando seus processos psicológicos com maior clareza.

MARÉ ALTA.

A imposição do Mérito Marítimo aos profissionais da Marinha Mercante Brasileira. A concessão de medalha é um gesto que consolida um mérito que foi conquistado. O mérito Marítimo serve para dar exemplo aos mais jovens e, mormente, aos Alunos da EFOMM que o Marinheiro se forja no mar e não atrás de uma mesa de escritório como contínuo. “Em suma, o Mérito Marítimo é para quem tem estrada. E essa estrada são as grandes águas”, conforme dito por um grande amigo profissional e referência.

MARÉ BAIXA

Aposentadorias de vários Oficiais da Marinha Mercante sem ao menos uma despedida honrosa em algumas empresas. Como se sabe, algumas companhias do nosso setor não cultuam seus Oficiais, principalmente nas funções de Comandantes, e tripulantes antigos que viajaram constantemente sem regime de repouso programado, com poucos recursos, sem as facilidades e benesses conquistadas ao longo dos anos, mas sobretudo com muito espírito marinheiro, somado a uma vontade e um propósito único de servir ao país. Ainda há tempo de homenageá-los, mas será que as empresas estariam dispostas? Eis a questão.

PASSADIÇO.

  • Marcado grande encontro com o Jornalista e Comentarista Antônio Cattete. Ele que também atua como colunista e dá seu tom nos programas da Rede TV, entre os destaques o “Papo na Rede”.
  • Grande encontro com o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra Eweton Rodrigues Calfa, realizou-se no dia 1º de Março. Gente fina é outra coisa. Voltaremos com matéria sobre o evento.
  • Também esteve presente nesse encontro o grande amigo Fábio André Lobato, que presta relevantes serviços na empresa “Hidrovias do Brasil”.
  • O Capitão de Cabotagem Fábio Rolim enviou atenciosa mensagem após a condecoração, com a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil, do seu Comandante na Stanav.
  • O amigo Capitão de Fragata Ricardo Rebelo, que atua na Companhia Docas do Pará (CDP), vem prestando grande serviço nessa instituição. Ele que atualmente está na reserva da Marinha do Brasil, após longos anos servindo na Força de Mar.
  • O Condutor-Mecânico Gerson Berto Faustino já contando os dias para o seu desembarque e o retorno às atividades de rodeio. É muito tempo de embarque.
  • Conversa amigável com o Gerente do Terminal de Belém Thiago se sucedeu na última semana. Futuramente agendaremos nova visita.
  • O Oficial Superior de Máquinas Ubirajara Santana (Bira) já torcendo para voltar à rotina de embarcado. Ele que muito vem fazendo em prol de sua embarcação. E não consegue ficar muito tempo em terra.
  • O Condutor-Bombeador Márcio Moraes é um dos exemplos que acontecem na Marinha Mercante Brasileira. Só embarca e desembarca uniformizado (branco ou azul de verão). Colegas que criticam, deveriam seguir o exemplo.
  • O Oficial Superior de Máquinas José Serra vem prestando exemplar serviço na Associação dos Profissionais da Marinha Mercante (APMM).

NAVEGANDO.

Realmente a Wilson Sons é uma empresa no setor aquaviário que serve de referência. O fato é que realizou estudo inédito apontando 528 startups nos setores marítimos e portuários em todo o mundo. Também contou com os apoios do Cubo Maritime Port, iniciativa do Cubo Itaú, Porto do Açu e Hidrovias do Brasil para promover a colaboração entre grandes corporações.

Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócio repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Os Estados Unidos são o líder do ranking, com 81 Startups, seguidos de Israel com 67. O Brasil está em 8º lugar com 22, à frente de países como a França (19), Espanha (17) e Noruega (12).

Um dos portos que vem crescendo nos últimos anos é o do Açu. Atualmente realiza operações Ship to Ship de granéis líquidos para o longo curso e outras atividades. Agora pretende ser destaque na produção de hidrogênio verde. Sua nova visão é a geração ou chegada da energia renovável em suas instalações.

Hoje ocorrerá o primeiro evento da Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil). Às 10:00 horas, no Forte de Copacabana (RJ), acontecerá a 43ª Reunião Administrativa da instituição, que contará com as presenças da Diretoria, Conselhos e Acadêmicos. O colunista, como Acadêmico Titular, recebeu fraternal convite do Presidente Coronel Régis Lermen. Posteriormente haverá Almoço de Confraternização.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) já se prepara para a próxima Cerimônia, que será o 20º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da instituição, a ser realizado no dia 28 de Março na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ).

A Base Fluvial de Ladário (BFLa) realizou a docagem do Barco Hotel “Kalypso”. O evento, ocorrido no dia 23 de Fevereiro, marcou a retomada da prestação de serviços a navios extra-Marinha do Brasil. O Dique Getúlio Vargas recebeu a embarcação, cujo período de permanência será de 10 dias.

O Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval realizou doações de tampinhas, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza ao Asylo de Rio Grande, no último dia 10 de Fevereiro. Os materiais foram arrecadados na Gincana do Bem promovida durante a Colônia de Férias do 5ºDN.

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais para aqueles que possuem talento musical e que desejam servir à Marinha do Brasil. Serão 19 vagas para diversos naipes, como clarinete alto em Mib, flautim em dó, requinta, teclado, entre outros. As inscrições vão até 30 de Março e os candidatos devem possuir idade entre 18 e 25 anos até 30 de Junho de 2024. Para mais detalhes, consulte o site da Marinha.

Dia 25 de Fevereiro, novos Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex) entraram pelo portão em solenidade presidida pelo Ministro Superior do Tribunal Militar, General de Exército Lourival Carvalho Silva, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além de familiares. Os novos Alunos desfilaram individualmente, simbolizando um ato voluntário de eterno compromisso com o Exercito Brasileiro.

A Polícia Rodoviária Federal realizou sua maior apreensão de cocaína da sua história. No dia 27 de Fevereiro, foram encontradas 1,86 toneladas da droga dentro de um caminhão-tanque em Sindrolância (MS), resultando na prisão do motorista. O entorpecente teve origem em Jardim (MS), destinando-se a Campo Grande (MS). Parabéns à Força Policial. (RM).