Lucas Pinto, Tiago Pinto, Fabio Rezende (gerente da Alubar), Elton Pinto e Mauro Martins.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Matapi comemora parceria com CDP na Intermodal

Lucas, Tiago Pinto e Sylvio Coutinho..

O Grupo Atlântica Matapi, empresa referência em soluções logísticas na Amazônia, encerrou a participação na Intermodal South América 2023 com saldo positivo. A parceria com a Companhia Docas do Pará, que reuniu os principais players do mercado, resultou em novas oportunidades para o setor. “Com o retorno da normalidade pós-pandemia e o crescimento das movimentações nos portos do Arco Norte, recebemos a visita de muitos clientes com grande interesse tanto em exportações quanto importações, utilizando os portos do Pará”, comenta Mauro Martins, analista comercial da Matapi.
Os números dos portos da região Norte do Brasil estão em alta. Pela primeira vez na história, os portos que estão acima do paralelo 16 exportaram mais grãos que o pujante porto de Santos, em São Paulo. Grãos, minérios e fertilizantes foram responsáveis do salto de modestos 16,6% de participação nas exportações, em 2009, pra quase 40% ano passado. Para o vice-presidente do Grupo, Tiago Pinto, “são operações que vão se repetir ao longo de 2023. Por isso, a Matapi segue investindo em infraestrutura e equipamentos. Hoje, nossa capacidade instalada tem área de 200.000 m² e pode receber 150 mil toneladas de armazenagem estática em galpões e 300 mil toneladas em pátio aberto. Além disso, uma frota rodofluvial que vai de caminhões para operação rodovira a empurradores e balsas modernas para transporte de cargas em comboio”.
A edição da Intermodal 2023 contou com uma área de exposição 29% maior e registrou 30% de aumento no número de visitantes no primeiro dia de evento, em comparação com 2019. Além de conferências, congressos, palestras, apresentações, mesas-redondas, o maior evento de transporte de carga, logística, intralogística e armazenagem, e comércio exterior reuniu a exposição de 500 marcas nacionais e internacionais e 40.000 profissionais que buscaram conteúdo, negócios e networking. “Experiência muito proveitosa, em especial, com a CDP e na relação de contato e proximidade com clientes, parceiros e fornecedores. A participação na Intermodal mostra o panorama do mercado, inovações tecnológicas e pespectivas de futuro”, concluiu Tiago Pinto. Em 2024, a Intermodal será realizada de 5 a 7 de março, na São Paulo Expo.

CIABA e Hidrovias do Brasil celebram parceria.

CMG Braga (Ciaba) e Maranhos (Hidrovias) com professores e alunos do Ciaba

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) celebrou a cerimônia de conclusão do Termo de Cooperação Técnica com a empresa Hidrovias do Brasil.
O Termo tem o propósito de modernizar a infraestrutura de ensino, sobretudo, na área de simuladores de náutica e máquinas, destinada à condução de aulas práticas aos alunos dos cursos de formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e demais cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM), bem como disponibilizar treinamentos de diversas operações e manobras de navegação para capacitação de colaboradores da empresa Hidrovias do Brasil.
A parceria promoveu a execução, modernização e adaptação necessárias ao Departamento de Simuladores do CIABA, a fim de criar, única e exclusivamente, novos cenários para a instrução e treinamentos na operação de grandes comboios, quando navegando nas passagens críticas dos Rios Tapajós, Pará e Estreitos do Pará.
A partir desse importante trabalho de cooperação, foi possível alcançar resultados extremamente satisfatórios de modo a oferecer aos alunos, professores e comunidade marítima um simulador moderno e atualizado com excelentes condições de habitabilidade e conforto, com recursos instrucionais de ponta, que contribuirão para uma melhor formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira e demais alunos dos cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo.

Mares & Rios

A Wilson Sons, maior operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, adquiriu o sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) da empresa ABB, a ser implantado em guindastes STS no Tecon Rio Grande (RS), que inclui o módulo QuayPro, para digitalizar os processos de confirmação de estiva de contêineres. Desde 2013, a empresa já vem utilizando os sistemas de portões automatizados da ABB nos terminais de contêineres Tecon Rio Grande e Tecon Salvador.

A implantação do sistema OCR junto com o software QuayPro, incorporados ao sistema existente, consolida o objetivo da empresa de automatizar e digitalizar os processos dos terminais. Esta parceria representa mais um passo no compromisso de obter operações ainda mais eficientes e sustentáveis, por meio da tecnologia e da automação de processos. Paulo Bertinetti, diretor-executivo do Tecon Rio Grande, está no caminho certo.

O Comando Militar do Norte (CMN) promove, neste domingo (5), a edição 2023 da Corrida da Paz. O evento, aberto ao público, celebra o CISM Day Run, uma iniciativa do Conselho lnternacional do Esporte Militar (CISM), que consiste em uma jornada esportiva, sem fins competitivos. Para estimular à prática de esporte e a integração das Forças Armadas com a sociedade civil, não é necessário realizar inscrição no evento, destinado não somente a militares, mas a participantes de todas as faixas etárias.

Com concentração às 7h e saída às 8h, da Praça da Bandeira, em frente ao Quartel-General Integrado (QGI), a Corrida da Paz segue com um percurso de aproximadamente 5 km pelas ruas dos bairros da Campina e Cidade Velha. A Corrida da Paz também integra a programação de 10 anos do CMN, que será celebrado em junho deste ano. Para festejar a data, uma série de atividades será desenvolvida ao longo de 2023, visando aproximar o Comando Militar do Norte da população local nos estados do Pará, Maranhão e Amapá.

Luis Pinheiro, presidente da empresa, a bordo da lancha Campeão 9

Na próxima sexta, 10, a Master Motors, vai inaugurar a nova lancha em uma viagem Belém/Soure/Belém. Com saída do Terminal Hidroviário de Belém, a Campeão 9 fará a viagem inaugural a partir das 8h15. Ela tem design moderno e capacidade para 173 passageiros que serão atendidos com infraestrutura completa – lanchonete, fraldário e banheiro para pessoas com deficiência. Além disso, as viagens serão mais rápidas (graças aos dois motores de 900 HP) e seguras (por causa de 7 porões estanques com bombas d’água automáticas). A navegação ainda conta com rádio comunicador, ecobatímetro, radares e sistema de identificação de embarcações próximas e seus deslocamentos e velocidade.

Equipes da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) avançam com as obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Soure, no Marajó. O espaço está sendo readequado para garantir mais conforto e segurança aos cerca de 25 mil habitantes do município e aos turistas que utilizam o equipamento público. Iniciado em março de 2021, o projeto de reconstrução do Terminal Hidroviário de Soure conta com investimentos na ordem de R$ 4 milhões. O espaço irá ganhar novos quiosques, e banheiros. Também estão sendo construídos novos guichês para a venda de passagens, lanchonete, lojas, depósitos de material de limpeza, salas de administração, guarda volume, além de salas para órgãos de cultura e turismo (LOP).