CLC Antônio Francisco (à esquerda) e CLC Gondar (à direita) ao lado de outros homenageados.

CONVÉS PRINCIPAL – Comandantes da Marinha Mercante são condecorados no 19ª Fórum da AIEB-Brasil.

CLC Gondar, CLC Francisco, Diretor Carlos Eduardo e Diretor Dhionatan Barbosa, ambos da Starnav.
CLC Antônio Francisco ao lado do CLC Gondar (esquerda) e Comendador Rodrigo Agostini (direita).

Dois exemplares Comandantes foram condecorados no 19º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil).
O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu a “Medalha de Mérito Tomada de Monte Castelo”, da Associação dos Ex Combatentes do Brasil, Seção Rio de Janeiro (RJ). A homenagem aconteceu exatamente na semana em que se comemorou essa importante batalha da 2ª Guerra Mundial, conquistada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Já o Capitão de Longo Curso Antônio Francisco de Oliveira, que comanda embarcações da empresa offshore Starnav, foi agraciado com a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil. Um ponto forte dessa companhia foi a presença de seus Diretores Carlos Eduardo Pereira (Manager Director) e Dhionatan Barbosa (DPA) que prestigiaram a homenagem a um dos seus Comandantes.
A Marinha Mercante está de “alma elevada” com as homenagens aos seus dois Capitães de Longo Curso, que muito contribuem com a instituição e desenvolvimento da nação. Parabéns aos agraciados!

CIABA realiza Cerimônia de Conclusão do Termo de Cooperação Técnica com a empresa “Hidrovias do Brasil”.

Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga e Comandante Ângelo Maranhos no descerramento da placa.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, celebrou no último dia 02 de março significativa cerimônia de conclusão do Termo de Cooperação Técnica com a empresa Hidrovias do Brasil.
O presente Termo tem como propósito modernizar a infraestrutura de ensino, sobretudo, na área de simuladores de náutica e máquinas, destinada a condução de aulas práticas aos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e demais cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM), bem como disponibilizar treinamentos de diversas operações e manobras de navegação para capacitação de colaboradores da empresa Hidrovias do Brasil.
A parceria promoveu a execução, modernização e adaptação necessária ao Departamento de Simuladores do CIABA, a fim de criar, única e exclusivamente, novos cenários para a instrução e treinamentos na operação de grandes comboios, quando navegando nas passagens críticas dos Rios Tapajós, Pará e Estreitos do Pará.
Com isso foi possível alcançar resultados extremamente satisfatórios de modo a oferecer aos alunos, professores e comunidade marítima um simulador moderno e atualizado com excelentes condições de habitabilidade e conforto, com recursos instrucionais de ponta, que contribuirão sobremaneira para uma melhor formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira e demais alunos dos cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Força Expedicionária Brasileira (FEB) é homenageada na Itália.

Cerimônia realizada no município de Gaggio Montano – Itália.

Em especial Cerimônia realizada no dia 19 de Fevereiro, no distrito de Bombiana, localizado no município de Gaggio Montana, na Itália, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi homenageada ao celebrar os 78 anos do falecimento do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, também conhecido como “Frei Orlando”, atual Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro.
Várias autoridades brasileiras, familiares, amigos, colaboradores estudiosos e entusiastas dos feitos históricos da FEB estiveram presentes. Foi depositada uma coroa de flores no local do falecimento do Capelão, com um minuto de silêncio e continência individual pelos militares.
Ainda no evento, também foi comemorado os 78 anos da tomada de Monte Castelo junto ao monumento “Ordem e Progresso”, que fica no parque da cidade. Uma missa foi realizada na Igreja Parroquia de Bombiana em memória dos mortos pela liberdade e pela democracia. (Contribuição e Fotos: Defesa em foco).

Veleiro dos Escoteiros do Brasil chega em Niterói (RJ).

Veleiro “Lamia” com os voluntários na cidade de Niterói (RJ).

No dia 1º de Março, atracou em Niterói (RJ) o veleiro “Lamia”, conduzindo quatro velejadores voluntários do movimento Escoteiro.
A expedição de navegação pela costa brasileira teve início no dia 10 de Fevereiro, quando partiu da cidade de Natal (RN). O destino final será a cidade de Paranaguá (PR), que será base oficial do veleiro.
A embarcação deixou o Rio de Janeiro no último dia 03, até a sua próxima etapa que será a cidade de Ilhabela e posteriormente Santos, no litoral paulista.

MARÉ ALTA.

Atitude muito exemplar e elogiável da empresa Offshore Starnav que enviou dois de seus Diretores para prestigiar a homenagem e condecoração de um de seus Comandantes. Com certeza absoluta o agraciado se sentiu prestigiado e motivado com as presenças marcantes, contribuindo inclusive para incentivar àqueles que por ventura venham a ser indicados para recebimentos dessas homenagens. Um efusivo Bravo Zulu à empresa Starnav. Exemplo a ser seguido.

MARÉ BAIXA.

Pena que algumas empresas não seguem esse belo exemplo da Starnav. Pois, se os homenageados não forem indicações delas (na verdade de alguns da administração que agem como se a empresa fossem eles próprios), fazem questão de não enviar representantes para eventos em que seus colaboradores estão entre os que irão receber reconhecimento de alguma instituição.
Certamente tal comportamento, por parte de alguns, só demonstra um elevado grau de vaidade, falta de empatia e profissionalismo. É de se lamentar que no cenário atual existam esses tipos de comportamentos, e o pior de tudo, tais fatos ocorrendo até em companhia que, durante muitos anos, foi reconhecida pelo valor que dava aos que exerciam a atividade no mar, que é a razão de ser de uma companhia de navegação.

PASSADIÇO.

  • Correção de nota: o Oficial Superior de Máquinas José Serra vem prestando relevantes serviços ao Sindmar, e não a APMM conforme escrevemos na edição anterior. Pedimos desculpas pelo equívoco.
  • Importante mensagem do Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa: “Sempre uma satisfação receber seu excelente trabalho e notícias tão relevantes de nossa Marinha”. Obrigado, amigo.
  • Agradecimentos a 1ª Tenente (RM2-T) Layza Serrão, da Assessoria de Comunicação Social do CIABA, sempre nos mantendo atualizado sobre as notícias da nossa querida “Universidade do Mar”.
  • A querida Patrícia Magluta, do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, combinando um grande encontro presencial com o colunista. Esperamos que possa acontecer em Abril.
  • Sempre mantendo contato com o colunista o Capitão Fluvial Eladir Castro, que atua na Marinha do Brasil, principalmente nas grandes missões do NA “Pará”. Forte abraço ao amigo!
  • O amigo de longas datas Fábio André Lobato esteve presente na Cerimônia do CIABA, também representando a “Hidrovias do Brasil”. Essa parceria vai longe, pode apostar.
  • O Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues já navegando pelo Oceano Atlântico Sul, com rumo apontando para o Brasil, mais precisamente para a cidade de São Sebastião (SP).
  • O Chefe de Máquinas Waldemar de Oliveira Valente Neto, Chief na culinária japonesa, já navega em águas internacionais da Argentina, com destino ao Chile. Boa viagem a todos!
  • O Capitão de Cabotagem Miltom Imbiriba é só tristeza com o seu Flamengo. Futebol é assim mesmo. Um dia em cima, outro dia embaixo. Essa é a alegria da bola rolando.
  • Na ansiedade para o desembarque no Brasil está o Praticante Oficial de Náutica Espírito Santo, de São Tomé e Príncipe, que encerrará seu primeiro período de Estágio a bordo do NT “André Rebouças”. Garoto dos bons.
  • Não à toa. Ele tem como Monitor o disciplinado e experiente Capitão de Cabotagem Pedro Santos, que atua na função de Imediato nos navios de longo curso de uma empresa estatal.

NAVEGANDO.

No dia 10 de Março, a Associação dos Profissionais da Marinha Mercante (APMM), em almoço comemorativo no Rio de Janeiro (RJ), lançará o livro da Condutora de Máquinas Veri Silva com o título “O renascer de uma história “muito além do abuso””. Com certeza será uma obra importante e enriquecedora para a Marinha Mercante Brasileira.

O Programa “Papo na Rede” do apresentador Antônio Cattete, que vai ao ar todas as manhãs de sábado na Rede TV, já teve a presença de uma grande Oficial da Marinha Mercante Brasileira, que atua na função de Chefe de Máquinas em embarcações offshore. Provavelmente teremos outros Oficiais da instituição. Ver e crer.

Para quem não se lembra, o próprio colunista, a convite do Antônio Cattete e do Márcio Oliveira (Diretor da Rede TV de Belém) já participou do Programa “Cara a Cara com a Verdade” com apresentador Nonato Pereira , falando sobre a atividade da Marinha Mercante Brasileira e entregando importante condecoração.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) realizará grande Cerimônia na cidade de Belém do Pará no mês de Junho, quando então ocorrerá a posse oficial do Delegado Antônio Cattete e a Sub-Delegada Keila Cattete. O colunista espera presenciar esse grande evento, se assim o Senhor permitir.

A Marinha do Brasil participa ativamente da Operação Yanomami. No dia 28 de Fevereiro o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte transportou um gerador de energia por meio de carga externa para a região do Surucucu (RR). O trajeto foi de 177 milhas náuticas (aproximadamente 330 quilômetros) devido dificuldades de acesso terrestre e fluvial.

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, está sediado na Base Aérea de Belém (BABE), sendo responsável por diversas missões, entre elas os transportes de cargas e de tropas, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeções dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

A Operação Yanomami tem como objetivo a defesa da soberania nacional e a proteção da população e do território brasileiro na região da Amazônia. A atuação conjuntadas Forças Armadas é fundamental para o êxito das missões em áreas remotas e de difícil acesso na região.

No dia 03 de Março, o Corpo de Intendentes da Marinha completou 253 Anos. Dessa área, o colunista tem vários amigos, das quais citamos o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Marcus Gorjão, o Capitão de Mar e Guerra Luiz Otranto e o Capitão de Mar e Guerra Souza de Assis. A coluna parabeniza esse importante Corpo da nossa Marinha do Brasil.

Cerimônia de Brevetação do Curso Básico de Paraquedista ocorreu no dia 17 de Fevereiro quando receberam as asas de pratas 171 militares, sendo 15 Oficiais, 79 Cadetes da AMAN (6 do segmento feminino), 75 Sub-Tenentes e Sargentos (45 recém formados da ESA e 3 do segmento feminino da Eslog), 1 Oficial e 1 Sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Parabéns, Paraquedistas!

Na mesa do colunista o convite da Associação dos Profissionais da Marinha Mercante (APMM) para o 2º Almoço de Adesão em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher a ser realizado no dia 10 de Março de 2023 no Hotel Windsor Guanabara, localizado no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Desde já agradecemos o atencioso convite. (RM).