Em acórdão publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou a padronização e os reajustes tarifários do Porto de Itaguaí, administrado pela PortosRio.
A padronização, que vem sendo realizada pela agência reguladora, estabelece que os portos brasileiros operem com novas modalidades e respectivas tabelas. A uniformização visa tornar as cobranças tarifárias mais eficientes, além de possibilitar que os usuários façam comparações utilizando métricas únicas, o que proporciona um aumento de disputa entre os portos do país.
A Antaq aprovou também um Índice de Reajuste Tarifário (IRT) de 34,95% nos valores praticados no Porto de Itaguaí desde 2016, visando a recomposição inflacionária. A nova política tarifária aprovada pela Antaq estabelece o preço teto para os serviços prestados no porto, sendo que a PortosRio poderá estabelecer regras de aplicação ou política de descontos, garantida a isonomia entre os usuários. A entrada em vigor das novas tarifas ocorrerá em prazo a ser determinado pela deliberação da Antaq, que será divulgada em breve.
Por Portal da Navegação, via Asscom.
Notícias relacionadas
-
Gigante da logística passa a operar terminal graneleiro no Amazonas.
-
Belém – Operações dos portos do Ver-o-Peso serão transferidas para novo Terminal Fluvial da Tamandaré.
-
Terminal da Atem em Belém sedia operação inédita na América do Sul.
-
Antaq suspende cobrança da ‘Taxa de Seca’ no transporte para Manaus.
-
Portos hidroviários movimentam quase 20 milhões de toneladas de grãos.

