Tema “Navegação & Hidrovias” contará com debatedores de peso no Portos & Costas Brasil – 2023

No Brasil, existem aproximadamente 380 terminais portuários que movimentam carga geral, contêineres, granéis líquidos e sólidos. O acesso dos navios a esses terminais precisa ser feito com segurança

O setor portuário desempenha um papel crucial no comércio internacional e na economia do país. No Brasil o setor registra um crescimento significativo nos últimos anos, alavancado por investimentos em infraestrutura e modernização.

Nossa infraestrutura portuária não é a melhor do mundo, mas também não estamos na rabeira. Em termos de modernização, os portos brasileiros encontram-se em um patamar intermediário. Utilizam equipamentos similares aos da maioria dos portos de primeira linha do mundo. No entanto, a boa tecnologia divide espaço com os gargalos logísticos, que embora já tenham sido maiores, ainda existem, tanto estruturais como burocráticos e políticos.

Essa realidade será abordada por especialistas de integram as diversas fases da cadeia no primeiro dia do Porto & Costas Brasil – 2023. O evento está em sua segunda edição e será realizado no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú, nos dias 22 e 23 de maio. É realizado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas.

Pesos pesados da navegação se encontram em Balneário Camboriú

A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) será representada pelo superintendente de outorgas da agência reguladora Renildo Barros Silva. Ele vai mostrar a atual realidade infraestrutura aquaviária brasileira, desafios e perspectivas futuras. A Antaq é uma autarquia que integra a Administração Pública Federal indireta, sendo responsável por regular e fiscalizar a prestação de serviços de transporte aquaviário e a exploração da infraestrutura portuária e aquaviária no país. “Hidrovias são sinônimos de sustentabilidade, intermodalidade e eficiência logística. No entanto, precisamos explorar mais esse potencial”, diz Renildo.

O consultor Leandro Guimarães Carelli Barreto, sócio da Solve Shipping Intelligence, vai abordar a nova realidade da navegação intercontinental com enfoque nas novas gerações de navios que já trafegam na costa brasileira, evolução e perspectivas. Leandro, é hoje um dos mais respeitados consultores do setor de navegação no Brasil.

Na sequência, o Capitão de Fragata Rodrigo de Araújo Cid Santa Rita, Capitão dos Portos de Santa Catarina, abordará o tema “segurança da navegação em hidrovias”. Já os professores e pesquisadores Eduardo Aoun Tannuri e Marcelo Ramos Martins, da Universidade de São Paulo (USP), debatem o tema “análise de risco e simulação de manobras em tempo real: uma abordagem integrada”.

O idealizador do evento, oceanólogo e consultor Mauricio Torronteguy, destaca a importância dessa temática. “O Brasil, possui aproximadamente 380 terminais portuários distribuídos entre terminais de uso privado (TUPs), localizados em áreas privadas; e terminais arrendados, localizados em portos públicos. Esses terminais importam e exportam grandes volumes de cargas nas modalidades de carga geral, contêineres, granéis líquidos e sólidos. Os navios que acessam esses terminais, seja por meio de canais marítimos seja em hidrovias,  precisam adotar boas práticas de navegação, que garantam a segurança da vida humana, do meio ambiente, das instalações portuárias e das próprias embarcações”, pontua Mauricio.

Serviço:

O que: Portos & Costas Brasil – 2023

Quando: 22 e 23 de maio de 2023

Onde: Hotel Mercure Balneário Camboriú

Endereço: Av. Atlântica, 2010 – Centro

Informações complementares: secretaria@projectaeventos.com.brhttp://www.portosecostas.com.br

Comercial: sabrina@projectaeventos.com.br, whatsapp (48) 3028-2004

Assessoria de Comunicação

Joca Baggio – (47) 9 9959 3970 – jocabaggio@gmail.com – jocabaggio@yahoo.com.br