O Grupo Bacia Amazônica Práticos (BAP), que atua na Zona de Praticagem 01 (Fazendinha/AP-Itacoatiara/AM), apoiou o salvamento de três pessoas que se encontravam em uma embarcação à deriva na Baía de Macapá.
No dia 25 de julho, por volta das 18h, o Grupo BAP foi informado pela Cooperativa Unipilot que a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) solicitara apoio no resgate da embarcação.
Após a chegada dos sargentos da CPAP, Trindade e Maraes, às 19h01min, a praticagem acionou a tripulação da lancha BAP SANTARÉM, composta pelos marinheiros José Alcântara e José Celestino. Juntamente com os representantes da Autoridade Marítima, eles partiram da base em Fazendinha em busca da embarcação.
A embarcação de pequeno porte foi avistada por volta das 19h35min, com dois adultos e uma criança a bordo. Os representantes da Autoridade Marítima efetuaram os procedimentos de primeiros socorros e resgate. Os ocupantes foram, então, transferidos para a lancha BAP SANTARÉM, onde receberam água e alimentação. A lancha retornou a Fazendinha às 21h07min.
Cooperar com atividades de busca e salvamento sempre que solicitada é um dos deveres da Praticagem do Brasil previstos nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM-12/DPC).
O Serviço de Busca e Salvamento, conhecido pela sigla SAR (Search And Rescue), é realizado pela Marinha do Brasil, podendo envolver outros órgãos públicos e a colaboração eventual de entidades privadas, de acordo com a NORMAM-10/DPC.
Por Portal da Navegação, via Praticagem do Brasil.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.