CMG (RM1) Josué ao lado do CLC Ricardo Monteiro.

CONVÉS PRINCIPAL – Aniversariante de 15 de Agosto: Capitão de Mar e Guerra (RM1) Josué Fonseca Teixeira Júnior.

Completará ano amanhã o nosso queridíssimo Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, que na foto aparece ao lado do colunista, por ocasião da Cerimônia de Formatura da Turma “Atlante” em 2020.
O Comandante Josué esteve à frente da nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA, pelo período de 16 de Janeiro de 2020 a 18 de Janeiro de 2022. Durante sua gestão, o Centro se destacou pelas grandes reformas, bem como a inauguração do Planetário.
Cabe ainda destacar que até hoje é bastante lembrado e querido pelas turmas da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) que passaram durante o seu Comando, onde duas delas, a “Atlante” e “Drakkar”, foram formadas.
O colunista, em particular, manteve uma grande amizade com o aniversariante, relembrando dois fatos principais: escolha para ministrar a “Aula Inaugural” em 2020 que, por motivos da pandemia, acabou não se concretizando, e a escolha como “Patrono da Turma Atlante”.
Parabéns CMG Josué. A coluna deseja sucesso, paz, fé esperança e felicidades!

Tribunal de Justiça do Pará homenageia Comandante do 4º Distrito Naval.

Vice-Almirante Capistrano recebendo a Comenda da Desembargadora Maria de Nazaré.

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) condecorou o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Paraense, Grau Comendador, no dia 09 de Agosto (quarta-feira).
A Cerimônia correu no Plenário da própria instituição, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além de familiares e a sociedade paraense, num grande gesto de reconhecimento à autoridade máxima da Marinha na nossa região.
O Vice-Almirante Capistrano, bastante emocionado (foto), recebeu a Comenda da Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, Presidente do TJPA, por sua dedicação, profissionalismo e comprometimento ao longo da carreira militar.
A Coluna parabeniza o Comandante do 4º Distrito Naval, por distinta honraria. Bravo Zulu!

Maior navio de guerra da América Latina abriu as portas ao público em Belém (PA).

Público paraense teve a chance de conhecer de perto o NAM “Atlântico”.

O NAM “Atlântico”, que atracou no Cais 11 do Porto de Belém, recebeu na última quarta-feira (09), a sociedade paraense, contando com grande público, entre elas crianças, jovens e adultos, conhecendo esse gigante dos mares.
A visitação foi das 09:00 às 15:00, com a tripulação recebendo os público e tirando as dúvidas sobre os acessórios do convés, a rotina do dia a dia de bordo, além do ingresso na Marinha do Brasil. Com certeza serão cenas memoráveis para aqueles que puderam estar presente nesse dia.
O navio cumpriu uma série de determinações do Comando da Marinha, partindo para nova missão na foz do Rio Amazonas, onde participou de treinamento de guerra naval.

Marinha do Brasil vai produzir lanchas para atendimento no Marajó.

Lancha Escolar construída na Base Naval de Val de Cães.

O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, e o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sr. Silvio Almeida, assinaram Termo de Cooperação para construção de 15 lanchas sociais para atuações dos Conselhos Tutelares no Arquipélago do Marajó.
O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Pará, simbolizando a união de esforços em prol de uma causa nobre e essencial para a região, carente desse tipo de transporte.
A Base Naval de Val de Cães (BNVC) será a responsável pela construção dessas lanchas. Alguns anos atrás, a Organização Militar produziu diversas lanchas escolares, ambulancha e para o serviço social, sendo bastante usadas pelas populações ribeirinhas.
(Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Maré alta.

Sociedade Amigos da Marinha – a instituição é o braço civil da nossa Força de Mar. Mas não para por aí. Além de servir como meio de divulgação, também ajuda em ações sociais a comunidades ribeirinhas e carentes, ao longo dos Estados de nosso Brasil.
Em Belém (PA), a SOAMAR realiza doações de alimentos, materiais de uso doméstico e hospitalar, além de brinquedos, todos os anos e em datas conforme seu calendário. Caba ressaltar que assistências médicas e odontológicas também fazem parte das ações.

Maré baixa.

O preço da liderança – Sempre que podemos, verificamos as ações de alguns líderes, seja em qualquer instituição. Algumas são positivas, porém vemos muitas que são negativas, e o pior, são repetitivas. Errar é humano, permanecer no erro é que não é.
Cuidados com os líderes negativos, pois a consequência vai ser se tornar pessoa negativa também.

Passadiço.

Aniversariou na última quinta-feira (10) o amigo e colega de Turma da EFOMM-CIABA Márcio Viller Preissler. Vão os parabéns da coluna para esse grande exemplo de pai de família e profissional.

O colunista agradece, mais uma vez, ao Vice-Almirante Capistrano, desta vez pelo gentil convite da Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais no Centro de Convenções Centenário Assembleia de Deus, no dia 09.

O Capitão de Longo Curso Albuquerque substituirá o Capitão de Longo Curso Carvalho no Comando do NT “Machado de Assis”, no porto de Angra dos Reis (RJ).

Já o Capitão Conor transmitirá o Comando do NT “André Rebouças” ao Capitão de Longo Curso Luciano Rodrigues na França. Bom embarque e desembarque aos dois!

O Capitão de Longo Curso Luiz Piedade sempre mantendo contato com o colunista. Ele atualmente curte aposentadoria junto à família. Gente fina!

O Capitão de Cabotagem Filipe Damasceno mostrando seu profissionalismo a bordo de embarcações de Apoio Marítimo. Felicidades ao amigo!

Agradecimentos ao Dr. José Cândido pela mensagem, parabenizando a coluna. Parabéns pela grande Presidência do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, que vem exercendo com dedicação e amor.

A Diretora do Rotary Vésper, Sra. Patrícia Magluta, aguardando o colunista no Rio de Janeiro, para encontro com toda a cúpula. Torcendo para que logo aconteça.

O amigo Rommel Gomes e Gomes administra os maiores grupos de marítimos pelo whatsapp. A coluna bordeja por esses grupos também.

Nosso amigo Altair Souza enviando os abraços lá de Marabá, no Pará. Esperamos um breve encontro se assim o Deus do Universo permitir.

Navegando.

A Assessoria de Comunicação Social do Comando de 4º Distrito Naval está de parabéns. Transmitiu e divulgou, na íntegra, todos os eventos antes, durante e depois da Cúpula da Amazônia, com a presença do NAM “Atlântico”, além das Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiro Navais, em Belém (PA).

Agora o Comando do 4º Distrito Naval se prepara para as comemorações da Semana da Pátria, em Setembro, quando ocorrerá o Desfile Cívico Militar do dia 07, na Avenida Presidente Vargas.

A Marinha participará com seu Grupamento com tropas das Organizações Militares e Viaturas. Já no mês de Outubro, será a vez das festividades do Círio de Nazaré, onde a Marinha sempre participa com a segurança dos romeiros, transformando Belém em verdadeira festa de devoção a Padroeira dos Paraenses. Marinheiros e Fuzileiros Navais estarão presentes.

E o que falar da Romaria Fluvial, cuja Imagem Peregrina é conduzida no Navio-Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” pelas águas da Baía do Guajará, com centenas de embarcações fazendo mais um momento de fé e colorindo, com os enfeites, em homenagem a Virgem de Nazaré.

O Estaleiro “Mauá” acredita em futuras oportunidades para construção de estruturas subsea e no aumento da procura de embarcações em suas instalações, que fica em Niterói (RJ). Atualmente, as principais demandas são os reparos e upgrade de embarcações de apoio marítimo e plataformas. Torçamos para que volte a construir navios de grande porte, como o fez no passado não muito distante.

A empresa “OOCL” incorporou mais um mega navio porta-contêineres de 24.188 TEUs, no último dia 08 de Agosto. Com o nome de “OOCL Felixstone”, a embarcação foi construída pelo estaleiro “Dalian Cosco KHI Ship Engineering”, sendo o quarto dessa série.

O exercício conduzido pela Marinha do Brasil, entre os dias 07 e 09 de Agosto alcançou seu objetivo principal: testar e aprimorar a estrutura de resposta do Brasil a situações de poluição marítima, conforme mencionamos na coluna, garantindo a proteção do meio ambiente e da saúde pública. Bravo Zulu!

As Marinhas do Brasil e da Argentina unem forças em Operação Conjunta de Coordenação e Exercícios Militares, denominado “Fraterno XXXVI”, reforçando a laços de amizade e promovendo a paz no Atlântico Sul. As Fragatas “Independência” e “União” partiram da Base Naval do Rio de Janeiro com destino a Mar Del Plata.

Há 80 anos, no dia 09 de Agosto de 1943, o Brasil tomava importante decisão que marcaria sua história eternamente: a criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), sob a liderança do Presidente Getúlio Vargas. A força se juntou aos aliados na luta contra os países do eixo, na Segunda Guerra Mundial.

Ontem, o colunista completou um mês de embarque no período. São 32 dias desde 13 de Julho, sendo 07 dias no NT “Dragão do Mar” (estadia no porto de Angra dos Reis) e 25 dias a bordo do NT “José do Patrocínio” (em viagem para os Estados Unidos). Que venham mais dias de navegação. (RM).