A FIURJ (Faculdade Instituto Rio de Janeiro), que fica no Centro da “Cidade Maravilhosa”, recebeu o 24º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil), no dia 28 de Julho.
O Auditório Fórum Experimental “Ada Pellegrini Grinover” ficou praticamente lotado, recebendo grande público, abrilhantado o evento com suas presenças, homenageando sobremaneira aqueles que muito fazem pelo nosso país.
Policiais e Bombeiros Militares, Policiais Civis, Advogados e outras autoridades foram agraciadas com as Medalhas de Méritos da AIEB-Brasil (Embaixador da Paz, Marechal Rondon, Mérito Polícia Civil e Mérito Polícia Militar) e da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABVIP).
Parabéns aos agraciados e viva o Brasil! (Fotos: Revista Rio Destaque).
CIABA sedia Prova de Atletismo das Paralímpiadas Escolares 2023.
O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, sediou as provas de atletismo das Paralimpíadas Escolares 2023, entre os dias 09 e 11 de Agosto. O evento esportivo é considerado o maior para jovens com deficiência.
O total de 1800 atletas inscritos no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) são oriundos das 27 unidades federativas do país. Em Belém (PA), 336 deles realizaram suas provas nas modalidades de atletismo no CIABA. Também houve o apoio de técnicos, orientadores, professores e fisioterapeutas.
A Marinha do Brasil incentiva os atletas na busca da superação e abre seu espaço para colaborar com a realização do evento, visando democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como meio de promover o desenvolvimento e inclusão social. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).
NAM “Atlântico” foi palco de cultura e segurança na Cúpula da Amazônia.
Na última quarta-feira (09) o maior navio de guerra da América Latina, Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, recebeu o público paraense entre 09:00 e 15:00 horas. Muitos ficaram fascinados com a grandeza e o poderio de combate da embarcação.
A embarcação ficou atracada no cais 11 de Porto de Belém do Pará, sendo Palco de Cultura e Segurança na “Cúpula da Amazônia: Encontro de Gigantes”, conforme noticiamos. O evento reuniu os Chefes de Estados dos Países Amazônicos.
Esse encontro serviu para definir políticas e estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Os paraenses, com toda a certeza, jamais esquecerão esses dias. Parabéns ao Comando da Marinha! Parabéns ao Comando do 4º Distrito Naval. (Foto: Assessoria de Comunicação Social – Comando do 4º Distrito Naval).
Navio “Marta” cumpriu seu dever na Bacia Amazônica.
Por muitos anos, o Navio-Tanque (NT) “Marta” esteve com a bandeira da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) e depois pela Transpetro. Atualmente se encontra com administração de outra empresa, que o adquiriu e continua utilizando para o transporte de petróleo e derivados.
O navio atuou algum tempo na Bacia Amazônica, carregando no Terminal de Coari para posterior descarga em Manaus, no Amazonas. Vários Comandantes tiveram a honra de embarcar nessa grande embarcação, entre eles destacamos o Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho e o Capitão de Longo Curso Patrick Telles.
Mas quem pensa que o navio foi para o “corte”, engana-se. Continua prestando serviços na Bacia Amazônica.
Maré alta
“Faça sua Tripulação pensar: “Podemos realizar qualquer coisa””. A citação é do Livro “Esse Barco Também e Seu”, do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff, que esteve na Marinha dos Estados Unidos.
Sabemos que a influência positiva sempre traz pensamentos bons e por aí vai. Seja no seu navio, na sua unidade militar ou em qualquer instituição pública ou privada, motive o pessoal com os fatos e atos positivos e veja o resultado depois. Dará certo!
Maré baixa.
Os pensamentos negativos tendem a trazer coisas ruins, mesmo que não aconteçam. Um navio ou instituição com líderes que acham ou pensam em fatalidades, acidentes ou fatos desse tipo, sempre tende a pairar uma nuvem negra em suas cabeças.
E depois fica a lamentação “só acontece comigo” ou “estava na hora errada, no lugar errado” etc e etc. Portanto, pensamento positivo para mudar a situação do seu dia.
Passadiço.
- No mês de Setembro, nosso ilustre fotógrafo e colunista Luís Celso Rodrigues Borges será condecorado com a Medalha de Mérito Embaixador da Paz da AIEB-Brasil. Bem merecido. Parabéns ao amigo!
- O Capitão de Mar e Guerra (IM) Souza de Assis deverá receber o colunista no Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe). Ele que vem realizando excelente administração à frente dessa Organização Militar.
- Também o Capitão de Mar e Guerra (EN) Paiva, atual Comandante da Base Naval de Val de Cães, deverá ter a visita do colunista, quando do seu retorno à Cidade das Mangueiras.
- Ainda com agenda de visitas, o Prático Marcelo Salgado já convidou para conversa na Estação de Praticagem “Pará River”. Com certeza estaremos lá outra vez.
- O Capitão de Longo Curso Jeferson Marques já transmitiu o Comando e desembarcou do NT “Dragão do Mar”. O colunista esteve com ele durante 7 dias. Bom descanso ao colega.
- Nosso amigo jornalista Catete está com toda a bola com a Marinha de Guerra e Marinha Mercante. Recentemente viveu o dia de Aluno da EFOMM do CIABA. Matérias foram ao ar pela Rede TV de Belém do Pará.
- A 2º Oficial de Náutica Luciane Takeda casará com 2º Oficial de Máquinas Diego Minhaqui, no mês de Setembro. O convite foi recebido. Voltaremos com mais detalhes. Felicidades aos dois.
- A Capitã de Cabotagem Roberta Cardoso participa do Curso sobre Estratégia Marítima pela Femar, em modo online. Boa sorte a Comandante.
- Durante o último repouso em Belém, o colunista e sua família teve a honra de encontrar a Sra. Adriana Vasconcelos, viúva do saudoso Comandante Vasconcelos, que comandou o melhor navios gaseiro da época: NT “Grajaú”.
- O Taifeiro Souza, que esteve a bordo sob o Comando do colunista no NT “Abdias Nascimento”, é um dos melhores profissionais das quais teve a honra de trabalhar.
Navegando.
A Navalshore 2023 – Feira e Conferência da Indústria Marítima terá a emissão de CO2 (monóxido de carbono) neutralizada, através do plantio de árvores regenerativas em áreas agroflorestais brasileiras. Para cada tonelada de CO2 emitida, sete árvores serão plantadas pela “Agroforestry Carbon”. O meio ambiente agradece.
Sobre o assunto “Gestão Portuária”, os Portos do Paraná conquistaram a 1ª Posição no Ranking, seguidos da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) e Suape (PE). Os Prêmios “Portos-Brasil 2023” foram entregues as instituições. O Porto de São Sebastião (SP), SCPA Porto Imbituba e Docas de Santana registraram maior avanço no índice. Parabéns às administrações portuárias.
O Projeto de Lei 1.584/2021 (PL) sobre Reciclagem de Embarcações passará por audiência pública. A Comissão da Câmara aprovou pedido do relator que pretende reunir representantes dos Ministérios dos portos e Aeroportos e das Relações Exteriores, além da Marinha, Ibama, Petrobrás e entidades setoriais.
A Mediterranean Shipping Company (MSC) encomendou ao estaleiro “Zhoushan Changhong International Shipyard”, na China, a construção de 10 novos navios porta-contêineres, movidos a Gás Liquefeito Natural (GLN), com capacidade de 10.300 TEUs, incluindo 1,9 mil contêineres reefers.
Conforme vínhamos relatando na coluna, o Canal do Panamá se prepara para enfrentar desafios, sendo o principal garantir a competitividade e capacidade operacional futura. Outro desafio é relativo à questão crítica da disponibilidade de água doce tanto para o consumo da população quanto para o trânsito das embarcações.
A Capitania dos Portos de Alagoas recebeu duas viaturas da Superintendência Regional da Polícia Federal no mês de Julho. Com isso, a parceria entre as duas instituições e o compromisso mútuo foram fortalecidas. Participaram a Delegada (PF) Luciana Paiva Barbosa e o Capitão de Fragata Luciano da Silva Teixeira.
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizou importante palestra na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), no dia 03 de Agosto. O evento teve como objetivo apresentar à população a essência e os desafios da profissão, bem como os benefícios que essa instituição traz para a sociedade carioca.
O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana foi palco da abertura do “XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro” (XIV ESisCEx), no dia 07 de Agosto, organizado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) tendo como principal objetivo o “Patrimônio Imaterial do Exército Brasileiro.
No dia 06 de Agosto, solenidade especial aconteceu no Aterro do Flamengo, mais precisamente no Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro (RJ): a troca efetiva da Guarda ao Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, celebrando a união das Forças Armadas. O Exército assumiu no lugar da Força Aérea.
Os preparativos para chegada do NT “José do Patrocínio” foi intensificada, em vista da aproximação de Cherry Point (Estados Unidos) marcada para o dia 29 de Agosto. A tripulação está empenhada ao máximo para fazer bonito e retornar para casa com mais esse dever cumprido. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.