Na última sexta-feira, dia 25 de agosto, as primeiras mulheres que ingressaram na Escola de Aprendizes de Marinheiro da Marinha do Brasil receberam a primeira promoção na carreira.
Ao todo foram 45 mulheres promovidas a graduação de grumete, ao concluírem a primeira etapa da formação militar naval. As militares pertencem à Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), que foi a pioneira em receber voluntárias para o curso de marinheiro de carreira.
“Ser mulher na Marinha representa muito, porque, além de fazer parte da história da Força, essa conquista me lembra, diariamente, da garra e da coragem que tenho”, afirmou a Grumete Larissa Pacheco (foto acima), que foi a primeira colocada nesta fase inicial.
Ela relata que ingressou na Força Naval cheia de planos e por estar na área de eletroeletrônica vai pretender cursar hidrografia e navegação.
Segundo a Marinha do Brasil, para serem recebidas as primeiras mulheres neste curso de formação, a EAMSC passou por diversas adaptações em suas instalações, normas e procedimentos, incluindo novos treinamentos para a tripulação e várias reuniões com o corpo de alunos recém-incorporados.
Segundo o Comandante da EAMSC, Capitão de Fragata Alan de Freitas, a escola será feita de exemplo para as próximas turmas mistas que entrarem na Marinha.
“O recebimento da primeira turma mista, composta por militares do sexo masculino e do feminino, concretiza a importância da participação das mulheres na Marinha do Brasil, em igualdade de condições com os homens”, disse o Capitão de Fragata Alan de Freitas.
O que faz um Marinheiro?
Os Marinheiros de diversas Marinhas pelo mundo desempenham várias funções importantes a bordo das embarcações e organizações militares navais em terra. Suas responsabilidades poder mudar dependendo do tipo de embarcação, tamanho da tripulação e natureza da operação em que está envolvido.
Essas funções incluem auxiliar na Navegação, Manutenção, Operações de Convés, Segurança, Vigilância, Auxílio à Tripulação, Operação de Equipamentos e Suporte a Atividades de Pesquisa e Exploração.
Segundo este artigo publicado aqui na Revista Sociedade Militar, o salário de um marinheiro, após o curso de formação, pode chegar a R$ 2.276,00, já com os adicionais.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA).
-
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção profissional de militares.
-
Portos do Pará exportam mais de 50% da soja e do milho brasileiros, aponta AMPORT.
-
Seca na Amazônia: desafios e oportunidades para o mercado de seguros.
-
Pilotos de motos aquáticas são detidos pela Marinha do Brasil.