CLC Ricardo Monteiro com o CLC Albano.

CONVÉS PRINCIPAL – Comemorações da Independência do Brasil a bordo do NT “José do Patrocínio”.

Tripulação participando do evento a bordo.

Importante Cerimônia foi realizada a bordo do NT “José do Patrocínio” no dia 07 de Setembro, em homenagem a Independência do Brasil, com a participação de grande parte da tripulação.
O navio se encontra em águas americanas. Nesse dia, especial para os brasileiros, realizou o Embandeiramento de Grande Gala e homenageou a tripulação, na tarde em que se comemorou 201 anos da libertação do Brasil de Portugal.
Motivo de orgulho, os participantes cantaram o Hino Nacional Brasileiro (Foto), sendo posteriormente entregue os Certificados de “Explorador do Estreito de Magalhães”, concedida pela Armada do Chile, àqueles que navegam essa área que une os Oceanos Atlântico Sul ao Pacífico.
Pelo seu aprendizado a bordo durante a viagem, o Praticante Oficial de Náutico Thiago Henriques Fagundes foi agraciado com o Diploma “Navegação Astronômica”, pela sua dedicação no aprendizado e desempenhho com sabedoria os cálculos da Passagem Meridiana Superior do Sol, obtendo nota máxima.
A Cerimônia foi encerrada com as palavras do Comandante, Capitão de Longo Curso Albano Fidalgo.

Colunista será agraciado com a maior Comenda da ABFIP.

Cartaz da AIEB-Brasil.

Logo mais, às 14h, o colunista será agraciado com o Colar Grau Cavaleiro da ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz no Brasil), em Cerimônia na FIURJ, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).
O evento será capitaneado pela Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil), em seu 26º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração, através do Presidente e Vice-Presidente da instituição, Comendador Rodrigo Agostini e Sra. Gisele Santana.
O colunista se sente emocionado com a alta Comenda que será entregue. Infelizmente não poderá comparecer à Cerimônia e será representado pelo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar. Agradecimentos a ABFIP e AIEB. (Foto: AIEB-Brasil).

16ª Corrida do Marinheiro é lançada pelo Comando do 4º Distrito Naval em Belém (PA).

Voluntárias “Cisne Branco” e Membros de Assessorias Esportivas a bordo do Navio-Veleiro.

A bordo do Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, o Comando do 4º Distrito Naval lançou no último dia 29 de Agosto a 16ª Edição da Corrida do Marinheiro, que se realizará no dia 02 de Dezembro, como parte dos eventos em celebração a Semana do Marinheiro.
A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém será responsável pela organização da corrida, que contará com diversos competidores, seja do nível profissional e amador.
Na foto, vemos membros de Assessorias Esportivas e Voluntárias Cisne Branco prestigiando o lançamento da corrida, fortalecendo a integração entre a Marinha do Brasil e a Sociedade Paraense.
(Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – Comando do 4º Distrito Naval).

Alunos do CIABA visitam o navio “Aliança Leblon” em Vila do Conde (PA).

Comandante Daisy ao lado dos Alunos da EFOMM-CIABA.

Durante a estadia no porto de Vila do Conde (PA), o navio “Aliança Leblon” recebeu os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), entre 3°, 2° e 1° Anos.
A visita serviu para conhecer as instalações da embarcação, bem como as operações de embarques e desembarques de contêineres. Também tiveram noções práticas de navegação no Passadiço, para os Oficiais de Náutica, e de máquinas e motores, na Praça de Máquinas.
Os Alunos foram muito bem recebidos pela Comandante, Capitã de Longo Curso Daisy, e por sua tripulação.

Maré alta.

No final do mês de Setembro, a Marinha do Brasil homenageará os aquaviários com a Medalha de Mérito Marítimo e um Capitão de Longo Curso com o Distintivo de Comodoro, no Dia Marítimo Mundial, que neste ano será no dia 29.
Quem viu, algum tempo atrás, a Marinha condecorar somente Comandantes, hoje pode perceber que várias categorias já receberam a distinta Medalha.

Maré baixa.

Infelizmente, ainda temo poucas empresas indicando seus aquaviário para o Mérito Marítimo. É necessária uma divulgação maior, pois muitos ainda desconhecem tal honraria realizada pela Diretoria de Portos e Costas.
Um dos meios que poderia ajudar na divulgação seria através da imprensa e das comunicações.

Passadiço.

  • O Príncipe Regente D. Pedro I recebeu a proposta da Grande Loja Maçônica “Comércio e Artes” para o título “Defensor Perpétuo do Brasil”, sendo a vontade de todo o Brasil. Em resposta, afirmou que o país não precisava de proteção, uma vez que protegia a si mesmo, porém jurou defender a terra que sempre amou. Os passos para a Independência estavam dados. Faltava agora a concretização.
  • A Guarda Portuária teve sua terceirização vetada pelo Ministro Márcio França. Ele que em breve deixará a pasta. As atividades desse órgão de segurança terão suas atividades garantidas até o final de 2024. Ainda conforme determinado, as Autoridades Portuárias garantirão que os agentes de segurança e vigilância dos portos sejam feitas por guardas portuários do quadro próprio.
  • O maior porto da América Latina, que é o de Santos (SP), ocupa a 40ª posição geral dentre aqueles que movimentam contêineres, segundo dados elaborado anualmente pela “Llyd’s List”. Em relação à América Latina, ocupa a 2ª posição, ficando a primeira com o porto de Colón, na margem atlântica do Canal do Panamá. O porto de Xangai, na China ocupa a primeira posição ao movimentar 47,3 milhões de TEU’s em 2022.
  • A Wilson Sons vem registrando contínuo crescimento em suas atividades. Seus terminais de contêineres registraram crescimento de 33% em Agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado. Tudo isso devido ao excelente desempenho do Tecon de Rio Grande (RS) e o Tecon de Salvador (BA). Ambos os portos apresentaram crescimento nos volumes de exportações, importações e cabotagem.
  • No período de 27 de Agosto a 03 de Setembro, o Navio-Auxiliar “Pará” esteve em Breves, Curralinho, Oeiras do Pará e Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. Foram 2.300 atendimentos médicos, 1.200 procedimentos odontológicos, 800 procedimentos laboratoriais e 4.100 atendimentos de enfermagens, sendo também distribuídos 31.000 medicamentos. É a Marinha do Brasil, em conjunto com o Exército e a Aeronáutica, cuidando da nossa gente.
  • A Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval merece os parabéns. Tem interagindo com os órgãos e meios de comunicações com total distinção e profissionalismo, levando as notícias sobre as atuações da Marinha na Região Norte do Brasil. Destaque ainda para as parcerias com os colunistas que atuam em Belém (PA). O que é pra ser aplaudido, devemos fazer isso de pé.
  • Com certeza o ano de 2023 ficou marcado para o Comando do 4º Distrito Naval e a Sociedade Paraense em Belém (PA). Não recordo de termos tantos navios da Força de Mar na cidade como teve neste ano. Entre os principais, destacaram-se o NAM “Atlântico”, a Fragata “Independência”, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” e, por último, o Navio-Patrulha “Bocaina”. O público tornou as visitas como verdadeiros shows.
  • Na Cerimônia de Novembro da Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil) acontecerá a Premiação do 9º Salão de Artes Plásticas, com as obras apresentada por ocasião desse evento. O local será o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), onde também várias personalidades civis e militares serão agraciadas com as Medalhas de Méritos da Instituição.
  • Em breve a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) terá sua sede própria. Seu Auditório comportará aproximadamente 150 pessoas, com bancos de assentos confortáveis, local climatizado e de fácil acesso, na cidade de Duque de Caxias (RJ), onde é Utilidade Pública, conforme mencionamos anteriormente. O Comendador Rodrigo Agostini está “a todo vapor”.
  • No mês em que se comemora o Dia Internacional da Conscientização para o Controle do Câncer de Mama, a AIEB-Brasil realizará o “1º Fórum AIEB Mulher”, com o tema “Abraçando Causas, Levantando Mulheres”. A significativa cerimônia está prevista para 27 de Outubro na FIURJ, Centro do Rio de Janeiro (RJ). Promoverá também temas como empoderamento feminino e violência doméstica. Haverá entrega de Moção.

Navegando.

O Príncipe Regente D. Pedro I recebeu a proposta da Grande Loja Maçônica “Comércio e Artes” para o título “Defensor Perpétuo do Brasil”, sendo a vontade de todo o Brasil. Em resposta, afirmou que o país não precisava de proteção, uma vez que protegia a si mesmo, porém jurou defender a terra que sempre amou. Os passos para a Independência estavam dados. Faltava agora a concretização.

A Guarda Portuária teve sua terceirização vetada pelo Ministro Márcio França. Ele que em breve deixará a pasta. As atividades desse órgão de segurança terão suas atividades garantidas até o final de 2024. Ainda conforme determinado, as Autoridades Portuárias garantirão que os agentes de segurança e vigilância dos portos sejam feitas por guardas portuários do quadro próprio.

O maior porto da América Latina, que é o de Santos (SP), ocupa a 40ª posição geral dentre aqueles que movimentam contêineres, segundo dados elaborado anualmente pela “Llyd’s List”. Em relação à América Latina, ocupa a 2ª posição, ficando a primeira com o porto de Colón, na margem atlântica do Canal do Panamá. O porto de Xangai, na China ocupa a primeira posição ao movimentar 47,3 milhões de TEU’s em 2022.

A Wilson Sons vem registrando contínuo crescimento em suas atividades. Seus terminais de contêineres registraram crescimento de 33% em Agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado. Tudo isso devido ao excelente desempenho do Tecon de Rio Grande (RS) e o Tecon de Salvador (BA). Ambos os portos apresentaram crescimento nos volumes de exportações, importações e cabotagem.

No período de 27 de Agosto a 03 de Setembro, o Navio-Auxiliar “Pará” esteve em Breves, Curralinho, Oeiras do Pará e Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. Foram 2.300 atendimentos médicos, 1.200 procedimentos odontológicos, 800 procedimentos laboratoriais e 4.100 atendimentos de enfermagens, sendo também distribuídos 31.000 medicamentos. É a Marinha do Brasil, em conjunto com o Exército e a Aeronáutica, cuidando da nossa gente.

A Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval merece os parabéns. Tem interagindo com os órgãos e meios de comunicações com total distinção e profissionalismo, levando as notícias sobre as atuações da Marinha na Região Norte do Brasil. Destaque ainda para as parcerias com os colunistas que atuam em Belém (PA). O que é pra ser aplaudido, devemos fazer isso de pé.

Com certeza o ano de 2023 ficou marcado para o Comando do 4º Distrito Naval e a Sociedade Paraense em Belém (PA). Não recordo de termos tantos navios da Força de Mar na cidade como teve neste ano. Entre os principais, destacaram-se o NAM “Atlântico”, a Fragata “Independência”, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” e, por último, o Navio-Patrulha “Bocaina”. O público tornou as visitas como verdadeiros shows.

Na Cerimônia de Novembro da Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil) acontecerá a Premiação do 9º Salão de Artes Plásticas, com as obras apresentada por ocasião desse evento. O local será o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), onde também várias personalidades civis e militares serão agraciadas com as Medalhas de Méritos da Instituição.

Em breve a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) terá sua sede própria. Seu Auditório comportará aproximadamente 150 pessoas, com bancos de assentos confortáveis, local climatizado e de fácil acesso, na cidade de Duque de Caxias (RJ), onde é Utilidade Pública, conforme mencionamos anteriormente. O Comendador Rodrigo Agostini está “a todo vapor”.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Conscientização para o Controle do Câncer de Mama, a AIEB-Brasil realizará o “1º Fórum AIEB Mulher”, com o tema “Abraçando Causas, Levantando Mulheres”. A significativa cerimônia está prevista para 27 de Outubro na FIURJ, Centro do Rio de Janeiro (RJ). Promoverá também temas como empoderamento feminino e violência doméstica. Haverá entrega de Moção. (RM).