Nesta primeira viajem, os atendimentos da UBS, estarão disponíveis na Comunidade polo Januária.
Rodrigo Rodrigues.
Na tarde de terça-feira (12) a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, deu início às atividades de navegação da UBS Fluvial Dr. Felinto Bentes Marinho, que partiu do porto de Óbidos para levar atendimentos de saúde aos ribeirinhos das comunidades Januária e região de ilhas.
Nesta primeira viajem, os atendimentos da UBS, estarão disponíveis na Comunidade polo Januária, onde os moradores da Ilha do Carmo, Ilha da Capivara, Auerana e Amador também poderão ser atendidos.
Regularizada e cadastrada no Ministério da Saúde, a equipe de atendimento é formada por 01 Enfermeiro, 04 Técnicas de Enfermagem, 01 Médico Clínico Geral e Equipe de Saúde Bucal os quais desenvolverão nestes dias, ofertar os serviços de Consultas Médicas e de Enfermagem, Triagem, Verificação de Sinais Vitais e Antropometrias, Curativo, Vacinas, Coleta de PCCU, Testes Rápidos das Hepatites Virais e IST’s, Assistência Farmacêutica e Consulta Odontológica.
Selma Caetano, Secretária de Saúde, frisou que a UBS Fluvial é uma conquista do povo ribeirinho de Óbidos, e que o equipamento ofertará um atendimento de saúde com mais qualidade. “É um momento de muita alegria, a Secretaria de Saúde está dando início a este trabalho, que estava sendo aguardado com muita expectativa, pelos ribeirinhos do nosso município. Agora as comunidades vão poder receber um serviço de saúde com qualidade, conforto, tudo preparado com muito carinho e respeito a nossa gente. Quero destacar que todos os serviços que uma UBS na cidade dispõe, estarão disponíveis na UBS Fluvial para a população de várzea do nosso município”, disse a Sec. da Semsa.
Ana Elza Tavares, Secretária de Governo, esteve nas instalações do equipamento representando o Prefeito Jaime Silva, e lembrou que Governo municipal não mediu esforços para legalizar a UBS e colocá-la em funcionamento. “Primeiro é uma satisfação inenarrável, ver a UBS Fluvial de Óbidos partindo para levar os atendimentos aos nossos ribeirinhos. Eu participei como fiscal dessa obra, desde o início da sua construção, ainda no estaleiro em Manaus, sendo entregue ao município em 2020.
Tavares, ainda lembrou que atual gestão municipal recebeu a UBS sem a regularização necessária para realizar os atendimentos. “Em 2021, quando nós recebemos essa UBS, nos percebemos que ainda não estava legalizada, armada, como se fala junto a capitania e, também não tinha a liberação do financiamento que ela precisa para operacionalizar suas ações. Então com muito esforço, muitas idas à Brasília, ao Ministério da Saúde, muita articulação do prefeito Jaime Silva, para que nós conseguíssemos a liberação desse projeto dentro de todas as diretrizes que preconiza o Ministério da Saúde. Foi uma luta muito grande, para hoje termos a satisfação de ver que finalmente os nossos ribeirinhos vão poder receber os atendimentos dessa UBS Fluvial”, finalizou emocionada a Sec. de governo de Óbidos.
Estrutura e equipe de tripulação:
A UBS Fluvial que é do tipo Balsa, possui 2 Comandantes, 2 Auxiliares fluvial e 1 Auxiliar de máquinas. Sua estrutura é composta por 6 camarotes, 8 salas de atendimento, 5 banheiros (sendo 1 para deficientes), tem 22 metros de comprimento e 7 metros de boca.
Hoje a embarcação, está totalmente regularizada e legalizada, na capitania dos portos de Santarém e possui financiamento de custeio pelo Mistério da Saúde.
Por Portal da Navegação, via Portal Santarém.
Notícias relacionadas
-
A minutos da sede da COP-30 em Belém, comunidade esvazia após poluição do rio: ‘Vila fantasma’.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.