Cartaz 2023 do Dia Marítimo Mundial.

CONVÉS PRINCIPAL – Dia Marítimo Mundial.

Nesta data, comemora-se o Dia Marítimo Mundial, ocasião em que a Comunidade Marítima Nacional e Internacional celebra uma das maiores festividades da IMO (Organização Marítima Internacional).
No Brasil, a Autoridade Marítima Brasileira, que é a Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) comemora tão importante evento com cerimônias em todo o país, através do CIAGA, CIABA, Capitania dos Portos, Delegacias e Agências.
Nosso país, por sem membro da IMO, possui Embaixador representante, que atualmente é exercido pela Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia. Anteriormente, a função pertenceu ao Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar.
Neste ano, em que celebra os 50 Anos da Convenção Marpol (Maritime Pollution), o Capitão de Longo Curso Antônio Pojo de Souza, Comandante que atua na empresa de navegação “Aliança”, recebeu o título de “Comodoro da Marinha Mercante”, em Cerimônia realizada no CIAGA.
Também tivemos vários representantes das categorias de aquaviários sendo condecorados com a Medalha de Mérito Marítimo, com passador e âncoras, dependendo do tempo de embarque de cada um.
Parabéns a todos os agraciados. Viva a Marinha Mercante Brasileira! (Foto: Marinha do Brasil).

Publicamos mais fotos do 26º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da AIEB-Brasil

Comendador Rodrigo Agostini ao lado de Policiais Militares do Rio de Janeiro (RJ).
1º Sargento Esper recebeu o Colar no Grau de Cavaleiro da ABFIP.
Policial Brinho recebeu a Medalha Marechal “Cândido Rondon” da AIEB-Brasil.

Ainda sobre o 26º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil) postamos algumas fotos desse brilhante evento ocorrido no último dia 15 de Setembro, na FIURJ do Rio de Janeiro (RJ).
Na ocasião, tivemos presenças destacadas de vários policiais militares do Rio de Janeiro sendo homenageados com as diversas condecorações da ABFIP e da AIEB-Brasil.
O colunista foi homenageado com o Colar de Grau Cavaleiro da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz no Brasil (ABFIP), sendo essa a de maior relevância da instituição. Devido compromissos de navegação no exterior, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar nos representou. (Fotos: AIEB-Brasil).

Túnel do Tempo: Desfile Motorizado da Polícia Militar do Pará no dia 07 de Setembro de 1991.

Na semana em que se comemora o 205º Aniversário de Criação da Polícia Militar do Pará, o Túnel do Tempo não poderia deixar de prestar homenagens à corporação. Remontamos ao ano de 1991, exatamente no dia 07 de Setembro.
Na foto, o então Capitão (PMPA) Wladmilson Godinho conduzindo uma das motocicletas do antigo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), abrindo o desfile motorizado da Polícia Militar que, diga-se de passagem, foi belo e bastante aplaudido pelo público que compareceu a Avenida Presidente Vargas, no Centro de Belém (PA).
Parabéns, Polícia Militar do Pará!

Para quê fazer análise? Por 1ON Ricardo de Sá Mendonça.

Para aqueles que têm interesse, a análise oferece vários benefícios, tais como:

  • Viver de acordo com a sua individualidade;
  • Viver com menos culpa e angústia;
  • Aprender a conviver e respeitar a diferença;
  • Alcançar maior serenidade;
  • Viver melhor com as faltas da vida…
    Portanto, um sintoma não é, por si só, motivo suficiente para levar alguém à análise.
    Mesmo quando percebemos que um ente querido está enfrentando depressão, por exemplo, é importante compreender que esse sintoma, por um lado, pode incapacitar a pessoa, mas por outro lado, pode servir como uma espécie de refúgio de outras reponsabilidades.

Maré alta.

Após a divulgação, em edição anterior da coluna, da qual atingirei 6.130 dias de embarque na próxima semana, recebi mensagem de um colega, ressaltando que este tempo de efetivo embarque é muito significativo, pois nos últimos 30 anos poucos Oficiais conseguiram tal tempo de embarque navegando na cabotagem e longo curso.
Para se ter uma ideia, esse leitor da coluna afirmou que, coincidentemente, esse número de dias de embarque é praticamente igual ao somatório dos tempos de embarques de dois CLCs bastante conhecidos no meio marítimo, mas há alguns anos trabalhando em terra.

Maré baixa.

O colunista tem recebido muitas notícias fakes ou sem fundamentos. Lembramos que sem o devido registro e veracidade dos fatos, de modo algum publicaremos na coluna.
O nosso compromisso jornalístico com a verdade, sempre levando a lealdade ao nosso leitor. Fica aí a dica.

Passadiço.

  • O Capitão de Mar e Guerra Sandro Guilherme Maciel servindo no Estado Maior da Armada, enviou cumprimentos ao colunista. Agradecimentos ao amigo.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar marcou presença na reunião da Soamar, que teve também o Comandante do 1º Distrito Naval.
  • O Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Cláudio Otranto Alves convidando o colunista para encontro amistoso no Rio de Janeiro (RJ). Se tudo der certo, final de Outubro marcaremos presença.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho (panda) prestigiou a Cerimônia de Posso Diversidade de uma renomada empresa estatal. Ansiedade é que não faltou para ele.
  • O Capitão de Cabotagem Milton Imbiriba continua arrasado com o seu Flamengo, que perdeu o título da Copa do Brasil para o São Paulo, jogo realizado no último domingo.
  • Aniversariou no dia 27 de setembro, o Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo, Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Desejamos sucesso, saúde, paz e prosperidade.
  • O colunista entregou ao Capitão de Longo Curso Albano Fidalgo a insígnia do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica, durante estadia nos Estados Unidos.
  • O Major Rafael Pereira do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro foi agraciado com a Medalha de Mérito “Dr. Pedro Ernesto”. Parabéns ao ilustre Oficial.
  • O jornalista Antônio Cattete, da Rede TV de Belém do Pará, já aguardando o retorno do colunista para uma boa agenda durante o próximo repouso.
  • O Contramestre José Dantas enviou os tradicionais parabéns pela coluna. Ele que é portador da Medalha de Mérito Marítimo e atualmente curte aposentadoria ao lado da família.

Navegando.

Postamos nesta edição a última revisão da história de D. Pedro I, encerrando assim o mês da Pátria: Após o “Grito do Ipiranga”, o povo saia às ruas como forma de saudar o então Príncipe Regente. Ao mesmo tempo, o ourives Lessa concluía o trabalho solicitado por D. Pedro, que compunha os acordes do conhecido “Hino da Independência”, escrita por Evaristo da Veiga, nove dias mais tarde, no Rio de Janeiro.

O ano 2023 está trazendo uma vazante recorde para os rios amazônicos. O Amazonas deverá registrar uma vazante bem maior do que a de 2010, a pior de todos os tempos. A estiagem se alongará até maio de 2024, com ápice em outubro. Sazonalmente há uma redução pluviométrica, com consequente seca e redução de água nos rios da região norte do país.

No próximo dia 05 de Outubro, o Cembra promoverá a Palestra “Possibilidades e Perspectivas da Energia Eólica Offshore no Brasil”, cujo responsável será o Dr. Carlos Levi. A energia onshore no Brasil, aquela produzida em terra, ocupa 13% da matriz elétrica, com capacidade instalada de 25 GW, e que o país é o 3º do mundo que mais investe em eólica onshore e o 6º em capacidade instalada. A partir do desenvolvimento da eólica offshore e do hidrogênio verde, o Brasil pode assumir a liderança mundial de energia e, principalmente, de energia renovável.

O Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) marcou presença na Cerimônia do Dia Marítimo Mundial, através de sua Presidência e Diretoria. Foi um dia marcado por marítimo, homenageando diversas personalidades do nosso setor aquaviário, com a Medalha de Mérito Marítimo, e um Capitão de Longo Curso, com o título de Comodoro.

A Marinha Mercante Brasileira vive atualmente as expectativas para o retorno da construção naval, onde esperamos que vários navios sejam construídos, arvorando a bandeira brasileira e tripulados por brasileiros. Tal qual foi no passado, o Brasil espera alcançar números de encomendas que o credencie, novamente, a um dos melhores no setor mundial. O difícil não quer dizer que é impossível.

O Hospital Naval de Belém celebrou Dia Especial para Crianças e Adolescentes no dia 16 de Setembro. A primeira edição do “Happy Camping” teve uma manhã repleta de atividades adaptadas e momentos de alegria para jovens com necessidades especiais, cadastrados no Programa de Atendimento Especial (PAE). No total de 50 participantes desfrutaram desse grande dia.

Previsto para chegar, nesta data, no porto de Londres, Inglaterra, o Navio-Escola “Brasil”, procedente de Baltimore, nos Estados Unidos. A embarcação realiza 37ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha e acaba de cruzar o Oceano Atlântico Norte. Agora os Oficiais da Marinha e a tripulação irão interagir com a Royal Navy, mantendo as relações cordiais entre os países.

Nem bem terminou a Cerimônia da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil), realizada na cidade de Nilópolis (RJ), outra acontecerá amanhã, desta vez na capital Rio de Janeiro. Como de costume, a instituição homenageará personalidades civis e militares que tenham se destacado no cumprimento das suas funções, bem como prestados relevantes serviços à sociedade de uma maneira geral.

Com o tema “Tributo à Guanabara Azul – Primavera na Escola Superior de Guerra”, essa instituição de renome abriu suas portas para o evento especial, unindo música e preservação ambiental, realizada na icônica Fortaleza de São José, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ). O principal objetivo foi celebrar a preservação das belezas naturais do Rio, com destaque para a Baía de Guanabara.

O colunista e a tripulação do NT “José do Patrocínio” já cumprindo a terceira e última operação no porto de Cherry Point, nos Estados Unidos, onde se encontram desde o dia 31 de Agosto. No final de semana, a embarcação deixará o país, onde passou praticamente todo o mês de Setembro, com destino ao Brasil. Vamos juntos nessa viagem. (RM).