Almirante de Esquadra Borges, CLC Pozo, CLC Gondar e Vice-Almirante Salgueirinho.

CONVÉS PRINCIPAL – Comandante da “Aliança” recebe o título de “Comodoro” no Dia Marítimo Mundial.

CLC Pojo condecorado com o Distintivo “Comodoro da Marinha Mercante”.
CLC Pojo ao lado de funcionários da empresa de navegação “Aliança”

A Cerimônia do Dia Marítimo Mundial, nesse ano celebrada em 28 de Setembro no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), teve Capitão de Longo Curso Antônio Pojo de Souza, que exerce a função de Comandante na empresa “Aliança”, recebendo o título de “Comodoro da Marinha Mercante”.
A homenagem foi entregue pelo Almirante de Esquadra (RM1) Mauro Cezar Rodrigues Pereira e Almirante de Esquadra (RM1) Roberto de Guimarães Carvalho, por seus relevantes serviços prestados a Marinha Mercante.
O Capitão de Longo Curso Antônio Pojo de Souza é natural do Estado do Pará, cidade de Belém. É casado com a Sra. Elenilda e pai de três filhos (Bruno, Marcelo e Larissa). Ingressou na Marinha Mercante, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) em 1976 e foi graduado em Bacharel em Ciências Navais em 1979.
Desde então compõe as tripulações dos navios da companhia de navegação “Aliança”, empresa naval na qual trabalha desde que formou há 44 anos. Durante todo esse período de navegação e sacrifícios pessoais, alcançou a expressiva marca de 6.880 dias de Comando na Marinha Mercante, sendo atualmente Comandante do navio Full-Contêiner “Pedro Alvares Cabral”.

CIABA realiza eventos alusivos ao Dia Marítimo Mundial.

Dia Marítimo Mundial no Ciaba.

O Dia Marítimo Mundial, celebrado no último dia 28 de Setembro, foi amplamente comemorado no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).
Essa data possui grande relevância para nossa “Universidade do Mar”, onde funciona a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), por homenagear a história marítima, a segurança da navegação e a promoção da sustentabilidade.
A Cerimônia, realizada no Auditório, teve a leitura da Ordem do Diretor de Portos e Costas (DPC) pelo Capitão de Fragata Almeida Pena, Imediato do CIABA.
No dia 30 de Setembro, ocorreu a Regata Dia Marítimo Mundial, na Baía do Guajará, com competições constituídas pelas Classes Laser, RGS, “A”, “B” e “C”. Os Alunos participaram também da gincana com o objetivo de promover a limpeza da Baía, recolhendo maior quantidade possível de objetos trazidos pela maré. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Iluminação do CIABA em homenagem ao Dia Marítimo Mundial.

Iluminação realizada no Pátio da Bandeira

Nossa tradicional “Universidade do Mar”, que é o querido CIABA, prestou relevantes homenagens ao Dia Marítimo Mundial ao colocar na sua fachada e área de Cerimonial a Bandeira, a luz azul, representando esse grande momento no calendário da Comunidade Marítima.
Parabéns ao CIABA! (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Capitania dos Portos do Amapá capacita servidores públicos para ações com embarcações.

No dia 19 de Setembro, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou importante Cerimônia de Conclusão do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, Turmas 4 e 5.
Sessenta servidores públicos federais, estaduais e municipais concluíram com aproveitamento o referido curso, realizado na sede da Polícia Federal em Macapá (AP).
Os servidores estão qualificados a conduzir, em atos de serviço, pequenas embarcações pertencentes às suas instituições, de até 8 metros de comprimento, empregadas na navegação interior. (Contribuição: Marinha do Brasil).

Maré alta.

As diversas arrecadações de brinquedos para o Dia das Crianças. Muitas instituições, sejam elas públicas ou privadas, participam das doações, fazendo muitos “pequeninos”, de famílias carentes, sorrirem, nesse mês importante onde temos várias comemorações.
Parabéns àqueles que participam desse tão importante ato de caridade, independente do tipo de doação, não se importando com valores, fica o “Bravo Zulu”.
Para as crianças, todos são heróis!

Maré baixa.

É uma verdadeira vergonha quando encontramos motoristas e pedestres jogando lixo na rua. Isso parece que virou normalidade no cotidiano de algumas pessoas. Mal elas sabem contribuem para entupimentos de esgotos e fossas, bem como tira a beleza da cidade.
Mas não para por aí. O que dizer dos grandes lixões? A administração pública, no caso as Prefeituras, também são responsáveis pela população acometer essas atos, quando não fazem a coleta regularmente e não dispõe de lixeiras pelas ruas.

Navegando.

O Estaleiro Rio Maguari é um dos melhores do Brasil no setor de construção de embarcações, sem dúvida nenhuma. O Rebocador azimutal “Monte KT” é a quarta unidade integrada na empresa Svitzer desde o mês de Abril deste ano. Tem 70 toneladas de Bollard Pull (BP), fazendo parte de uma série de 6 unidades encomendadas pela empresa para o apoio portuário.

O Porto de Itaqui é um dos mais rentáveis do Brasil, tendo excelente administração e contribuindo para o desenvolvimento do país. Atualmente se prepara para lançar Programa de Descarbonização, sendo o pioneiro entre os portos, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o complexo portuário, em parceria com o Porto de Valência, na Espanha.

A Empresa Wilson Sons iniciou a operação do Rebocador “WS Castor” no porto de Santos em 16 de Setembro, com tecnologia sustentável e de grande potência. Construído em estaleiro próprio, no Guarujá (SP), a embarcação é a quarta da série de seis, que servirá para apoiar navios New Panamax de 366 metros. As outras três embarcações são: “WS Centaurus”, “WS Orion” e “WS Rosalvo”.

Nesta semana, a Regulação da Praticagem voltou a ser discutida na Câmara. A Sessão ocorreu no último dia 02 de Outubro, reunindo novamente lideranças da categoria, representantes da Marinha do Brasil, Agência Nacional do Tráfego Aquaviário (Antaq), Armadores, Terminais Portuários e usuários dos serviços. Como dizia o saudoso Alyrio Sabbá: Os práticos são os Anjos da Guarda.

Nos 8 meses do ano corrente, o Fundo de Marinha Mercante (FMM) já somam R$ 385 milhões, conforme dados do Ministério dos Portos e Aeroportos. Houve aumento de 14% nas liberações do fundo setorial entre Janeiro e Agosto de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. Como sabemos, o país vive as expectativas de avanços na Construção Naval.

Visita educativa de 134 Alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) ao Submarino “Tikuna” aconteceram nos dias 21 e 22 de Setembro, quando a embarcação participava da Operação Tropicalex 2023. Foi momento de imergir num universo de tecnologia e precisão, caminhando pelos corredores estreitos, conhecendo diversos equipamentos e compartimentos, além de entender como é a vida sob as águas.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” esteve aberto para visitação pública, proporcionando chance de todos conhecerem de perto uma das embarcações de maior operacionalidade da Marinha do Brasil, no último domingo (1º), no porto de Recife (PE). Também foi momento para que a Sociedade entendesse a importância da mentalidade marítima.

Importante Encontro sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade aconteceu na Cidade Maravilhosa, no dia 25 de Setembro. A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) marcou presença na 3ª Reunião Permanente de Direito Ambiental e Climático. O evento foi na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), reunindo especialistas e autoridades para debater sobre a Baía de Guanabara.

Dia 02 de Outubro, o glorioso Exército Brasileiro comemorou o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), promulgado através da Lei Federal Nº 7.831 de 1989. O objetivo é atender às necessidades de pessoal de nível superior para ocupação de cargos e funções de natureza complementar, convenientes para a Força Terrestre. Parabéns a todos os integrantes desse Quadro.

O colunista e sua tripulação já se encontram em viagem de retorno ao Brasil, nossa Pátria Amada, após mais de um mês operando em águas dos Estados Unidos, cumprindo todas as legislações desse país, com foco na segurança, preservação do meio ambiente e salvaguarda da vida humana no mar. Agora navegando pelo Oceano Pacífico. (RM).