O comandante da PM no Pará, Cel. Dilson Júnior, coordenou o Simpósio Nacional.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Belém recebe o XI Simpósio de Oficiais de Material Bélico

Oficiais da Polícia Militar participantes do Simpósio.

O XI Simpósio de Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares do Brasil ocorrerá até o dia 17 de novembro, no Hangar, em Belém, com várias palestras e exposições sobre variados temas, entre eles: Avaliação de Conformidade de Material Bélico; Participação da Glock nas forças de Segurança do Brasil; A Evolução de Incapacitação Neuromuscular e sua aplicação na Segurança Pública; Proteção Balística e Optrônicos na Segurança; Tecnologia & Segurança; Soluções NL Inteligentes e Munições de Elastômero; Padronização de Armamentos e Aquisição de Produtos Controlados.
O objetivo do Simpósio é promover a discussão e troca de experiência entre instituições policiais militares, estudiosos, instituições federais, fabricantes, fornecedores e o Exército Brasileiro através da IGPM e do Comando de Operações Terrestres (COTER), para o aprimoramento e adequação das necessidades bélicas das Corporações, além da padronização de parâmetros semelhantes nos programas de matérias atinentes à formação e qualificação das questões do uso da arma de fogo nas respectivas instituições policiais.
O coordenador, Cel. Magela, enfatizou, em entrevista exclusiva à coluna Navegação em Foco, o rápido crescimento da PMPA, com aumento significativo na frota de viaturas na Região Metropolitana de Belém, aquisição de modernas pistolas automáticas Beretta para 18 mil integrantes da corporação, além de coletes balísticos mais leves e resistentes. Também foi destacada a disponibilidade de munição para lidar com situações de assaltos, crimes e roubos.
A capital paraense também recebe Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, formado por 13 comandantes-gerais da PMs do Brasil. O coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM do Pará, é o presidente Regional Norte do Conselho. Na ocasião, houve a entrega de medalhas e foram abordados temas institucionais, como os resultados da Operação Força Total, desencadeada simultaneamente em todo o território brasileiro.

SOAMAR realiza encontros nacionais

CA Jaques, Orson, Almte Rocha, VA Capistrano e CA Pavoni
Guilherme, Contra almirante Jaques e Marcelo Salgado
Vice almirante Capistrano palestrou sobre a atuação da Marinha na área do 4º DN.

A XXIII Convenção Nacional da SOAMAR e o V Encontro Nacional de Presidentes da Soamar foram realizados este ano nos dias 15 a 18 de novembro, na cidade de São Luís/MA. O evento teve início oficialmente ontem (16) com a apresentação do Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra Almirante Pavoni, algumas palavras do Presidente da Soamar-Brasil, Orson Féres, a Palestra do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-almirante Capistrano, e foi finalizado com a eleição do vice-presidente da Soamar, bem como a divulgação do resultado da votação e o coquetel oferecido pela Soamar Brasil. O comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Olsen, foi representado pelo Almirante de Esquadra Rocha. Hoje, a programação continua com palestras e será finalizada no sábado com eventos culturais e passeios turísticos pela cidade de São Luís.

MARES & RIOS

PORTO DE SANTANA

Nesta segunda-feira, a Companhia Docas de Santana (CDSA) teve presença do Embaixador da Áustria, Stefan Scholz, e o Secretário Estadual de Relações Internacionais, Lucas Abrahão, com o objetivo principal criar oportunidades de cooperação e fortalecer as relações bilaterais entre a Áustria e o Estado do Amapá. A delegação foi recebida pelo Diretor-Presidente da CDSA, o Edival Tork, e sua equipe operacional, que apresentaram as instalações portuárias, destacando o potencial logístico da região. A CDSA vê essa visita como uma oportunidade valiosa para fortalecer suas conexões globais e promover o desenvolvimento da região. A empresa está comprometida em colaborar ativamente para a construção de laços duradouros entre o Amapá e a Áustria, contribuindo assim para um futuro mais próspero e integrado.

CAPITANIA DO AMAPÁ

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou, de 25 a 31 de outubro, o curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, formando 60 novos aquaviários, na Comunidade do Ariri, zona rural de Macapá(AP). O curso é destinado ao preparo de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como aquaviários do 2º Grupo – Fluviários, seção de Máquinas e seção de Convés, com inscrição na Categoria Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés.

BASE NAVAL

O Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, representado pelo Prático Alvim Spinola, acompanhado do Engenheiro Hernesto Milana, membro da Equipe de Hidrografia, e do Gerente Fernando Câmara, participou de uma visita às instalações da Base Naval. O objetivo da visita foi iniciar conversas sobre um projeto para a Barra Norte do Rio Amazonas. Na oportunidade, foram recebidos pelo Comandante da Base, CMG (E) Paiva, e pelo Imediato CF Leonardo Ferreira.

HOSPITAL DA AERONÁUTICA

Nos dias 06 a 11 de novembro, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), dirigido pela Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, realizou pela primeira vez as Olímpiadas do HABE e a 2° edição do Desafio 5.0. O evento foi alusivo aos 80 anos que o hospital completará em dezembro e teve apoio do CASSAZUM, Centro Social dos Suboficiais e Sargentos da GUARNAE-BE, e Raptors Adventures.
A abertura das Olímpiadas ocorreu no ginásio do CASSAZUM, com a condução da Tocha Olímpica, e contou com a presença especial da Banda de Música da Aeronáutica. Quatros equipes disputaram partidas nas modalidades de vôlei, futebol, natação, basquete e jiu-jistsu.

I COMAR

Suboficial da Aeronáutica Heloísa Helena com Major-Brigadeiro Raimundo Nogueira.

O tradicional “Encontro das Velhas Águias”, destinado aos militares da reserva da Força Aérea Brasileira da área de Belém, foi realizado com sucesso, com o Comandante do I Comar, Major-Brigadeiro do Ar, Raimundo Nogueira Lopes Neto, à frente da programação festiva, assessorado por militares da Assessoria de Comunicação. Este ano, o Primeiro Comando Aéreo Regional teve a honra de promover o evento com grande entusiasmo, como parte das comemorações dos 150 anos dedicados ao Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont. O Major-Brigadeiro Raimundo Nogueira destacou a importância da Força Aérea Brasileira nos cenários nacional e internacional, apresentando novas técnicas e tecnologias especializadas por meio de um vídeo.

SURF EM MOSQUEIRO

A Câmara Municipal de Belém aprovou o Projeto de Lei do vereador Pablo Farah, que torna o surf em água doce nas ondas de Mosqueiro um patrimônio imaterial e cultural do Pará, destacando as praias do Farol, Maraú, Paraíso, Cachimbo e Baía do Sol como novos produtos turísticos paraenses. De acordo com o presidente da Federação Paraense de Surf, Noélio Sobrinho, esse projeto complementa o surf na pororoca e introduz novos produtos turísticos ao Pará, incluindo a criação do Campeonato Brasileiro de Surf em Água Doce. Isso representa um avanço significativo na economia de Mosqueiro e do estado como um todo.