Veterano Nelson Antônio Navarro de Souza ao lado de colegas e familiares.

CONVÉS PRINCIPAL – Veterano Fuzileiro Naval recebe a Medalha de Mérito Militar após 35 Anos de serviços.

Veterano Nelson Antônio Navarro de Souza recebendo a Medalha do Comandante d0 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.

O Veterano Fuzileiro Naval, muito orgulhoso, recebeu a Medalha de Mérito Militar, após 35 Anos de bons serviços prestados à Marinha do Brasil e a Nação. A cerimônia aconteceu no dia 12 de Dezembro, contando com a presença do Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, sediado em Belém (PA).
Honra, integridade e superação foi tripé que impulsionou o militar a seguir sua carreira com retidão. A coluna parabeniza o veterano, onde com certeza, foi reconhecido por seus méritos e louvores. Bravo Zulu.

Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia está de aniversário.

CLC Hildelene Lobato Bahia.

No próximo domingo (14/01) completará aniversário a nossa estimada e querida Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia. Ela que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira e primeira mulher a Comandar navios de grande porte. Parabéns a grande amiga. Felicidade, paz e saúde!

Marinheiras pioneiras da EAMSC.

Marinheiras pioneiras da EAMSC.

A Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina foi pioneira em formar as primeiras marinheiras de carreiras, após um ano de intenso treinamento. Como não bastasse, o primeiro lugar da turma, que contou com 133 alunos, foi da Marinheira Larissa Pacheco. Com certeza será referência paras as futuras marinheiras que desejam entrar na força naval.

Hospital Naval de Belém (HNBe) terá novo Diretor.

Na próxima segunda-feira, 15 de Janeiro, o Capitão de Mar e Guerra (MD) Carlos Eduardo Martins Marsico transmitirá o Cargo de Diretor do Hospital Naval de Belém (HNBe) à Capitão de Mar e Guerra Milena Leite Rocha Miguel. O Comandante Marsico destacou-se em conduzir o timão dessa Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, responsável por cuidar da saúde de toda a família naval. Os parabéns da coluna ao Comandante Marsico e sucessos a nova Diretora.

Centro de Intendência da Marinha em Belém terá novo Diretor.

Depois de dois anos à frente do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe), na próxima quarta-feira (17/01), o Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis transmitirá o Cargo de Diretor ao Capitão de Mar e Guerra (IM) Ornei Pena Rocha Junior. O Comandante Souza de Assis tem mantido cordial contato com o colunista e agora se prepara para ida ao Rio onde terá nova missão. Ao novo Diretor desejamos os sucessos a frente dessa importante Organização Militar.

Colunista foi agraciado com a Medalha Peacekeepers da Ordem dos Comendadores do Brasil.

Em sua primeira edição de criação, a Ordem dos Comendadores do Brasil (OCB) resolveu conceder ao colunista a Medalha de Honra ao Mérito OCB Peacekeepers, em homenagem aos relevantes serviços prestados a Manutenção da Paz, pelos Direitos Humanos e Proteção Animal/Ambiental. Agradecimentos ao Comendador Belmonte por tão distinta condecoração.

Navegando.

Hoje a cidade de Belém do Pará completa 408 anos, porém não há muito que se comemorar. A capital continua com os grandes lixões a céu aberto, ocorrendo também nas principais ruas do centro, alagamentos em virtudes das fortes chuvas características dessa época na região, e por aí vai. Precisa melhorar muito para a COP-30 em 2025.

A pirataria no Mar Vermelho vem trazendo consequências drásticas no setor marítimo. O trânsito no Canal de Suez, uma das principais rotas comerciais, caiu 25% até o final de 2023, o que representa um quarto do total. Recentemente acompanhamos a Maersk evitando o tráfego por esse mar..

No dia 08 de Janeiro, foi iniciado o Período de Adaptação para os Candidatos a Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Agora os futuros oficiais dão o primeiro passo para a carreira mercante no mar. Ordem Unida, palestras, rotinas e recebimentos de novos uniformes são alguns dos itens do período.

Nesta sexta-feira, os Candidatos chegam ao final da primeira semana do Período de Adaptação, já com algumas instruções na “veia”, essencial para o Oficialato da Marinha Mercante e para a matrícula no Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva Não Remunerada da Marinha do Brasil. Durante o Período Escolar, o Aluno é considerado militar, na condição de Praça Especial.

O Titanic foi uma dos maiores navios e mais luxuosos de sua época. Hoje, temos os grandes transatlânticos com capacidades superiores aos navios do passado, além do luxo, que é um show a parte. Mas vem uma questão que esses navios precisam estudar: o grande número de suicídios cometidos a bordo por pessoas que se jogam ao mar. Recentemente tivemos um desses casos na costa brasileira.

Não haveria escolha melhor. A primeira dama do Estado do Pará, a Sra. Daniele Barbalho será nomeada e condecorada com a Medalha de Mérito Embaixador Internacional da Paz. A primeira cerimônia, que ainda não tem data acertada, acontecerá neste ano e será capitaneado pelo Presidente Regional da AIEB-Brasil, jornalista Antônio Cattete.

Finalmente a estiagem que assolou a Bacia Amazônia no ano de 2023 voltou ao normal, com os navios realizando as rotas até Manaus, Coari e outros portos da região. Essa foi considerada uma das secas mais rigorosas dos últimos tempos. Planos de contingências foram criados para evitar um mal maior. Que sirva como lição para os próximos anos.

Comentamos na coluna sobre o ofuscamento do Dia da Marinha Mercante (28/12) em virtude das festividades natalícias e de final de ano. Mas tivemos um grande evento anterior a essa data que serviu para não deixar passar em branco. A Assembleia Legislativa do Rio de Rio de Janeiro (Alerj) realizou sessão solene, de forma extraordinária, para festejar a data. Voltaremos com fotos na próxima edição.

Nesse mês de Janeiro acontecerão muitas movimentações nos comandos das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval. Muitos amigos deixarão a cidade das mangueiras, após dois anos de fraterna convivência. Entre as organizações temos o Hospital Naval de Belém, a Base Naval de Val de Cães e o Centro de Intendência da Marinha em Belém.

O navio André Rebouças, da qual o colunista assumirá o Comando na próxima semana, encontra-se na cidade de Quintero, no Chile. A expectativa é que se possa realizar uma grande gestão, tal qual executadas em anos anteriores, pelos próximos três meses. (RM).