Cerimônia de Incorporação do Submarino “Humaitá” (S41).

CONVÉS PRINCIPAL – Submarino “Humaitá” é incorporado à Defesa Nacional.

Personalidades civis e militares prestigiaram o evento.

Em grande Cerimônia Militar realizada no dia 12 de Janeiro, na Ilha da Madeira, Complexo Naval de Itaguaí (RJ), marcou a incorporação do Submarino “Humaitá” (S41) ao Setor Operativo da Marinha do Brasil, reforçando a Defesa Nacional e marcando momento significativo no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
A presença do Ministro da Defesa José Múcio Monteiro e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, além de diversas personalidades civis e militares, comprovaram o aumento da frota, sendo esse o segundo submarino dos quatros previstos.

Visita ao Centro de Operações da CBO.

CMG (RM1) Fábio e CLC Gondar ao lado de funcionários da “CBO”.

O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fábio da Silva Andrade, que já comandou o CIABA, e o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, foram muito bem recebidos pelos funcionários da Empresa de Apoio Marítimo “CBO”. Além das visitas nas instalações dessa importante instituição, também puderam comprovar a tecnologia de ponta do Centro de Operações manobrando, através de simuladores, as embarcações da sua frota offshore.

Encontro de Mercantes no Social.

CLC Lisbôa e CFM Magalhães em grande encontro.

A coluna registra esse grande momento ocorrido no dia 24 de Janeiro, quando o Oficial de Máquinas Magalhães teve amistoso encontro com o Capitão de Longo Curso Lisboa. Para quem não sabe, o Comandante Lisboa foi o primeiro a comandar o NT “Celso Furtado”, quando saiu para sua viagem inaugural no Estaleiro “Mauá”. Já o Chefe de Máquinas Magalhães, atualmente, navega pelos navios da empresa “Log In”.

Movimento no Mar Vermelho tem quedas bruscas de embarcações.

Devido aos constantes ataques piratas na região do Mar Vermelho, isso fez com que diversas empresas do segmento marítimo desviassem suas embarcações, evitando desta maneira a navegação nessa área. Tudo em virtude dos ataques e lançamentos de mísseis que ocorreram nos últimos meses a navios mercantes. A consequência disso será o elevado aumento no frete, devido a rota se tornar extensa do que a habitual.

Seis Rebocadores são entregues pelo Fundo de Marinha Mercante.

Conforme balanço do FMM, consta a listagem de entregas de 6 rebocadores e as conclusões de 78 projetos no ano passado, representando investimento de R$ 900 milhões. As obras incluem construções, conversões e docagens/reparos de embarcações. Que 2024 possa ser um ano bem melhor, já que existem as expectativas do retorno de construções de navios de grandes portes em diversos estaleiros nacionais, utilizando mão de obra local, para posterior tripulação de brasileiros.

Navegando.

A Frota de Apoio Marítimo teve incorporação de 4 embarcações, aumentando para 420, conforme levantamento recente da Abem/Syndarma. Dentre esses barcos, temos 368 operando com a bandeira brasileira, enquanto 52 são de bandeira estrangeiras.

As grandes empresas de navegação mundial começa a formar alianças importantes de operacionalidade a longo prazo, com o objetivo de aumentar a qualidade oferecida a seus clientes. Isso aconteceu recentemente entre a Hapag-Lloyd com a Maersk, duas líderes de conceito internacional.

Depois de uma extensa viagem de Belém do Pará até Punta Arenas, no Chile, o navio sob o Comando do colunista já se encontra em viagem com destino a Angra dos Reis (RJ), com chegada prevista para a próxima segunda-feira (29) pela noite. Sempre bom retornar a Pátria Amada, mesmo que se tenha passado pouco tempo fora.

O estaleiro Vard-Promar, que fica localizado em Ipojuca, Pernambuco tem projeto para construção de dique flutuante. Esse estaleiro foi responsável pela construção de seis navios gaseiros, que hoje atuam com a bandeira brasileira. O colunista comandou o primeiro deles, que é o “Oscar Niemeyer”.

A “Aliança Navegação e Logística”, empresa pertencente ao grupo Maersk, tem nova Presidente. Trata-se de Luiza Bulblitz, com carreira de mais de duas décadas dedicadas ao setor de logística. Estaremos na torcida para que a Aliança tenha boa administração em sua gestão. Grandes Comandantes de renomes viajaram e ainda viajam nessa empresa.

A Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) concederá a todos os Acadêmicos de seu Quadro que presenciarem a 45ª Cerimônia, a ser realizada no dia 28 de Junho, a Medalha de Mérito Ambiental. O colunista ainda não marcou presença, devido recuperação de futura cirurgia que realizará no próximo repouso. Se tudo der certo, estaremos lá.

Muito proveitoso pelo público nordestino às visitas aos navios de guerra da Marinha do Brasil, quando atracados nos seus portos. Tais eventos ocorreram durante as escalas das embarcações, que atualmente participam da Operação “Aspirantex 2024”. Diversas capitais foram contempladas com as visitas.

Hoje ocorrerá a Cerimônia de Entrega de Platinas para os Alunos do 1º Ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), marcando o fim do Período de Adaptação que teve a duração de 3 semanas. Parabéns aos futuros novos Oficiais.

Também o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que fica no Rio de Janeiro (RJ), encerrará seu Período de Adaptação para os Candidatos a Alunos. O tempo passou rápido. Os Alunos do 1º Ano, que visitaram o navio do colunista em 2022, agora entram no Ano de Formatura, que se realizará em Dezembro. Sucessos a todos.

Tudo indica que o colunista sairá para mais uma viagem de longo curso em sua carreira. Entre os destinos estão o retorno ao Chile ou a Europa, mais precisamente na Espanha. Saberemos dos resultados na próxima semana, quando chegarmos em Angra dos Reis (RJ) para a operação de carga. (RM).