Numa importante renovação de compromisso, o Governo do Pará e a Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, prometem fortalecer a assistência social, saúde e segurança pública para a população ribeirinha do Estado, por mais uma década.
O Navio-Auxiliar (NA) “Pará” terá vital importância para o cumprimento dessa missão de assistência a população carente. Quatro Comissões de Assistência Cívico-Social (ACISo) serão realizadas por ano. Uma parceria para o bem estar dos ribeirinhos da nossa região.
Prêmio “Almirante Dantas Torres” para o Comando do 4º Distrito Naval.
A coluna parabeniza o Comando do 4º Distrito Naval, que tem no timão o Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, e sua tripulação pelo prestigioso Prêmio “Almirante Dantas Torres 2023”, em reconhecimento à excelência em segurança e auxílio à navegação, como tributo a dedicação e a ao espírito marinheiro na Amazônia Oriental. O Prêmio foi entregue pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, em evento realizado na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ).
Confraternização no Clube Naval do Rio de Janeiro.
Recentemente o Clube do Naval do Rio de Janeiro foi palco de mais um grande encontro entre Comandantes da Marinha de Guerra e da Marinha Mercante. No evento, o Almirante de Esquadra Prado Maia fez uma saudação ao dia da Marinha Mercante, celebrada no último dia 28 de Dezembro. Entre os presentes se destacaram o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.
Navio do colunista chegando nesta noite em Angra dos Reis (RJ).
O colunista e sua tripulação chegarão nessa noite no porto de Angra dos Reis (RJ), completando a viagem internacional que teve como procedência o porto de Punta Arenas, no Chile. Cumprida mais uma missão, agora parte da tripulação desembarca para o seu merecido repouso, enquanto a que embarca se prepara para a próxima operação de carga nessa área que tem um dos Terminais mais operativos do Brasil.
Oriente Médio: O ponto crítico do Mar Vermelho.
Como já comentamos, a crise no Mar Vermelho é um dos temas mais comentados nos meios jornalísticos atualmente. As ações provocadas pelos rebeldes Houthi demonstram a vulnerabilidade das rotas marítimas que são vitais para o comércio internacional. Estados Unidos e Grã-Bretanha coordenam ações no Iêmen como respostas ao compromisso e a liberdade dos mares. Recentemente, tivemos sequestros de navios e ataques com mísseis em embarcações mercantes que alertaram o mundo para o conflito.
Navegando.
Atenciosa mensagem recebida da Professora Selma Grello informando que os lixões da cidade de Belém (PA) estão sendo tratados pela Prefeitura, para alegria de todos os moradores. Ficamos na torcida para que fatos como estes não se repitam, principalmente agora que temos pela frente a COP-30.
Conforme divulgamos em edição anterior, a Frota de Apoio Marítimo operando em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) teve leve aumento no ano de 2023. As embarcações com bandeiras brasileiras representam 87% do total, segundo fontes do Sndarma/Abeam.
Bem que as empresas de navegação e de apoio marítimo poderiam contar com Serviço de Assistência Religiosa, tal qual existe nas Forças Armadas e em algumas instituições públicas e privadas. Com certeza, certos casos a bordo, são de cunho religioso. O colunista já passou por isso, como Comandante, e digo aos senhores, um profissional experiente e entendido no assunto seria bem melhor.
O agora Ex-Submarino “Tamoio”, que por muito tempo serviu à Marinha do Brasil, ficará sob guarda do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) até a sua destinação final. Enquanto uma classe antiga vai se aposentando, outra vem substituindo, como foi o caso da incorporação do Submarino “Humaitá”.
O Porto de Itaqui vem se destacando a cada operação realizada. Para se ter ideia, realizou cinco missões simultâneas de navios de combustíveis, pela primeira vez em toda a sua história. As ações ocorreram no sábado (20) e no domingo (21), sendo foi capitaneada por uma empresa subsidiária do sistema Petrobrás. Bravo Zulu.
Durante o traslado de Belém para Punta Arenas, no Chile, o colunista encontrou o amigo de longas datas Fábio Lobato, que presta relevantes serviços na empresa “Hidrovias do Brasil”. Quem não se lembra da palestra realizada em Fevereiro do ano passado com o tema Segurança no Carnaval e a visita à tripulação do Rebocador e Barcaça na ocasião!
Hoje temos as embarcações autônomas sendo vistas como o futuro do setor marítimo, isso em parte. Uma manobra excelente ocorreu no porto de Pecém (CE), que se utilizou desse tipo para atualizar carta náutica de sua área de acesso e portuária. Esse levantamento hidrográfico é inovador no mundo e tem grande potencial por sua eficiência operacional.
Familiares dos Alunos que concluíram o Período de Adaptação da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) estão felicíssimo com as entregas das primeiras Platinas para seus filhos. Com certeza uma Cerimônia que ficará marcada para todos. A próxima será o Juramento à Bandeira Nacional.
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) tem o famoso Jornal “O Pelicano”, enquanto que o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) tem o ”Canal 16”. Ambos noticiam sobre a vida dos Alunos da EFOMM, além do nosso setor marítimo. Recomendo a leitura.
Saudades da família a bordo nunca passam. Após nove dias de embarque desde que assumiu o Comando do navio, o, colunista ainda está com os pensamentos em casa e nos bons momentos que aconteceram. A vida marítima é assim, está presente em cada tripulante embarcado. Conselho: aproveitem bem o seu repouso sempre e façam com dedicação o seu trabalho. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.