NAVEGAÇÃO EM FOCO – Primeira fragata ‘Tamandaré’ em construção

O lançamento ao mar da Tamandaré está previsto para ocorrer em meados de 2024. É possível observar na foto que ainda falta a colocação do bloco da extremidade da proa do navio. Em 1º de novembro, foi realizada a cerimônia do início do corte de aço do segundo navio da Classe “Tamandaré”, que será batizado de fragata Jerônimo de Albuquerque – F201. Os outros dois navios receberão os nomes de Cunha Moreira – F202 e Mariz e Barros – F203.
As fragatas terão deslocamento de 3.380 t, comprimento de 107 m, largura máxima de 16 m, autonomia de 5.000 milhas náuticas (9.260 km) à velocidade de cruzeiro, velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h) e uma tripulação total de cerca de 130 militares.
O armamento dos navios será composto por um canhão Leonardo OTO Melara SRGM 76 mm/62 multipropósito na proa, até 8 mísseis antinavio Exocet ou MANSUP, VLS MBDA Sea Ceptor GWS.35 (12 células) para mísseis MBDA CAMM (alcance de 1–25+ km), 2 lançadores triplos de 324 mm SEA TLS-TT para torpedos antissubmarino Mk.46, um CIWS Rheinmetall Sea Snake 30 mm e dois reparos FN Herstal Sea Defender 12.7 mm controlados remotamente.

Os extraterrestres são temas do carnaval em Colares

A bela cidade de Colares

Os blocos dos Extraterrestres, com mais de 600 brincantes, Delícia do Bacuri e o Cata Corno, são as atrações do carnaval de Colares, município ilha, distante 100km quilômetros de Belém.
Famoso desde 1977, quando fenômenos inexplicáveis de naves espaciais projetando luzes cintilantes passaram a ser vistos em toda a região, o município, hoje, tem 13 mil habitantes, com uma economia baseada na pesca, no açaí, castanha-do-pará e frutas como cupuaçu, banana e pupunha.
A cidade transformou a aparição dos ovnis em atração turística e a figura do ET, como conhecemos no filme de Spielberg, está em todo canto: nas paredes dos hotéis e restaurantes, logradouros públicos, centro comercial e por toda a orla da cidade. A presença dos ovnis foi tão expressiva naquela época, que a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu criar a Operação Prato, em alusão à forma das naves espaciais, resultando em muitas investigações, que, posteriormente, foram arquivadas quando do término dos trabalhos, anos depois.
Segundo o historiador e comunicador local Moacir Silva, o Moa, as aparições das naves nunca cessaram e até hoje diversas pessoas entrevistadas relatam registros desses objetos reluzentes pairando nos céus da região com deslocamentos em altíssima velocidade. “A proximidade com as luzes dos aparelhos podem causar dormência, paralisia, e há relatos até de pessoas abduzidas”, comenta Moa.

MARES & RIOS

PLANO REAL

Quem tem mais de 30 anos e mora no Brasil sabe bem os estragos que a inflação provocou no país e no bolso de cada um de nós. Em 2024 o Plano Real completa 30 anos. Depois de vários planos e “testes” na economia (o ano de 1993 fechou com índice inflacionário de 2.477%) que só serviram para agravar a situação econômica, o Plano Real trouxe a estabilização de preços.A cada ano o Conselho Monetário Nacional estabelece metas de inflação que devem ser cumpridas para que os preços no Brasil possam ter alguma estabilidade e previsibilidade. Para 2023, foi estabelecida uma meta inflação que oscilasse entre 1,75% e 4,75%. O IPCA acumulado no ano ficou em 4,62%, portanto, dentro da meta.

BRUNO SENNA

A tristeza ainda é muito grande na ZP-01 por conta da falecimento do Prático Bruno Senna,ocorrido na última sexta-feira. O velório, seguido da cerimônia de cremação, é realizada hoje, na cidade do Rio de Janeiro, às 14h. Neste horário, será prestada uma homenagem a Bruno. Todas as lanchas de apoio nos serviços e praticagem, assim como os navios que estejam navegando no Rio Amazonas, farão soar seus apitos por um minuto.

REMO X PAYSANDU

Patrik, Rodrigo, Nilde, Luis Alberto, Mercês, Canedo e Amiraldo
David Merabet, Amiraldo (CDP), Carvalho, Luiz Omar, Calfa, Rocha Lima, Luiz Omar II e Emerson.

O Camarote Vip da coluna recebeu muitos convidados, domingo, como de costume. Entre os presentes, todos são torcedores do Paysandu. Ficamos feliz com a conduta do nosso time que se apresentou muito bem durante o jogo e o placar de 0 X 0 não traduziu a realidade da partida.

EXERCITO

O general de divisão, André Luiz Aguiar Ribeiro (foto), assumiu, em dezembro passado, o Comando da 6ª Região Militar (RM), que é responsável pelas operações do Exército na Bahia e em Sergipe. O General André é responsável por um feito notável: o terceiro negro a alcançar a patente, uma posição de destaque e rara na história do Exército Brasileiro. Os outros dois foram o general Lourival do Carmo, promovido, em 1950, e general João Baptista de Mattos, promovido em 1961.