Evento da AIEB-Brasil realizado no Aghatos Play TV.

CONVÉS PRINCIPAL – AIEB-Brasil abre o ano com seu 30º Fórum Nacional.

Público presente lotou as dependências do Auditório.
Diversas personalidades civis e militares foram condecoradas.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB) realizou, com sucesso, o seu primeiro evento do ano de 2024: o 30º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas.
A Cerimônia, ocorrida no dia 31 de Janeiro, teve como palco o Auditório da TV “Aghatos Play”, no Centro do Rio de Janeiro, contando com um público de mais de 200 pessoas, que compareceram para prestigiar as personalidades civis e militares agraciadas com as diversas medalhas da instituição, pelos relevantes serviços prestados à nação.
O colunista recebeu atencioso convite, porém devido a compromissos profissionais não pôde comparecer. Divulgaremos mais fotos do evento na próxima edição, onde tivemos representantes da Marinha Mercante Brasileira sendo homenageadas.

Pelo seu especial conteúdo, transcrevemos na íntegra mensagem do Chefe de Máquinas Ubirajara Salgado.

Capitão. Estou indo embora! Até o momento indo para o Abdias, mas quem sabe, tudo muda! O que o senhor mais me passou é o orgulho da profissão. Que às vezes passa nas nossas mentes apenas o sacrifício de estar longe dos nossos entes queridos. Esquecemos o quão grandiosa é nossa profissão. Desejo ao senhor, como um bom marinheiro, mares tranquilos, excelentes inspeções e o André Rebouças seja referência no quesito ambiente saudável de trabalho, onde as pessoas, ao chegar, se sintam à vontade com ambiente familiar e respeito pelo outro.
Que Deus abençoe você e sua família. Não é um Adeus! E sim, um até breve!

Diretoria de Hidrografia e Navegação comemorou Aniversário.

DHN.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) foi criada no dia 02 de Fevereiro de 1876 com a denominação de Repartição da Carta Marítima. Por muitos anos, funcionou na Ilha Fiscal, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Em 1983, mudou-se para a Ponta da Armação, em Niterói (RJ), onde funciona até hoje. A coluna parabeniza essa importante Diretoria, também voltada para a segurança da navegação e do tráfego aquaviário.

Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público em Belém.

Qualificação abrangente com aulas teóricas e práticas.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, em colaboração com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP), entre os dias 15 e 19 de Janeiro realizou o Curso de Qualificação em Belém, elevando os padrões de competência e segurança na navegação interior. A preparação foi coordenada pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que contou com 29 servidores públicos estando aptos a conduzir embarcações de até oito metros de comprimento.

Navio-Auxiliar “Pará” realiza Passagem de Comando.

Logo mais, às 09:00 hrs, o Capitão de Corveta Filipe Barra Borel assumirá Comando do Navio-Auxiliar “Pará”, capitanea do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, em substituição ao Capitão de Corveta Filipi Santos de Campos. O evento será presidido pelo Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, com o navio atracado no cais da Base Naval de Val de Cães (BNVC).

Navegando.

O Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira enviou o afetuoso convite ao colunista para a Passagem do Cargo de Adido de Defesa e Naval do Brasil no Chile, que será realizado no dia 12 de Fevereiro, no Salão Pérgola do Hotel Regal Pacific, em Santiago. Agradecimentos ao amigo pela fraternal lembrança. Gente fina é outra coisa.

Na Abertura do Ano Letivo dos Alunos da EFOMM-CIABA, tivemos dois Comandantes conhecidos que passaram suas experiências aos futuros Oficiais da Marinha Mercante: Capitão de Longo Curso Hugo de Oliveira Alcoforado e a Capitão de Longo Curso Tábata Graña Puentes da Silva. Parabéns aos dois.

A produção média nacional de petróleo e gás teve grande repercussão em 2023 ao bater recorde histórico, assim como foi registrado a maior produção anual no Pré-Sal, correspondendo a mais de 75% da produção nacional. Esse é o nosso país, produzindo para o consumo interno e até exportando. Precisamos de mais navios de bandeira brasileira para escoar a produção.

Continua os impasses entre a China com Taiwan. Infelizmente isso não se limita a questões políticas ou territoriais. Também provocara um complexo teatro de operações navais, podendo afetar a cadeia de abastecimento de suprimentos e o equilíbrio de poder no Indo-Pacífico.

O clássico Remo e Paysandu ocorrido no último domingo não poderia ser diferente de outros: muita confusão, torcidas organizadas se debatendo, confusão e pancadarias. Os órgãos da Segurança Pública sempre trabalham muito nesse dia com o objetivo de que o torcedor assista ao espetáculo de forma tranquila. Está cada dia mais difícil levar a família nesse clássico.

Ainda sobre o clássico RExPA, de alto mar, os tripulantes dos navios assistiram o jogo que terminou no amargo 0x0. Desta vez não houve a tradicional encarnação no rival. Os clubes necessitam de melhorias e de preparos para o Campeonato Brasileiro que vem logo aí a frente. Paysandu na Série-B e Remo na Série-C.

Nesses últimos dias, o colunista navegou pela costa do nordeste brasileiro, passando por cidades como Maceió, Recife e João Pessoa. Recordou os velhos tempos dos navios gaseiros, onde por mais de 20 anos esteve nessa classe, passando por esses mares. Se pudesse voltar atrás, navegaria neles e nessa área novamente. Agora só longo curso.

A Força Aérea Brasileira, em conjunto com a Marinha do Brasil, tem auxiliado os navios mercantes quando da ocorrência de doenças ou acidentes a bordo das embarcações mercantes, sejam elas nacionais ou estrangeiras. A agilidade e o preparo dos militares já salvaram muitas vidas a bordo. Estão de parabéns.

Tal qual ocorre em todas as Escolas Militares, a EAMPE (Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco) realizou sua Aula Inaugural para Turma Quebec/2024, sob a orientação do Vice-Almirante Alexsander Reis Leite, Comandante do 3º Distrito Naval. Um novo capítulo na formação da elite marítima do Brasil. Boa sorte aos militares.

O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz, que sua bela nave “Marcílio Dias” acompanhou o colunista até pouco acima do Arquipélago dos Abrolhos, chegou no seu destino Salvador (BA) para mais uma operação. A ele e sua tripulação desejamos boa sorte e mares tranquilos. (RM).