CA Coelho Rangel, Mariana Pescatori, Murillo Barbosa, Ministro Silvio Costa, Eduardo Nery (Antaq) e CA Dino Avilla.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – ATP doa estudo ao Ministério dos Portos e Antaq

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) entregou, nesta segunda-feira (5), ao Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e ao Diretor-Geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) para a concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. A doação do estudo contribuirá para o encaminhamento do projeto que visa ampliar a capacidade do corredor logístico e o escoamento de granéis vegetais e minerais pela Região Norte.
De acordo com o Presidente da ATP, Murillo Barbosa, a entrega do estudo para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas é um marco significativo para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. Segundo ele, a elaboração do EVTEA é uma iniciativa do setor produtivo com o objetivo de estimular o potencial de crescimento da movimentação de carga na região, que enfrenta gargalos como as restrições de calado e outros.
Barbosa destaca que, ao fortalecer a saída de escoamento de produção pelo Norte, será comprovada a vocação da região para o desenvolvimento do país. Atualmente, a Barra Norte movimenta cerca de 45 milhões de toneladas de cargas. Os próximos passos após a entrega do estudo são a realização de audiência pública, o envio do projeto ao Tribunal de Contas da União, até a chegada da licitação. “O estudo da ATP é muito importante. A concessão da Barra Norte é uma oportunidade para aumento da competitividade da importação e exportação no mercado nacional e internacional”, analisa.

Navio N/A Pará tem novo Comandante

Presentes na solenidade: Luiz Omar II, CC Santos Marques, CF Mercês, Barbeito, Luiz Omar, CMG Ondiara, CC Borel e CC Filipe.
Tenente Coronel Médico Otávio, Luiz Omar, Jorge Barbeito e CMG Calfa.
Solenidade de troca de Comando do NA Pará.

O Capitão de Corveta Felipe Barra Borel assumiu o comando do navio N/A Pará em substituição ao também Capitão de Corveta Filipe Campos, que comandou o navio por um ano.
A cerimônia foi presidida pelo Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, uma Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval. Na oportunidade, o CMG Ondiara destacou que o CC Filipe foi muito bem-sucedido em seu comando, ressaltando sua participação em ACISO, operações Ribeirex e as modernizações realizadas no navio. O CC Filipe agora integra a Guarnição do Comando do 4ºDistrito Naval.

MARES & RIOS

TARTARUGAS

A área de preservação das tartarugas na praia do Atalaia, em Salinópolis, criada pelo Governo do Estado, vive uma situação de litígio com invasão urbana acelerada, ligações elétricas irregulares e falta de interesse da prefeitura em solucionar o problema. A empresa Equatorial busca uma decisão do Ideflor e da Defensoria Pública para ordenar o espaço.

DROGAS

Com a chegada do carnaval, aumenta o tráfico de drogas para cidades do interior, onde os festejos atraem milhares de jovens. A PF e as polícias estaduais ampliam seus efetivos e conseguem apreender boa parte dessa carga ilegal, mas o consumo permanece intenso.

PONTE

A ponte em concreto que irá ligar o continente à cidade de Colares, conhecida como a terra dos extraterrestres, está com trabalho paralisado há um ano, embora a empresa mantenha funcionários, muita areia, seixo e aço no pé da obra. Dizem as “bocas pequenas” que a empresa que faz a travessia por balsa “chora” para que as obras não caminhem.

VACINAÇÃO

Idosos têm optado pelos espaços dos shoppings ou praças para tomar as vacinas, fugindo dos postos de saúde dos bairros, mal higienizados, lentos, sem coordenação e misturando a fila da vacina com outros tipos de atendimento. Se bobear, entra são e sai infectado com alguma doença.

MEMORIAL DA FAB

No último sábado (03), o Memorial da FAB na Amazônia, localizado na Base Aérea de Belém (BABE), abriu suas portas com a exposição da Aeronave C-98 AGRAND CARAVAN (foto). Com o objetivo de aproximar o público externo da BABE, o evento recebeu aproximadamente 3.000 pessoas. Os visitantes conheceram o Memorial da FAB na Amazônia, que conta com um acervo completo sobre a história da aviação, medalhas, uniformes, maquetes, caderneta de voo, livros históricos e painéis expositivos, possuindo em média 930 objetos históricos que contam a história e a evolução da atividade aérea na região amazônica na década de 1930, passando pela Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.

3º DISTRITO NAVAL

No dia 05 de fevereiro, o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite (foto), ministrou a Aula Magna aos 191 alunos da Turma QUEBEC/2024 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) e à tripulação da referida Organização Militar em duas sessões.
A Aula Inaugural marca o início do ano letivo e contribui para despertar, nos jovens recém-chegados, o sentimento de orgulho por terem ingressado na Marinha do Brasil e para motivá-los, cada vez mais, a permanecerem na vida militar.