Presidida pelo Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, tomou posse no Comando do Navio-Auxiliar (NA) “Pará” o Capitão de Corveta Filipe Barra Borel, em substituição ao Capitão de Corveta Filipi Santos de Campos.
A Cerimônia Militar ocorreu a bordo da própria embarcação no dia 07 de Fevereiro, quando se encontrava atracada no cais da Base Naval de Val de Cães (BNVC), contando com as presenças de familiares e convidados.
O novo Comandante terá a missão de conduzir o timão do navio Capitânea, responsável pelo atendimento das populações ribeirinhas ao longo da área sob o controle do Comando do 4º Distrito Naval. O colunista recebeu atencioso convite, porém não pôde comparecer em virtude viagem internacional. Agradecimentos pela lembrança e sucessos aos Comandantes.
Trânsito pelo estreito de Hormuz pode ser impactado apenas com uma ameaça.
Irã afirma que, para abalar o mercado mundial de petróleo, não precisa fechar o Estreito de Hormuz, bastando apenas comunicar aos navios que navegam pela região que os riscos irão aumentar, levando muitas companhias de navegação a evitar a passagem por essa área, adotando rotas bem mais longas. Segundo o país, o impacto dos ataques houthis a cargueiros no Mar Vermelho é menor do que seria o impacto de ataques similares contra navios tanques no Estreito de Hormuz.
Navio do colunista chegou nessa manhã nas Ilhas Canárias.
Em cumprimento a programação de abastecimento para posterior operação em Bilbao, na Espanha, o navio “André Rebouças” chegou nessa manhã no porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, onde permanecerá até o dia seguinte, partindo para seu próximo destino. A estadia rápida se deve ao fato de abastecer óleo diesel com baixo teor de enxofre (0,1%) para ser consumido durante a operação no porto da Comunidade Europeia.
Navegação.
A grande empresa de navegação “MSC” instalou um grande pára-brisas curvado na proa do navio “MSC Sydney IV” com o intuito de reduzir o consumo de combustível com esse novo design aerodinâmico, que está em fase de testes. A embarcação é antiga, construída em 1999. Se tudo der certo, novas embarcações ganharão esse novo formato.
Ainda sobre o Canal do Panamá, as restrições devido à seca prolongada poderão continuar até Fevereiro do próximo ano, com a normalidade dependendo em grandes partes das chuvas, o que poderá aumentar o nível dos lagos para o funcionamento dessa importante rota da navegação marítima.
Grande fortalecimento ocorre com intercâmbio entras Autoridades Marítimas do Brasil e Argentina. Essa troca de experiência entre a nossa Força de Mar e a Prefeitura Naval Argentina (que é a Guarda Costeira do país vizinho) reforça a segurança marítima e estabelece um marco paras futuras colaborações.
O início do Ano Letivo na “Academia da Força Aérea” (AFA), ocorrida no último dia 09 de Fevereiro, contou com a Aula Inaugural ministrada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Esse momento histórico para os Cadetes foi marcado com as entregas das Platinas e voo solo na Academia, ressaltando a integridade e o preparo para os desafios futuros.
A coluna parabeniza o Comendador Rodrigo Agostini pela passagem do seu aniversário no último dia 15 de Fevereiro. Ele que é o Presidente da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB) e tem realizado excelente trabalho em prol da humanidade. Parabéns ao amigo! Felicidades, saúde e sucesso!
Outra grande instituição que também atua em prol da humanidade é o Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper. Todos os integrantes, desde o Presidente até os associados, vêm atuando de maneira exemplar nas ajudas as pessoas que mais necessitam de apoio, entre elas os moradores de rua. Parabéns ao Rotary!
O hospital Naval Marcílio Dias celebrou 90 Anos de Excelência no dia 08 de Fevereiro. Fundado em 1934, o hospital com nove décadas é referência nos serviços prestados, destacando-se nos avanços tecnológicos e comprometimento com a qualidade no atendimento, superando obstáculos diversos.
Os navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que tem como Comandante o Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, tiveram excelentes destaques nos exercícios de reboque, prontidão e patrulha, aprimorando capacidades operativas em exercícios durante o mês de Janeiro, no Rio Pará e Região dos Estreitos. É a Marinha do Brasil sempre presente e alerta no norte do país.
O nosso amigo Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho, no Comando de um grande suezmax, sempre fazendo a divulgação da coluna quando de sua edição no Portal da Navegação e no site do Luís Celso News. Agradecimentos por participar desse meio jornalístico de informações do nosso setor.
O Capitão de Longo Curso André Leal saiu de forma majestosa, com seu imponente navio da empresa Log In, deixando o porto de La Plata, na Argentina, na última terça-feira (13), em pleno carnaval. A vida marítima é assim, sem data para comemorar e muito trabalho a realizar. Boa navegação, Comandante. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.