Aula Inaugural do CIAGA.

CONVÉS PRINCIPAL – Aula Inaugural do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

Vice-Almirante Salgueirinho recebendo certificado de palestrante do Comandante-Aluno da EFOMM.

No dia 22 de Fevereiro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), instituição formadora e aperfeiçoadora da mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira, localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou sua Aula Inaugural, marcando a abertura do Ano Letivo para os Alunos da Escola de Formação de Oficiais (EFOMM).
O evento teve a apresentação do Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, contando também com as participações do Oficial Superior de Máquinas Tavares e da Capitão de Longo Curso Tábata.
Autoridades civis e militares, além de membros da Comunidade Marítima prestigiaram uma das Cerimônias importantes no calendário da Organização Militar.

Parada Naval inaugura Ano Hidrográfico 2024.

Parada Naval aconteceu na Baía da Guanabara.

A Marinha do Brasil, através da Diretoria de Hidrografia de Navegação (DHN), realizou Desfile Naval com seus navios “brancos” pela Baía de Guanabara, nas proximidades de Niterói (RJ), marcando a inauguração do Ano Hidrográfico 2024. A parada teve a liderança do Vice-Almirante Carlos André Coronha Macedo, com a missão de navegar por áreas não mapeadas, verificando a precisão de dados coletados e mantendo um espírito de equipe exemplar.

Solenidade celebra a Tomada de Monte Castelo.

Cerimônia em homenagem a Tomada de Monte Castelo.

No dia 21 de Fevereiro, a cidade de Recife (PE) celebrou emocionante homenagem aos heróis da Tomada de Monte Castelo, um dos episódios de coragem, determinação e heroísmo dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. O evento reuniu civis e militares no Forte Guararapes. A atuação de nossos soldados ajudou a mudar o curso da história, contribuindo decisivamente para a derrota do Eixo.

Curso de Formação de Aquaviários com 120 vagas.

A Marinha do Brasil, através do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), anunciou Concurso Público para Formação de Aquaviários nas seguintes categorias: Marinheiro Fluvial de Convés, Marinheiro Fluvial de Máquinas, Moço de Convés e Moço de Máquinas. Para cada curso serão disponibilizadas 30 vagas, totalizando 120. Esses cursos são integrantes do Programa de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM).

Rio de Janeiro comemora os 79 anos da Tomada de Monte Castelo.

A 1ª Divisão de Exército, juntamente com a participação especial do Clube de Veículos Militares Antigos, realizaram Cerimônia Especial em honra e memória da Vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial. O evento aconteceu no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio, no Rio de Janeiro (RJ), contando com as presenças de autoridades militares do alto escalão. A Batalha de Monte Castelo teve a duração de cerca de três meses, indo de Novembro de 1944 a Fevereiro de 1945.

Navegando.

No próximo dia 26 de Março acontecerá o lançamento da Medalha de Mérito Judiciário pela Associação Internacional dos Embaixadores da Pazno Brasil (AIEB), com a finalidade de laurear os Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e, principalmente, do Judiciário que se distinguiram pela notoriedade do saber jurídico.

Já no dia 08 de Março, a Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) iniciará seu ano corrente com a 45ª Reunião Administrativa, envolvendo a Diretoria, Conselheiros e Acadêmicos, encerrando com Almoço de Confraternização (por adesão), que também terão as presenças de amigos e convidados. Infelizmente, o colunista não poderá se fazer presente devido viagem ao exterior.

O 1º Oficial de Náutica Daniel Moura relembrou seu período de atleta, quando disputou as provas de 100 metros raso e revezamento 4×100 metros, na pista de atletismo do Colégio Naval, que fica na cidade de Angra dos Reis (RJ). Em ambas se sagrou campeão disputando as competições pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCex).

Em grande crescimento mundialmente está a frota de contêineres marítimos, devido aos aumentos das perspectivas comerciais e a baixa produtividade nas entregas de cargas. Isso também se deve as perturbações que ocorrem no Mar Vermelho, conforme já noticiamos, além da seca do Canal do Panamá. Tudo prolongando os tempos de trânsitos de viagens.

O atual Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho será o novo Comandante do 4º Distrito Naval, substituindo o seu colega de igual patente, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, que realizou excelente gestão durante esse tempo no norte do país. Que Deus o acompanhe nas missões que virão agora na reserva.

Já o Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho é profundo conhecedor da nossa Marinha Mercante Brasileira e virá com bons propósitos para comandar o timão do 4º Distrito Naval. Na sua gestão à frente da DPC realizou várias tarefas, entre elas, a reformulação das Normam’s (Normas da Autoridade Marítima) que foram atualizadas e organizadas.

A Hidrovia do Paraná, na Argentina, foi reaberta parcialmente, com limitação de calado, no último dia 20 de Fevereiro, após uma embarcação ter encalhada e depois conseguir sua liberdade. As condições do canal continuam na avaliação, tendo ainda uma draga operando no local. A Argentina é uma das principais exportadores de soja e a terceira em milho.

O bullying global no setor marítimo vem sendo combatido, principalmente no quesito assédio, conforme metas desenvolvidas pela Câmara Internacional de Navegação (ICS). O objetivo é combater e eliminar a intimidação no setor, sendo apoiada pela rede global de armadores e operadores, com empresas adotando políticas e procedimentos adequados.

Após quase um mês longe do Brasil, o colunista sente saudades de assistir aos jornais locais do país, principalmente da Rede TV de Belém do Pará, onde é telespectador de carteirinha. Quem sabe na volta não programamos uma nova visita, revendo amigos e colegas jornalistas dessa importante emissora de Belém do Pará.

Durante a estadia no porto de Bilbao, na Espanha, novos tripulantes embarcarão para compor a equipe que seguirá com o navio até o Brasil, dando folga para àqueles que já cumpriram seu período de embarque. Se tudo der certo, a atracação e operação do navio deverão acontecer entre os dias 28 de Fevereiro e 1º de Março, quando o mau tempo dará uma trégua. (RM).