O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, disse, em entrevista ao canal Personalidades em Foco, no YouTube, que o Presidente Lula o “provocou” a respeito de um porta-aviões.
O Almirante Olsen respondeu “Se o senhor me der hoje um porta-aviões, eu não tenho como operar esse porta-aviões. Não tenho recursos no custeio para combustível, para manutenção. Eu preciso necessariamente, a despeito de outras fontes que visam a obtenção dos meios, da capacidade de manter esses meios”.
O Presidente deve guardar lembranças da visita que fez com sua comitiva ao Navio-Aeródromo São Paulo (A12) em 4 de agosto de 2004, onde assistiu a pousos e decolagens dos jatos AF-1 Skyhawk, ao largo Espírito Santo.
Para preencher a lacuna deixada pelo NAe São Paulo, a Marinha adquiriu em 2018, o porta-helicópteros britânico HMS Ocean, que no Brasil foi rebatizado inicialmente como Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico (A140) e mais tarde, como Navio-Aeródromo Multipropósito. Embora o NAM Atlântico seja útil, ele não tem capacidade para operar os jatos AF-1 Skyhawk da Aviação Naval, que passaram a operar somente de terra.
A Marinha em breve terá de decidir sobre o futuro do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), se novos aviões serão comprados para substituir os AF-1 Skyhawk ou se o esquadrão será desativado. Mas só fará sentido adquirir novos aviões, se um novo navio-aeródromo estiver no horizonte
De qualquer forma, é preciso lembrar que um navio-aeródromo novo custará bilhões de dólares e seu grupo aéreo embarcado também. E a força de superfície da Esquadra, que está desaparecendo, precisa ser renovada com meios e números adequados para prover a proteção ao navio-aeródromo.
Militares do HABE prestam apoio em evacuação aeromédica
Na tarde da última quinta-feira (22), militares da Equipe de Saúde do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) foram acionados pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (SALVAERO-AZ) para atender um chamado de emergência no navio MV Silver Nova, de bandeira das Ilhas Bahamas.
A vítima era um tripulante filipino, que estava em estado grave, e recebeu os primeiros socorros pela própria equipe médica a bordo. A embarcação fazia a travessia no Oceano Atlântico e estava aproximadamente a 138 milhas náuticas (255 km) da cidade de Belém-PA.
A Evacuação Aeromédica (EVAM) foi realizada pela aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) – Esquadrão Falcão, situado na Base Aérea de Natal (BANT). A equipe que estava em missão em Marabá (PA), se deslocou para Base Aérea de Belém (BABE) para fazer o embarque da equipe médica e em seguida, realizar o transporte do tripulante que sofreu o acidente na sala de máquinas do navio.
Durante o transporte aéreo, que durou cerca de 45 min, o Primeiro-Tenente Médico Samuel Ximenes Feijão e o Suboficial especializado em Serviços de Enfermagem Zedson Alves da Rocha foram responsáveis pelo suporte ventilatório e por manter o paciente estável até o momento do desembarque, que também aconteceu na BABE.
Após o pouso, o paciente foi entregue aos cuidados de uma unidade de terapia intensiva móvel, que o deslocou para um hospital particular da capital paraense.
MARES & RIOS
RAINHA DAS RAINHAS
O concurso teve um “toque marinheiro”. A soberana do mais tradicional concurso de beleza e fantasia do Norte, Fernanda Costa, que representou a Assembléia Paraenses, é filha e neta de marítimos. O pai, Gilson Costa, é maquinista formado na turma de 1990 no CIABA e o avô, Itamar Silva, comandou os lendários navios da frota branca da Enasa. Parabéns pela conquista!
SOCIAL
No último sábado, quem comemorou idade nova foi o CMG Calfa, Capitão dos Portos da Amazônia Oriental. O evento foi em sua residência, ao lado de familiares e amigos. Por conta de sua simpatia e simplicidade, tem um número expressivo de amigos que fizeram questão de estar presentes na comemoração.
SHOW
A coluna esteve presente, com camarote VIP, no show de João Bosco, realizado na sede da Assembleia Paraense. O evento foi promovido pelo amigo Márcio Cunha. O show, claro, não decepcionou em qualidade. Todos sabemos do talento de um dos maiores compositores e cantores da música brasileira. Fazia dez anos que o artista não se apresentava em Belém. Por conta disso, os fãs presentes no evento ficaram felizes com a qualidade do show que o artista apresentou, mostrando seu grande talento.
SUSTENTABILIDADE
A Unidade Flutuante de Regaseificação e Armazenamento, ENERGOS CELSIUS, chegou ao Porto de Vila do Conde em Barcarena, iniciando uma nova fase de desenvolvimento na região. Esta unidade vai receber gás natural liquefeito, representando um movimento em direção a uma matriz energética mais limpa para as indústrias locais, prometendo oportunidades, novos negócios e benefícios sociais.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.