General de Brigada Santana Netto, General de Divisão Alcio, General de Exército Guilherme e General de Brigada Nagy a frente das homenageadas.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMN celebra o Dia Internacional da Mulher

Mulheres militares do Exército foram homenageadas no QGI

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado sexta-feira, 8 de Março, no Quartel-General Integrado (QGI), em Belém, com uma roda de conversa sobre o tema “Os desafios em equilibrar os pilares do bem-estar”.
A atividade, organizada pela Base de Administração e Apoio da 8ª Região Militar (Base Adm Ap/ 8 RM), teve início com a foto oficial nas escadarias do prédio do Comando Militar do Norte (CMN).
Na ocasião, o Comandante Militar do Norte, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, saudou as militares pela data e ressaltou a importância da presença e da valorização feminina na Força Terrestre.
Já no auditório do Quartel-General Integrado (QGI), a programação seguiu com uma dinâmica sobre autoconhecimento e debates sobre diversos assuntos relacionados ao universo feminino, entre eles, aspectos nutricionais, sororidade, empatia e saúde mental.
A roda de conversa contou com a participação de Edileuda Silva, nutricionista da Oncológica Brasil; da Tenente Poliana Maximino, psicóloga da Seção de Assistência Social (SAS) da 8ª Região Militar (8ª RM); e Caroline Mello, que apresentou uma mensagem de fortalecimento espiritual às mulheres.
Ainda como parte da programação, as militares marcaram presença na Campanha do Hemopa, alusiva ao Dia da Mulher. De acordo com o Hemocentro, 42% dos doadores cadastrados são mulheres e as militares fazem parte desta estatística. Ao chegar no posto de coleta, elas receberam rosas e estenderam o braço em sinal de solidariedade ao próximo.

Corveta Solimões: símbolo da Marinha no Pará

Corveta Solimões atracada no píer da Casa das Onze Janelas

Quem visita a Casa das Onze Janelas, um dos pontos turísticos mais valorizados de Belém, pode sentir falta da corveta-museu Solimões que, por mais de uma década, esteve ancorada no píer de concreto do espaço.
A corveta passa por reformas gerais diante do desgaste de sua estrutura como o piso, instalações hidráulicas e elétricas, e pintura completa.
A Marinha do Brasil destinou a embarcação ao Governo do Estado em 2004 e, em 2008, foi ancorada na orla do equipamento turístico, tornando-se um ponto de atração bastante visitado.
A corveta Solimões foi construída no porto de Roterdã, na Holanda, o maior da Europa, em 1954, completando assim 70 anos. No Brasil, foi utilizada pela Marinha para servir à população ribeirinha da Amazônia como navio patrulha nas divisas com outros países e no transporte de suprimentos e alimentos.
Quando a reforma for concluída, deverá voltar a ocupar seu espaço nobre no píer da Casa das Onze Janelas, atraindo público diverso, principalmente crianças que se impressionam com a beleza em aço da corveta.

MARES & RIOS

OBRAS

A Prefeitura de Belém corre contra o tempo para acelerar as reformas das praças Batista Campos, em Batista Campos, Dom Alberto Ramos, na Marambaia, e do Marex, em Val-de-Cans. As obras das feiras do Ver-o-Peso, de São Brás, da Pedreira, e do mercado municipal no bairro do Samba e do Amor, também terão prioridade nas conclusões.

PÁSCOA

A Henvil já abriu a venda de passagens para a semana da Páscoa aos turistas com destino a Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. Quatro ferry boats farão viagens diárias em diferentes horários, com passagens vendidas pelo site da empresa.
A Master Motors, que opera três lanchas rápidas para os mesmos destinos, também oferta passagens on-line e no guichê da empresa, no Terminal Hidroviário.

ELEIÇÕES

O tabuleiro da política move-se para o desfecho final da lista de candidatos à Prefeitura de Belém. Delegado Eguchi, apoiado pelo senador Zequinha Marinho, e Igor Normando, nova revelação da família Barbalho e recém filiado ao MDB, devem ser candidatos, assim como o prefeito Edmilson Rodrigues, que busca sua reeleição. Os bolsonaristas ainda não apontaram um nome para o pleito de outubro.

MARCO HISTÓRICO

Navio Polar Almirante Maximiano (foto) cruza pela primeira vez o Círculo Polar Antártico em atendimento aos projetos científicos embarcados. O Círculo Polar Antártico está localizado a uma latitude de 66”33’48.9’ S. Cruzar o Círculo Polar Antártico é um grande feito, uma vez que a maioria das expedições à Península Antártica não atinge os 66”33’S. Celebramos, hoje, mais uma conquista do Tio Max e da Marinha do Brasil.

CURSO ESPECIAL

Cerimônia de entrega de certificados aos concluintes.

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), que tem no comando o CC Reis, realizou, a Cerimônia de Conclusão do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), turmas 1 e 2, com a habilitação de 59 servidores públicos das esferas federl, estadul e municipal. Participaram do curso servidores do Exército Brasileiro, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA) e Marinha do Brasil.
O curso ETSP tem o objetivo de capacitar servidores públicos, qualificando-os para conduzir, em atos de serviço, pequenas embarcações pertencentes às suas instituições, de até oito metros de comprimento, empregadas na navegação interior. Ele possui carga horária total de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, e foi realizado no mês de fevereiro de 2024.

MATAPI PRESENTE NA INTERMODAL 2024

O Grupo Atlântica Matapi esteve na maior feira de logística, tecnologia, transporte de carga e comércio exterior da América Latina. A diretoria, em parceria com a Companhia Docas do Pará, apresentou ao mercado soluções logísticas e potenciais da Amazônia. Além disso, houve um encontro produtivo com a parceira Mega Logística na capital paulista.