Almirante de Esquadra Carlos Chagas, Ministro José Múcio, Cabo Maxwel de Oliveira e Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Corpo de Fuzileiros Navais comemora 216 anos

Autoridades que prestigiaram o evento.

Com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio, membros do Almirantado, Superior Tribunal Militar, oficiais do Exército e da Força Aérea, o Corpo de Fuzileiros Navais comemorou, no dia 7 de março, 216 anos de bons serviços prestados à Nação Brasileira.
O Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas, fez um discurso emocionante que retratou desde o início da criação da tropa até os trabalhos desenvolvidos pelos Fuzileiros no Brasil e no exterior. E também destacou a presença e as atividades desenvolvidas pelas mulheres na Marinha, ressaltando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado ontem, 8 de março.
O Almirante de Esquadra Carlos Chagas deu uma ênfase especial ao trabalho desenvolvido pelos atletas da Marinha, cujo sucesso nas competições olímpicas tem sido notável. As formações e cursos de pós-graduação desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais em parceria com grandes instituições como FGV e FIRJAN foram destacados, uma vez que contribuem para a capacitação dos fuzileiros.
A mensagem do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, enfatizou a imagem do Patrono do Corpo de Fuzileiros Silvio de Camargo e a capacidade operacional da Força.

Preparativos para a COP 30 estão em andamento.

Vice-governadora Hana Ghassan

A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, presidente do comitê estadual da COP 30, anunciou as sete obras mais importantes para nossa capital receber cerca de 70 mil autoridades para a Conferência do Clima da ONU (COP), de 10 a 21 de novembro de 2025. Algumas já foram iniciadas, como o Parque da Cidade, na área do antigo Aeroclube, que juntamente com o Hangar Centro de Convenções, sediarão os principais eventos oficiais.
O Porto Futuro II, projeto de modernidade urbana na área portuária de Belém, deverá custar 300 milhões de reais com 50 mil metros quadrados de área construída e se somará à Estação das Docas e ao Terminal Hidroviário de Passageiros como elemento propulsor do turismo, lazer e gastronomia, abrindo mais oportunidades para a baía do Guajará.
A macrodrenagem da bacia do Tucunduba criará sete novos canais de água pluvial, oferecendo novas opções para o trânsito da capital e valorizando diversos bairros do entorno.
Uma das obras mais emblemáticas em andamento será a dragagem do Porto de Belém, cujos estudos estão avançados em parceria com a CDP e a UFPA. A Companhia das Docas pretende aprofundar o canal de navegação em até 11 metros, suficiente para a ancoragem de grandes navios que servirão como acomodação para parte dos visitantes da COP e posteriormente atenderão navios de turismo, que atualmente atracam em Icoaraci.
Outros projetos, como a ampliação da Rua da Marinha, a reforma e embelezamento das Avenidas Souza Franco e Tamandaré, e um novo terminal hidroviário na Cidade Velha, complementam as obras prioritárias, destacou a vice-governadora. A modernização do Hangar, investimentos em saneamento e obras estruturantes, ampliação do sistema de abastecimento de água e pavimentação de seiscentas ruas também estão no escopo do projeto.

MARES & RIOS

NAVIOS DE PASSAGEIROS

Na última terça-feira, dia 5, foi realizada uma reunião técnica para definir as estratégias operacionais para receber os cruzeiros previstos para chegar em Belém. O encontro ocorreu no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém. Entre os assuntos discutidos estão a segurança, o tráfego no entorno e a limpeza das vias durante os dias de ancoragem dos navios, além das ações de receptivo programadas pela Secretaria de Turismo.
Nos dias 11 e 14 de março, está prevista a chegada de dois transatlânticos em Belém. Os Navios Amadea, com 530 cruzeiristas, e Hanseatic Spirit, transportando 200 turistas, ficarão fundeados ao largo de Icoaraci. Os passageiros farão o desembarque no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, distrito da capital paraense. Já no dia 18 de março, o Navio MSC Poesia (foto), com 2.163 passageiros, vai fundear no Canal de Minas Gerais em frente a Belém, e os passageiros irão desembarcar na Estação das Docas.

POSSE DA SOAMAR-SANTARÉM

Bene Pantoja, CA Coelho Rangel e VA Capistrano

Em uma cerimônia memorável, tomou posse a nova diretoria da Soamar-Santarém, que tem à frente o Presidente Benedito Pantoja, com a responsabilidade de conduzir a Sociedade após o retorno às suas atividades, visto que a mesma estava desativada. O retorno das atividades da Soamar-Santarém foi uma iniciativa do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, que fez questão de participar da solenidade, presidida pelo CF Oziel Aguiar, Comandante da Capitania Fluvial de Santarém.
Após a cerimônia, foi servido um jantar aos convidados, entre os quais estavam o Contra-Almirante Coelho Rangel, Fabrício Fróes, Gerente da Unipilot, Raquel Gribell da Soamar-PA, Guilherme, Gerente da Parariver, e Alessandro Fernandes da Cargill.

CARNAVAL

Chegou ao fim com muita confusão (já era previsto) o Carnaval realizado na quaresma. Este desfecho só veio para complementar a tristeza do Carnaval, que só teve de bom a alegria dos brincantes, pois o resto foi só tristeza. Com 199,8 pontos, a Bole-Bole e a Império Pedreirense foram confirmadas como campeãs do Carnaval 2024, com o título sendo dividido pela primeira vez na história. Passado este pesadelo, eu, que estava licenciado da presidência do “Quem São Eles” por não concordar com este absurdo, vou reassumir a presidência da escola na próxima segunda-feira e já começar a trabalhar no Carnaval de 2025.

VER-O-PESO

A Prefeitura de Belém está reformando todo o complexo do Ver-o-Peso. A obra começa pela Feira do Açaí e Ladeira do Castelo. A reforma prevê a revitalização completa da Feira, dos Mercados de Ferro e Carne, da Praça do Pescador e de todas as barracas e boxes. Há 22 anos, o Ver-o-Peso passou pela última grande reforma. A reforma geral do Complexo Ver-o-Peso, orçada em R$ 63 milhões, está sendo feita com recursos do município de Belém e do governo federal. A liberação dos recursos para a revitalização do complexo ocorreu por iniciativa da gestão municipal junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).