No último dia 7, o Porto de Itaguaí completou 42 anos, com projetos em andamento para melhorar sua infraestrutura, novos arrendamentos e grandes perspectivas de crescimento futuro.
A PortosRio celebra as conquistas do porto, consolidado como o maior porto público do Brasil em movimentação de minério de ferro, e parabeniza todos os funcionários pela dedicação, competência e profissionalismo.
Os investimentos da companhia visam melhorar a infraestrutura de acesso, segurança e operações, elevando a competitividade e a movimentação de cargas do Porto de Itaguaí.
Nossa visão, como Autoridade Portuária, é impulsionar o desenvolvimento sustentável do Porto de Itaguaí para atender às demandas atuais e futuras.
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PORTO DE ITAGUAÍ:
RANKING
Entre os portos públicos do Brasil, é o terceiro maior em movimentação de cargas e o primeiro em movimentação de minério de ferro.
LOCALIZAÇÃO
O Porto de Itaguaí está situado na Baía de Sepetiba.
ÁREA
O Porto de Itaguaí possui uma área de 2 milhões de metros quadrados e é caracterizado como um porto-indústria, onde várias empresas podem ser instaladas.
TERMINAIS
Há três terminais arrendados em Itaguaí: TECAR/CSN Mineração (minério de ferro, carvão, coque e coque de petróleo) e CPBS/Vale (minério de ferro) e Sepetiba TECON (contêineres, carga geral, granel e produto siderúrgico).
ACESSO AQUAVIÁRIO
Recentemente, o canal principal foi alargado e aprofundado para atender às demandas de navios maiores. A profundidade máxima é de 20 metros e o limite do calado operacional é de 18,3 metros.
ACESSO TERRESTRE
Com acesso privilegiado através da Rodovia Rio-Santos e do Arco Metropolitano, a PortosRio investiu em novos portões de entrada e saída, além de modernizar a iluminação e sinalização das pistas. Também foram feitos investimentos no acesso ferroviário pela concessionária e pelos terminais para expandir os ramais e aumentar as linhas, atendendo às novas demandas do porto.
MOVIMENTAÇÃO
Em 2023, o Porto de Itaguaí movimentou 55,8 milhões de toneladas de cargas, ficando atrás apenas dos Portos de Santos e Paranaguá. Houve um aumento significativo de 10,2% em comparação com 2022, conforme dados do Painel Estatístico Aquaviário 2023 da ANTAQ.
NOVOS ARRENDAMENTOS
O pacote de novos arrendamentos de 2024 inclui o terminal ITG-02, para granéis sólidos minerais, e o terminal ITG-03, para alumina. Os investimentos privados previstos totalizam aproximadamente R$ 3 bilhões.
MEIO AMBIENTE
O Porto de Itaguaí possui licenciamento ambiental válido, e os investimentos da Autoridade Portuária incluem projetos de descarbonização. Também há investimentos privados em obras e equipamentos para tornar as operações portuárias mais limpas e seguras para o meio ambiente e os trabalhadores.
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.